Canela: 10 benefícios comprovados

Sabe aquela canela que você coloca no arroz-doce ou no seu Capuccino? Ela ficará ainda mais saborosa depois dessa lista. Veja 10 benefícios comprovados cientificamente que a canela pode nos trazer à saúde:

1. Tem fortes propriedades medicinais

A canela é rica em uma substância com poderosas propriedades medicinais, a “cinnamaldehyde”. É ela a responsável pela maior parte dos efeitos positivos que a canela tem na saúde e no metabolismo. Pode ser encontrada em abundância na parte oleosa da canela, que também é o que lhe dá o cheiro e o sabor característicos.

2. Possui poderosos antioxidantes

Os antioxidantes protegem o corpo dos radicais livres. Poderosos antioxidantes, como os polifenóis, estão presentes na canela. Sua força antioxidante é tão significativa que lhe permite ser utilizada como um conservante de alimentos natural – em um estudo que comparou o efeito de 26 especiarias, a canela despontou como aquela com o maior efeito antioxidante.

3. Estimula reações anti-inflamatórias

Inflamações são benéficas: ajudam nosso corpo no combate a infecções e na recuperação de tecidos danificados. Porém, caso a inflamação se torne crônica e se volte contra os próprios tecidos do corpo, vira um problema. É nestes casos que a canela pode ajudar. Estudos demonstram que as substâncias antioxidantes da canela também têm uma forte atividade anti-inflamatória.

4. Minimiza os riscos de doenças cardíacas

Estudos têm relacionado a canela a menores riscos de doenças cardíacas – que são, mundialmente, a principal causa de morte prematura – ao notarem que a especiaria reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicérides, enquanto mantém o índice de colesterol bom (HDL) estável. Inclusive, um estudo aponta que consumir apenas 120 miligramas de canela diariamente pode aumentar a presença do colesterol bom.

5. Diminui a resistência à insulina

A insulina é um dos hormônios mais importantes para a regulação do nosso metabolismo e uso de energia. Também é essencial para transportar açúcar do sangue para as células. O que acontece é que muitas pessoas acabam sendo resistentes à sua atuação, o que pode levar a sérias doenças, como a diabetes tipo 2. A canela contribui para diminuir essa resistência, abrindo caminho para que a insulina desempenhe bem seu papel.

6. Reduz os níveis de açúcar no sangue

Esse benefício está intimamente ligado ao tópico anterior. Além de diminuir a resistência à insulina, a canela reduz os níveis de açúcar no sangue por outros mecanismos: foi comprovado que a canela diminui a quantidade de açúcar enviada à corrente sanguínea após as refeições e se descobriu uma substância em sua composição que imita a insulina, o que aumenta consideravelmente a absorção de açúcar pelas células, produzindo um poderoso efeito anti-diabético.

7. Inibe doenças neurodegenerativas

Outro benefício da canela é inibir doenças neurodegenerativas, caracterizadas pela perda progressiva da estrutura e do funcionamento das células do cérebro. (Os dois principais exemplos são as doenças de Alzheimer e Parkinson).

Contra o Alzheimer, há duas substâncias na canela que parecem inibir a aparição da proteína “tau”, um dos marcos da doença. Já contra o Parkinson, a canela mostrou proteger neurônios, normalizar neurotransmissores e aprimorar a função motora.

8. Previne e trata o câncer

A canela tem sido vastamente estudada quanto a seus potenciais usos na prevenção e tratamento de câncer. Até agora, as evidências estão limitadas ao que se concluiu em testes com animais e em tubos; nada está provado em humanos.

Mas os testes têm verificado que a canela diminui o crescimento das células cancerígenas – além de, em alguns casos, causar a sua morte – e reduz a formação de vasos sanguíneos nos tumores.

9. Combate infecções por bactéria e fungos

O óleo de canela se mostrou eficaz no tratamento de infecções causadas por fungos no trato respiratório, especialmente devido à presença da “cinnamaldehyde”, seu principal componente ativo. O óleo também é potente na inibição do desenvolvimento de algumas bactérias, como Listeria e Salmonella. E, em um nível mais prático, ajuda a combater a queda de dentes e o mau hálito.

10. Combate o vírus HIV

O HIV é um vírus que gradativamente quebra o sistema imunológico e, se não combatido, pode levar à AIDS. O tipo mais comum visto em humanos é o HIV-1. E é justamente esse tipo que a canela pode ajudar a combater. Um estudo de laboratório que analisou o efeito de 67 plantas medicinais em células infectadas por HIV comprovou que aquela mais eficaz foi a canela. Provas em humanos ainda são necessárias.

Onde usar a canela

Com todos esses benefícios, que tal acrescentar mais canela em sua vida?

Chás, bolos, biscoitos, banana amassada ou ao forno...no chocolate quente, no capuccino...tudo fica melhor (e mais saudável) com canela.

Mas a especiaria também vai bem em receitas salgadas, para quem gosta de um sabor exótico, e pode ser colocada em sopas, no arroz e em estufados de verduras.

Leia também:

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

5 ERVAS AROMÁTICAS ANTICÂNCER