Usos e benefícios

Canela - diferencie a verdadeira da falsa e aprenda sobre os usos de ambas

canela-óleo
  • por Alice Branco

Canela é aquele aroma quente que lembra arroz doce da Vó, ou creme de leite polvilhado, em tarde de férias no inverno do interior. Canela também é o pauzinho (casca enrolada) que a gente cozinha para fazer o chá, ou coloca no doce de abóbora para aromatizar. Canela é bom demais mas, é preciso conhecer bem para não fazer mal uso.

Esfagno → Tudo Sobre Esse Musgo Curativo e de Mil Usos

Esfagno
  • por Alice Branco

O esfagno é um musgo que a gente, que é da cidade, só conhece nos arranjos florais ou vasos de bonsais. Na natureza, o esfagno aparece sobre rochas e troncos, retendo água limpa e indicando que o ambiente é saudável. E, para além de seus benefícios no ecossistema, o esfagno é curativo de longa data.

Cavalinha - Planta Boa para Recuperar os Minerais Perdidos

Cavalinha
  • por Alice Branco

Cavalinha é uma planta medicinal de uso muito antigo - botanicamente esta planta é conhecida como Equisetum arvense e, em cada região tem um nome interessante: rabo-de-cavalo, cola-de-cavalo, milho-de-cobra, cauda-de-raposa, cana-de-jacaré, erva-canudo ou lixa-vegetal são alguns desses nomes populares.

Manjericão-santo para descontaminar de flúor a nossa água de beber

Ocimum tenuiflorum
  • por Alice Branco

O flúor foi oficialmente declarado como uma neurotoxina (o estudo pode ser lido aqui) e agora a questão é: “como descontaminar as águas potáveis, às quais foi adicionado flúor para seu tratamento urbano, ou nas que o flúor está presente naturalmente” e, descobriu-se que um tipo de manjericão, conhecido como tulsi ou manjericão-santo, Ocimum tenuiflorum ou O. sanctum, pode ser a solução para a descontaminação.

Noz-moscada - Boa e Gostosa, da Cozinha ao Sono, passando pela Digestão

Noz-moscada
  • por Alice Branco

A árvore da Noz-moscada ou Myristica fragrans é uma bela árvore de até 12 metros de altura, em forma de pirâmide e que se mantém sempre verde. Suas flores, pequenas, amarelinhas e suavemente perfumadas contrastam com seus frutos, vermelhos ou amarelados (conforme o grau de maturação) como grandes pêras carnudas em cujo interior está a semente, a nossa noz preferida para hoje.

Pistache: 14 Propriedades Benéficas, Quanto e Como Consumir

pistache
  • por Cíntia Ferreira

Menos popular do que outras oleaginosas, como a castanha e as nozes, o pistache pode fazer toda a diferença na saúde de quem consome. Entre os benefícios mais conhecidos estão o de proteger a saúde do coração, dos olhos e prevenir uma série de doenças, como o câncer. Mais comumente consumido em forma de grãos, possui uma enorme gama de variedades na alimentação, como em forma de sorvetes, doces e até pesto de pistache. Conheça agora mais detalhes sobre esse fruto.