Usos e benefícios

Óleo essencial de pimenta-do-reino: detox e anticâncer. Veja usos e mais benefícios

Óleo essencial de pimenta-do-reino
  • Escrito por Alice Branco

A pimenta-do-reino (Piper nigrum) é a semente da pimenteira, árvore da Índia, uma das especiarias de mais amplo uso culinário no mundo. No começo, a pimenta era usada como conservante de alimentos pois impede sua degradação fácil. É uma especiaria aromática, com uso medicinal vasto. Conheça aqui o seu óleo essencial e seus usos.

Repolho cura: conheça os usos medicinais deste alimento

Brassica oleracea var. capitata
  • Escrito por Alice Branco

Repolho custa pouco, dura muito e existe em todo lado. Na cura: limpa o sangue, melhora a digestão, umedece os intestinos e as vias respiratórias. Também embeleza a pele e cura feridas.

Grumixama: usos, benefícios e cultivo

grumixama
  • Escrito por Alice Branco

Grumixama (Eugenia brasiliensis) é uma árvore nativa da Mata Atlântica, prima da nossa pitanga (Eugenia uniflora), ambas da família botânica das Myrtaceae, também conhecida como grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.

Todos os usos alternativos da batata: da beleza à saúde

batata usos diversos
  • Escrito por Alice Branco

Batatas são um dos alimentos básicos que a humanidade aprendeu a cultivar há milênios. As batatas de que falo aqui, hoje, são as Solanum tuberosum, originárias dos Andes, no continente americano - e  constituíam a base alimentar dos povos indígenas originários - incas, quéchuas, aimarás. A cultura se expandiu, com os impérios indígenas, até o México e, pelo resto do mundo, com os conquistadores.

Cânfora: benefícios, propriedades medicinais e como usar

cânfora
  • Escrito por Felipe Chaves

Uma planta pertencente à mesma família da exótica canela, a cânfora é capaz de surpreender com suas propriedades e benefícios para a saúde, muitas vezes a partir de seu óleo essencial. Seu uso é simples e pode ser feito para diversos fins medicinais naturais que variam desde o tratamento de epilepsia ao controle de gripes. Veremos sobre a cânfora, seus benefícios, propriedades medicinais e óleo essencial.

Pimenta: os diversos tipos e todos os benefícios

Pimenta
  • Escrito por Alice Branco

Pimenta é o nome que damos à algumas plantas de uso culinário, que têm aroma, sabor e, principalmente, ardência, uma sensação subjetiva que depende da sensibilidade individual. Independente das razões científicas que justificam o uso das pimentas - conservação dos alimentos, produção de calor interno, mais digestibilidade, aumento dos sucos gástricos, etc - há razões culturais que nos fazem preferir os pratos picantes, ou seja, apimentados.