Usos e benefícios

Noz-moscada - Boa e Gostosa, da Cozinha ao Sono, passando pela Digestão

Noz-moscada
  • por Alice Branco

A árvore da Noz-moscada ou Myristica fragrans é uma bela árvore de até 12 metros de altura, em forma de pirâmide e que se mantém sempre verde. Suas flores, pequenas, amarelinhas e suavemente perfumadas contrastam com seus frutos, vermelhos ou amarelados (conforme o grau de maturação) como grandes pêras carnudas em cujo interior está a semente, a nossa noz preferida para hoje.

Pistache: 14 Propriedades Benéficas, Quanto e Como Consumir

pistache
  • por Cíntia Ferreira

Menos popular do que outras oleaginosas, como a castanha e as nozes, o pistache pode fazer toda a diferença na saúde de quem consome. Entre os benefícios mais conhecidos estão o de proteger a saúde do coração, dos olhos e prevenir uma série de doenças, como o câncer. Mais comumente consumido em forma de grãos, possui uma enorme gama de variedades na alimentação, como em forma de sorvetes, doces e até pesto de pistache. Conheça agora mais detalhes sobre esse fruto.

Ignatia amara: o que é, benefícios, como usar e contraindicações

ignatia amara
  • por Alice Branco

Ignatia amara é uma planta cujo uso medicinal é homeopático pelo princípio do semelhante - ou seja, trata, em formulações homeopáticas bastante diluídas, os mesmos sintomas que a planta causaria se fosse ingerida. Um dos seus princípios ativos é a estricnina, letal em doses aumentadas mas, na homeopatia, é indicada para mulheres e alguns estados emocionais específicos

Erva-de-São-João - Contraindicações Sérias de Uso

erva-de-são-joão,
  • por Alice Branco

A erva-de-são-joão, Hypericum perforatum, é um excelente antidepressivo, para algumas pessoas porém, como a grande maioria das ervas, esta também tem suas contraindicações de uso e algumas, bem sérias.

Cordão-de-frade, mato chimango ou rubim - uma Erva Boa para Muita Coisa

Cordão-de-frade
  • por Alice Branco

Esta é uma planta bem conhecida de quem mora no campo, interior, sertão - e, como é espécie exótica, estrangeira, invasora e agressiva, se espalhou pelo chão brasileiro em adaptação bem conseguida em todas as condições climáticas. Assim, do nordeste aos campos sulinos, todos podem ter cordão-de-frade pertinho de casa.

Açaí tem muitos benefícios, mas atenção para os malefícios

açaí benefícios
  • por Cíntia Ferreira

Ele já caiu no gosto popular há algum tempo. Originário da Amazônia, encontrou espaço em todos os cantos do Brasil e também internacionalmente. O açaí (Euterpe oleracea) realmente virou um item pop, e as inúmeras vantagens nutricionais do produto, bem como o sabor adocicado dessa fruta, ajudam a explicar por que as pessoas gostam tanto dele. Sim, os benefícios são muitos, mas existem também malefícios, pouco conhecidos, que devem ser levados em conta.

Macela → Calmante, Antisséptica, Digestiva e Antioxidante

Macela
  • por Alice Branco

A macela, Achyrocline satureioides, é uma planta da brasileira de amplo uso medicinal e cosmético que nascia abundante nos campos e restingas litorâneas. Ultimamente tem andado meio sumida pois não resiste ao avanço de ruas e construções, entulhos e lixos jogados por aqui e por ali.