Usos e benefícios

Aveia: benefícios, efeitos colaterais, quanto e como comer

Aveia
  • Escrito por Alice Branco

Aveia é um cereal cultivado há mais de 2 mil anos. Originário do Médio Oriente, espalhou-se pelo norte da Europa e, de lá, veio para as Américas. Antes de ser usada como alimento, de gente e gado, a aveia já era considerada medicinal.

Lírio-do-brejo: benefícios, para que serve e como usar

Lirio do brejo
  • Escrito por Alice Branco
O lírio-do-brejo, Hedychium coronarium, é uma planta de solos alagados, nativa dos Himalaia, que veio para o continente americano com os colonizadores. Sua flor branca, aromática, e seus rizomas, são comestíveis. Seu óleo essencial é medicinal. Esta é uma das plantas não convencionais que estão à nossa disposição na natureza.

Rosa branca: benefícios, como fazer o chá e porquê usar

Rosa branca
  • Escrito por Alice Branco

As rosas são usadas para a medicina desde sempre porém, seu uso difere conforme a pigmentação da flor. Assim também, diferem as simbologias das diversas rosas e a branca quer dizer reverência, segredo, inocência, pureza e paz. A rosa branca tem propriedades bem específicas para tratar problemas femininos, dos olhos e da pele, que vale a pena você conhecer.

Noz-moscada: os extraordinários benefícios. Como usar para beleza e na cozinha

Noz moscada
  • Escrito por Felipe Chaves

Quase todo mundo já utilizou (ou comeu) noz-moscada através da culinária, e, quem ainda não o fez, certamente fará bom uso após conhecer seus extraordinários benefícios. Com sabor exótico e versátil, possibilitando os mais variados tipos de pratos, a noz-moscada é rica em elementos que favorecem a saúde e complementam os preparos da cozinha.

Louro: benefícios, usos medicinais e como fazer o chá

Louro
  • Escrito por Felipe Chaves

Com aroma extremamente agradável e sabor inigualavelmente marcante, o louro tem sido usado pela humanidade há milênios. Os gregos e os romanos antigos já conheciam todos os benefícios desta planta para a saúde, acreditando trazer também proteção e sabedoria. Veremos aqui sobre o louro: benefícios, usos medicinais e como fazer o chá.

Ipê-roxo cura câncer? Propriedades medicinais e benefícios desta planta

ipê roxo
  • Escrito por Alice Branco

Algumas espécies de ipê vêm sendo estudadas por seu potencial medicinal em tratamentos de câncer. São essas o ipê-rosa, branco, roxo, e outros da Tabebuia sp. Mas, esse uso já é consagrado há séculos pela medicina popular com o chá da casca do ipê-roxo, Tabebuia avellanedae, da família Bignoniaceae.

Bergamota: um verdadeiro tesouro para a saúde da mulher

Bergamota
  • Escrito por Alice Branco

A bergamota é uma laranja, meio amarga e muito aromática, cujo nome científico é Citrus aurantium bergamia. Em diversas regiões brasileiras é conhecida com outros nomes como: mexerica, tangerina, laranja-mimosa, mimosa, laranja-cravo.