Usos e benefícios

Abútua → Os Benefícios, Para que Serve, Como se Usa e as Contraindicações

Abútua
  • por Alice Branco

Abútua é um cipó nativo da Mata Atlântica brasileira usado pelos indígenas e caboclos para diversos tratamentos, inclusive o de malária. Porém, é tóxica, bastante, e por isso foi substituída pelo quinino e outras plantas. Da abútua também se faz o curare, veneno que os indígenas usam para pescar e caçar pois paralisa o animal.

Cajá: fruta gostosa com sabor de infância. Veja usos e benefícios

cajá
  • por Alice Branco

Você gosta de cajá? Eu adoro: cajá-manga, cajá-mirim, cajá-redondo. Fruta gostosa tem gosto de infância e cheiro de subir na árvore para pegar - cajá é assim, fica na memória o lambuzado dos dedos, os fiapos entre os dentes e, principalmente, o gosto saboroso que enche a alma. Cajá fruta, cajá suco, cajá sorvete e muito mais é o que se pode fazer com o cajá lá no nordeste.

Gabiroba → Delícia de Fruta Nativa! Veja *aqui* para que serve

Gabiroba
  • por Alice Branco

Tem fruta que a gente nem sabe que existe, outras a gente até já ouviu o nome mas nunca cheirou, saboreou. E elas são nossas, frutas nativas das matas brasileiras - e não só pois também são nativas na Argentina, Uruguai e uma variedade de países latino-americanos.

ARGILA VERDE → 10 Usos Para Sua Beleza e Saúde!

argila verde
  • por Alice Branco

Argila verde é um material natural que, em função da sua pureza, tem uso consagrado na dermatologia e tratamentos alternativos. Desde tempos muito antigos o uso da argila entra, nas medicinas populares, como envoltório ou emplastro, para tratar contusões, feridas ou entorses, no alívio da irritação cutânea e da dor nas articulações.

Folha De Louro → 8 USOS ALTERNATIVOS que vão te surpreender!

Folha De Louro
  • por Alice Branco

Cada planta tem seus princípios ativos curativos - alguns a gente conhece há séculos, outros a ciência ainda nem descobriu. Este é o motivo de nós lutarmos tão veementemente para a preservação da biodiversidade. Afinal, tudo o que está na natureza tem sua razão de ser. Vamos ver, então, alguns usos diferentes para a folha de louro que a gente antes usava apenas em chá ou no feijão, certo?

Semente de sucupira - chá, óleo, extrato, tintura e garrafada

Semente de sucupira
  • por Redação

A sucupira, Pterodon pubescens, é uma árvore brasileira que ocorre nas regiões de cerrado e de Mata Atlântica em diversos estados do nosso país. No uso popular, é consagrado o chá, as garrafadas e o óleo extraído das sementes, para diversos incômodos, especialmente daqueles acompanhados de dores.