Símbolo do Feminino: Significados e Curiosidades

  • atualizado: 
Símbolo do Feminino

No dia a dia costumamos ver símbolos femininos espalhados em vários lugares para identificar que é para uso deste gênero, porém, já parou para se perguntar sobre a origem e o significado desses símbolos? E já pensou que por trás deles podem existir significados muito mais profundos que a simples distinção de gênero?

Neste conteúdo, serão abordados os aspectos relacionados com estes símbolos, listados os principais deles com seus respectivos significados. Confira!

1. Origem dos símbolos femininos

Vários símbolos femininos foram criados na Antiguidade para simbolizar deusas e serem também empregados como códigos da Alquimia, associados aos elementos da Natureza, para diferenciá-los segundo suas qualidades e características, como exemplo, os metais.  

Estes símbolos e outros chegaram até nós e hoje são utilizados de diversas formas para identificar o gênero feminino.

2. Símbolos Femininos

Os Símbolos Femininos são formas de representar o gênero feminino e sua a essência marcada por características como: delicadeza, beleza, fertilidade e receptividade, atributos que refletem a sua natureza.  

Veja quantos símbolos femininos existem, e seus respectivos significados, na seguinte lista:

2.1. Símbolo de Vênus

símbolo do feminino 2

A deusa Vênus representa a beleza, o amor, o nascimento, a fertilidade e a feminilidade e desde a antiguidade é representada pelo símbolo do círculo com a cruz.

O símbolo de Vênus é o mais conhecido dentre todos os símbolos femininos que existem.

Este símbolo é também utilizado na Astrologia e na Biologia para distinguir aspectos masculino e feminino.

Os símbolos masculino e feminino passaram a ser utilizados na Botânica, no século XVIII, com o sueco Carolus Linnaeus, criador da classificação científica das plantas, que passou a associar as espécies vegetais femininas com o símbolo de Vênus e as Masculinas com o de Marte.

2.2. Yin

yin

O  antigo símbolo chinês relacionado com o TAO (Todo), o Universo e a Criação, é formado por um círculo com duas partes opostas que se fusionam entre si representando a dualidade e a complementariedade entre o impulso vital feminino e o masculino, sendo assim a parte branca o Yang (masculino) e a parte preta o Yin (feminino).

O Yin está associado às qualidades femininas como: Intuição, Emotividade, Receptividade e Sensibilidade.  

2.3. Triplo Círculo

triplo círculo

Este símbolo feminino de origem celta, constituído por 3 Círculos interlaçados, na antiguidade era utilizado para evocar a deusa Tripla, que representa as três fases da mulher: Virgem, Mãe e Velha.

2.4. Lilith

lilith

Esta deusa é representada pelo lado obscuro da Lua e está ligada ao inconsciente e às sombras desconhecidas da psique é considerada a antítese de Eva, pois, segundo a Mitologia Hebraica, Lilith foi a primeira mulher de Adão, entretanto após brigar com ele, Lilith fugiu do Jardim do Éden e, por isso, Deus criou Eva a partir da costela de Adão para que ele tivesse uma companheira.

Entre os vários símbolos que personificam o mito de Lilith temos a meia Lua com uma cruz.

A Lua faz alusão às emoções e a cruz à sensualidade e energia sexual feminina.

2.5. Triângulo

triângulo

O triângulo equilátero com a ponta para baixo está associado ao órgão sexual da mulher.

2.6. Água

O elemento Água entre as várias simbologias que possui representa as emoções, a fecundidade, a fertilidade e a Vida. 

Por estas representações a água está associada à feminilidade, à mulher e à vida.

2.7. Coração 

Esse órgão responsável pela Vida e a funcionalidade de nosso corpo está associado ao Amor, a Doação, aos Sentimentos, a Intuição, a Sensibilidade e a Alma, aspectos fortemente femininos, por isso, é um símbolo da Força e do Impulso Vital Feminino.

2.8. Sereia

Esse ser mitológico, com cabeça e tronco de mulher e o corpo de peixe, está associada à sedução, beleza e delicadeza, que são características femininas. Por isso, a Sereia simboliza o Feminino. 

2.9. Borboleta

Na Cultura Japonesa, a Borboleta é símbolo da mulher, pois este inseto remete às qualidades de gentileza, delicadeza, sensibilidade e feminilidade.   

2.10. Sapato

De acordo com os Arquétipos da Psicanálise, o pé é um símbolo fálico (sexual) e sob este aspecto, os sapatos têm uma conotação erótica.

Além do mais, os sapatos para as mulheres representam acessório associado à vaidade, à feminilidade, à moda e à atração sensual, daí a sua ligação com o Feminino e sua expressão.

2.11. Flores

Flores estão fortemente associadas ao feminino porque representam a vida, o nascimento, o amor, a beleza e a delicadeza. Algumas espécies mais que outras, por semelhança aos órgãos femininos, mas todas têm conotação feminina talvez por cultura, por serem um presente tipicamente dado às mulheres.

2.12. A cor rosa

Sabe-se lá porquê, mas a cor-de-rosa está ligada ao feminino sem que existam motivos racionais que justifiquem tal associação. Ao que parece, trata-se de um simples convenção cultural ocorrida em diversos países, e em épocas diversas mas, verdade seja dita, essa simbologia tende a desaparecer não obstante ainda existam homens que se neguem a usar cor-de-rosa.

Quem sabe o rosa (cor) pudesse se ligar à rosa (flor), e a rosa cor-de-rosa pudesse representar o amor independente do gênero pois o masculino e o feminino existe em todos nós como forças opostas e complementares. 

Mas por hoje, estes foram alguns dos símbolos representantes da Força e do Universo Feminino que, como tais, representam o lado criativo e amoroso da vida que se espelha em cada um de nós. 

Você conhece ou adicionaria outros símbolos? Conte para nós!

Talvez te interesse ler também:

CÍRCULO DE MULHERES: O QUE É, POR QUE FAZ BEM E COMO PARTICIPAR

A FORÇA E O PODER DO SAGRADO FEMININO. COMO RESGATAR ESSA FORÇA DIVINA EM VOCÊ

CONEXÃO MÃE TERRA - MÃE NATUREZA: COMO ENTRAR EM CONTATO COM NOSSA ORIGEM

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!