Antúrio: uma planta cheia de significados, exótica e fácil de manter


Você provavelmente já deve ter visto essa planta em muitos lugares. Ela tem o formato de coração e está presente em muitos vasos e jardins como planta ornamental. Trata-se do Antúrio, uma planta exótica e duradoura que remete à imponência, autoridade e luxo.

Ao contrário do que se pensa, a flor não é a parte em forma de coração. Falaremos sobre isso, bem como sobre suas características gerais, origem, significado e como manter.

Características gerais

O antúrio, Anthurium, é uma planta do gênero botânico, pertencente à família das Araceae e é muito tradicional no paisagismo. Ela já fez sucesso há muito tempo, mas voltou a brilhar novamente decorando interiores e também jardins externos.

A parte vermelha em formato de coração é chamada de bráctea e tem a função de atrair polinizadores da planta, uma vez que as flores são os pequenos pontos que ficam em torno da espádice (espiga). Esse conjunto todo forma o que se chama de inflorescência.

Atualmente, existem cerca de 600 espécies de antúrio, com portes variados e inflorescências nas cores branca, rosa, salmão, vermelha, verde e até marrom. No Brasil, as espécies mais populares são: Anthurium andreanum (paleta-de-pintor) e Anthurium scherzeranum (flor-de-flamingo).

O antúrio é considerado uma planta tóxica por possuir oxalato de cálcio, por isso não é aconselhável tê-la perto de animais ou crianças, pois o contato com ela pode provocar queimação, irritação das mucosas, náuseas e inchaço.

Significados da flor

O antúrio é originário da Venezuela e da Colômbia e seu nome vem do grego Anthos que significa flor.

O significado da flor do antúrio remete a hospitalidade, autoridade, imponência e luxo, que representa também confiança, iluminação, fortuna e, quando usada em bouquets de noiva, ela é associada à sexualidade ardente.

Como cultivar e manter

Compre as mudas em viveiros. O cultivo pode ser diretamente no solo, em canteiros ou em vasos.

O antúrio é indicado para ambientes à meia-sombra, que possam receber iluminação direta porém não constante, pois ele é sensível ao Sol. Além disso, o solo deve ser rico em matéria orgânica, contendo uma mistura homogênea de terra comum, terra vegetal e fibra de coco.

Para mantê-las saudáveis e brilhantes, é necessário regar frequentemente, principalmente no Verão, cuidando para que as folhas sejam pulverizadas com água da chuva, evitando assim o cloro da água da torneira.

Semestralmente ou a cada três meses, é necessário reforçar o adubo para que ela aguente temperaturas de no mínimo 13ºC e máximas de até 26ºC.

Caso use pedregulhos na mistura de terra, regue diariamente a sua planta e se ela não der flor, coloque-a num local mais iluminado em que ela possa receber pelo menos doze horas de luz solar direta.

Quanto ao tempo de florescimento, este pode levar até três anos, ou seja, caso tenha plantado suas sementes, pode ser que demore um tempinho até que o seu antúrio mostre a beleza da sua inflorescência! Portanto, paciência. Mas a sua folhagem também é linda!

No vídeo da Nô Figueiredo, ela dá várias informações sobre essa planta e dicas que complementam as que colocamos aqui.

Talvez te interesse ler também:

FLOR DE LÓTUS: LINDA E PURA, APESAR DA LAMA QUE A RODEIA, E OUTROS SIGNIFICADOS

SEGURELHA OU SATUREJA: UMA ERVA AROMÁTICA FÁCIL DE PLANTAR

SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS DA AZALEIA. A PLANTA DA ALEGRIA E DA BOA SORTE!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Keylla Alves
    Publicado em 13/08/2022 às 9:19 pm [+]

    Adorei o conteúdo


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...