Dente-de-leão: todos os significados e simbologias místicas


Dente-de-leão é a planta dos desejos jogados ao vento, na esperança de realizações. Existem muitos significados, histórias, lendas e mistérios que envolvem essa erva perene da família Asteraceae, a mesma do girassol. Vamos conhecer toda a simbologia em torno da dente-de-leão.

Dente-de-leão é uma planta espontânea e onipresente, tão comum, que muita gente acha que é mato.

Seu nome científico é Taraxacum officinale, é uma planta típica dos climas temperados, que cresce espontaneamente em praticamente todo o lugar: nas beiras de estrada, de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e montanhas baixas.

Reproduz-se de uma forma tão rápida que é considerada uma planta invasiva, motivo pelo qual muita gente acha que a dente-de-leão nada mais é que mato, ou seja, uma erva daninha a ser eliminada.

Mas na verdade, a dente-de-leão é PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) de valiosos poderes medicinais, além de ser alimento para abelhas e outros insetos polinizadores.

Leia mais:

O que a dente-de-leão representa

Muito além das propriedades nutricionais e medicinais da dente-de-leão, a planta é repleta de significados simbólicos e místicos. À dente-de-leão são atribuídos poderes mágicos que inspiraram mais de uma lenda.

Alguns de seus nomes populares evocam suas simbologias. Por exemplo, no nordeste é chamada “esperança”. Também é conhecida como “amor-de-homem”. Em italiano seu nome popular é soffione (que significa grande sopro) uma referência ao sopro que espalha suas sementes e planta desejos para colher realizações.

Em inglês dandelion vem do francês de “dent de lion”, uma referência às suas folhas serrilhadas.

A planta representa força, resistência, esperança, fertilidade e riqueza.

Vamos nos aprofundar em sua simbologia.

Dente-de-leão e seus significados

Soprar um dente-de-leão tem muitos significados espirituais, místicos e históricos.

Essas flores existem há milhares de anos mas ninguém sabe como, quando ou por que as pessoas começaram a fazer pedidos aos frutos da dente-de-leão para conseguirem o que desejam.

Conheça os muitos significados em torno dessa planta.

Força, esperança e confiança

Diz-se que esta planta simboliza a força, a esperança e a confiança. Teseu teria se alimentado por 30 dias seguidos apenas de dente-de-leão, a fim de tornar-se forte o suficiente para enfrentar e derrotar o Minotauro.

Poder de cura

A dente-de-leão tem raízes profundas na história. Eram plantas bem conhecidas dos antigos egípcios, gregos e romanos e usadas ​​na medicina tradicional chinesa há mais de mil anos.

Acreditava-se no passado que a dente-de-leão tivesse o poder de curar a icterícia, de acordo com a Doutrina das Assinaturas Botânicas – uma teoria que relaciona a fisiologia da planta com um benefício sobre o corpo,  conforme a semelhança entre a planta e o órgão. Assim, a dente-de-leão seria boa para curar problemas do fígado, dadas as suas flores amarelas como a icterícia. Hoje estudos confirmam esse benefício em ratos.

O chá de dente-de-leão é usado como remédio natural para tratar diversos problemas de saúde.

Viagens e mudanças

A dente-de-leão também está relacionada à ideia de mudança, de desprendimento e viagem.

As sementes podem viajar 8 quilômetros antes de finalmente atingirem o solo.

As sementes também parecem representar perfeitamente as fases, os ciclos de vida que cada um de nós tem que cumprir. Quando se assopra o fruto, inicialmente, as sementes ligadas ao apêndice delicado, resistem a se destacarem. Mas, lentamente são levadas pelo vento uma por uma. Uma vez desprendidas, embarcam em uma nova jornada para experimentarem novas aventuras, deixando-se levar pelo fluxo da vida e se tornando prontas para criarem novas vidas.

Essa metáfora é uma perfeita representação das fases da vida. Para voar e aproveitar todas as oportunidades, é preciso se desprender da própria origem, enfrentar o novo e o desconhecido.

Fertilidade

Talvez esta seja a maior simbologia da dente-de-leão. Suas flores alimentam abelhas, suas sementes se espalham facilmente ao vento por isso são onipresentes, fortes, resistentes e, sobretudo, fecundas e férteis.

As dentes-de-leão são, muito provavelmente, as plantas de maior sucesso que existem, pois são mestres da fertilidade e da sobrevivência em todo o mundo.

Riqueza

A cor amarelo-ouro de sua flor nos remete à riqueza.

Ademais, é uma planta em que tudo se aproveita: raiz, folhas, flores podem ser usadas como alimentos, remédios e corantes. Da raiz se obtém um látex natural e se faz café, vinho e cerveja. A planta é rica em cálcio, ferro e vitaminas A e C.

Símbolo da inocência

A dente-de-leão também é tida como símbolo da infância e da inocência pois são especialmente as crianças, que adorar soprar e dispersar as sementes do fruto seco desta planta.

Uma imagem que representa a infância em seu sonho de um futuro melhor.

dandelion menina

 

Boa sorte e prosperidade

No passado, usava-se dente-de-leão no buquê da noiva para atrair sorte e riqueza ao casamento. Portanto, um outro significado daí advém, o da boa sorte e prosperidade.

Três corpos celestes

O dente-de-leão também já representou a alternância entre o dia e a noite, o sol e a lua.

A flor do dente-de-leão abre para saudar a manhã e fecha à noite para dormir.

Além disso, inicialmente a planta é amarela e dourada, assim como o sol. Depois se transforma em uma esfera branca semelhante à lua cheia. Já as sementes dispersas lembram as estrelas, ou seja, em uma única flor tem-se a representação de 3 corpos celestes.

Relógio natural

Diz uma superstição que as dentes-de-leão podem ajudar a saber as horas. Basta soprar uma fruta seca e ver qual o número de sopros necessários para espalhar todas as sementes. Esse número representa a hora do dia ou da noite.

Oráculo do amor

Uma outra superstição diz que as dentes-de-leão podem dizer se seu amor é correspondido. Diz a lenda que, se você conseguir soprar todas as sementes de um dente-de-leão de uma só vez com um único sopro, a pessoa que você ama o ama de volta. Se as sementes permanecerem, então a pessoa amada tem reservas sobre os sentimentos dela com relação a você.

Dente-de-leão no Feng Shui

Dentes-de-leão são consideradas altamente benéficas no Feng Shui. Acredita-se que as flores protejam os membros da família de acidentes e os mantenham em boa saúde. Também simbolizam dinheiro e atraem prosperidade (por causa da cor amarela).

Podem ser usadas imagens nos casos em que não se possa ter as plantas. Também são boas para atrair fertilidade.

Poderes mágicos

E para finalizar, à dente-de-leão foram atribuídos poderes mágicos. Acreditava-se que a planta fosse capaz de aumentar as habilidades psíquicas das pessoas. Também acreditava-se que esfregando-a sobre a pele se atraísse o bem-querer de todos. Até as bruxas usavam este método para serem aceitas pelas pessoas.

Muitas pessoas acreditam que as sementes de dente-de-leão levam seus pensamentos e desejos aos entes queridos quando você as soprar no ar.

Mas acima de tudo, a dente-de-leão foi considerada uma ponte de conexão entre a vida e a morte através dos espíritos.

Se você cortar dentes-de-leão, elas crescerão caules mais curtas em sinal de protesto.

O que significa se um dente-de-leão voar até você?

Seguindo uma interpretação baseada nos poderes mágicos que vimos acima, se um dente-de-leão chegar até você pode ser que alguém te mandou uma mensagem, um pensamento, um sopro de vida.

Significado da tatuagem de dente-de-leão

Por sua beleza e por seu simbolismo fascinante, a dente-de-leão é um dos desenhos mais populares e usados em tatuagens. Muitas vezes, retratado de uma maneira particular: as sementes que se desprendem e se transformam em aves, especialmente para indicar a liberdade, a possibilidade de um novo início, a vontade de recomeçar.

dandelion tattoo

Frases e citações sobre dente-de-leão

Como mencionado, a dente-de-leão simboliza, entre outras coisas, o renascimento e a ideia de mudança. Há uma frase, muito clara e sucinta associada à esta planta: “Cada respiro é uma segunda chance

A dente-de-leão é citada por poetas e escritores, cada um a seu modo, enfatizando um seu aspecto místico.

Em seu livro “The Girls’ Book of Flower Faires”, por exemplo, Cicely Mary Barker fala sobre a beleza e a força desta planta. Emily Dickinson, a extraordinária poeta norte-americana da segunda metade do século XIX, dedicou alguns versos seus à dente-de-leão. O poeta Walt Whitman dedicou ao seu the spring’s first dandelion versos que enfatizam a beleza, a alegria e equanimidade desta planta.

Veja algumas frases inspiradas na planta dente-de-leão:

“Somos como um dente de Leão, frágil e instável. Um sopro nos leva, não encontramos um chão e de vento em vento todos se vão”.

Bruno Grigio

São espalhados pelos quatro ventos,
Para não deixar cair no esquecimento
A esperança que, melhor, tudo vai ficar.

Ivan F. Calori

Que seja igual à flor dente-de-leão, quando as crianças seguram na mão, fecham os olhos, fazem um pedido e sopram para que o desejo vá para o além com o vento e volte realizado. Que este dia seja assim, simples, leve e cheio de esperança, essa é a mensagem de bom dia quinta-feira. Acredite, hoje é um dia especial para acontecer coisas boas.

Mensagens com Amor

Dente-de-leão e o sopro do desejo

A dente-de-leão sempre esteve ligada à idéia do desejo. Diz-se que soprando-a vigorosamente, o seu desejo expresso será cumprido. (Apesar de parecer uma flor, a parte da planta que assopramos é o seu fruto seco),

O dente-de-leão também teria sido usada como oráculo, que revelaria a ocorrência de um determinado evento à uma questão temporal. Questionava-se sobre quantos dias, meses ou anos seriam necessários para que um determinado desejo fosse cumprido. Então se soprava. O número de sopros necessários para dispersar todas as sementes daria a resposta a quantos dias, meses ou anos se separam do evento que se espera.

A lenda do dente-de-leão

Segundo uma lenda irlandesa, o dente-de-leão é a morada das fadas, uma vez que elas eram livres para se movimentarem nos prados. Quando a Terra era habitada por gnomos, elfos e fadas, essas criaturas viviam livremente na natureza.

A chegada do homem os forçou a se refugiar na floresta. Mas as fadas tinham roupas muito chamativas para conseguirem se camuflar em seus arredores. Por esta razão, eles foram forçadas a se tornarem dentes-de-leão.

Etimologia

A palavra Taraxacum (nome do gênero da planta) vem da união de duas palavras gregas (taraké, que significa agitação, confusão, e akos – remédio).

Isso significa que a dente-de-leão é um remédio calmante para o corpo e, de fato, ela tem inúmeras propriedades curativas, sendo usada na fitoterapia e na homeopatia em forma de cápsulas, chás, xaropes e tinturas (além de ser alimento nutritivo).

É particularmente indicada em tratamentos hepáticos e dermatológicos.

Entre suas propriedades medicinais, lembramos as principais:

  • drenante
  • purificador (tratamento de verrugas e dermatites)
  • desintoxicante da vesícula biliar, do fígado e do sangue
  • diurético
  • favorece a produção da bile
  • favorece a expulsão de bile e o correto funcionamento do fígado
  • aperitivo e digestivo
  • tônico e estimulante
  • antioxidante

Faça seus pedidos

Todo mundo já deve ter assoprado um fruto do dente-de-leão, pelo menos uma vez na vida, na esperança de realizar um desejo.

A planta floresce à cada primavera produzindo algumas belíssimas flores amarelas, muito apreciadas por abelhas que sugam o néctar do qual se faz o mel de dente-de-leão.

Com tanta simbologia linda, vai ser difícil resistir aos seus mistérios. Que seus desejos se realizem.

Talvez te interesse ler também:

Símbolo do Infinito – A eternidade em contínuo movimento

Significado de dedos e anéis: como usar para atrair o que quer

A lenda da letra M na testa de alguns gatos

Escorpião: símbolo e significados na lenda, no sonho e na vida

A lenda mexicana da estrela-do-natal




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...