Os símbolos e os sinais de cada signo, e seus significados


Na Pré-História, e no tempo das civilizações antigas da humanidade, era muito comum utilizar simbologias fazendo uso de linhas e desenhos, de animais e elementos da Natureza. Dentro desse contexto, está inserida a astrologia, um conhecimento que acompanha o homem desde os tempos remotos.

Nos primórdios dos tempos, os sábios buscavam entender a relação dos astros com a vida, em seus processos e movimentos. Disso, nasceu a astrologia com seus sinais e símbolos relacionados aos doze signos do zodíaco.

https://www.greenme.com.br/informarse/povos-da-floresta/2956-astrologia-indigena-mitologia/

Sendo assim, esse conteúdo traz para você a descrição de toda essa simbologia, para ficar mais fácil compreender o objetivo dessa ciência mística, que revela muito sobre cada um de nós.

Os símbolos astrológicos aparecem no mapa astral e nas previsões astrológicas, tanto no nível individual, quanto coletivo. Por isso, é interessante conhecer seus significados.

Além do mais, estes símbolos revelam: A influência dos Astros em nossas Vidas

Os símbolos e os sinais de cada signo, e seus significados

Fonte da Imagem: Britannica Escola

Os símbolos e os sinais de cada signo

Cada signo tem seu respectivo símbolo (imagem) e sinal (ícone) correspondente.

Vejamos um a um

ÁRIES – 20/03 a 20/04  

A imagem de um carneiro representa o primeiro signo do zodíaco e ela faz alusão às qualidades desse animal que com seus chifres, representados em seu sinal astrológico, se defende ou ataca, mostra sua força, abre caminhos e lidera seu bando com coragem.

Analogamente, as pessoas desse signo apresentam esses atributos. Por isso, são dadas a tomar a frente nas resoluções das situações e serem pioneiras em suas realizações.

TOURO –  21/04 a 20/05  

A imagem do touro simboliza os nativos desse signo e traz como características mansidão, firmeza, tenacidade, persistência e teimosia.

Lembrando que o touro é calmo e sossegado, mas quando irritado mostra “seus chifres” (seu poder), que é representado através do sinal gráfico desse signo.

GÊMEOS – 21/05 a 20/06  

Este signo é representado pelos personagens da mitologia grega, os gêmeos Castor e Pollux, que se revezavam entre mortalidade e imortalidade, o que reflete a alternância desse signo entre a matéria e o espírito.

O sinal astrológico desse signo é o número romano “II”, que remete à dualidade, bipolaridade e ambivalência, características marcantes desse signo.

CÂNCER – 21/06 a 21/07  

O caranguejo simboliza esse signo já que esse animal com suas garras, representadas pelo seu sinal astrológico, traduz a tendência canceriana de se “agarrar” à pessoas e momentos. Além dos mais, o canceriano tende a esconder sua alta sensibilidade dentro de uma “carapaça dura”.

LEÃO – 22/07 a 22/08  

O majestoso leão remete as qualidades dos nativos desse signo que, assim como esse animal, rei da selva, adoram ser o centro das atenções, de brilhar e serem líderes.

O sinal astrológico desse signo é alusivo a uma juba de leão, representando a exuberância e, também, a vaidades dos nativos de leão.  

VIRGEM – 23/08 a 22/09  

Uma virgem segurando um feixe de trigo representa os atributos dos virginianos de plantar, cultivar e colher. 

O símbolo da virgem, também traduz as características desse signo relacionadas à castidade, pureza, moral elevada e a necessidade de servir ao próximo.

O sinal gráfico desse signo representa asas celestiais, as quais remetem a busca de perfeição dos virginianos.

LIBRA – 23/09 a 22/10  

A balança é o símbolo de Libra, porque essa imagem revela a principal característica do libriano: a busca por justiça, harmonia, diplomacia, equilíbrio, complementaridade e união.

O sinal astrológico de libra, remete a representação gráfica do pôr do Sol, marcando a divisão entre o dia e a noite. 

Baseado nessas representações, o libriano é aquele que pesa tudo na balança e vê os dois lados de uma situação, ficando dividido e, por isso, atormentado pela indecisão.

ESCORPIÃO – 23/10 a 21/11  

Este signo tem como símbolo o escorpião, um animal misterioso que com seu aguilhão pode ferir. Inclusive, o seu sinal gráfico é representado por esse aguilhão.

Dentro dessa simbologia, os nativos de escorpião apreciam o oculto. Por isso, são investigativos, profundos, dados à paixões e, se feridos, são vingativos ou rancorosos.

SAGITÁRIO – 22/11 a 21/12  

Um centauro com arco e flecha, que é uma criatura mitológica da Grécia Antiga, simboliza este signo.

O centauro é um homem na parte superior, e um cavalo na inferior. Representando por um lado (humano), a razão, o intelecto e a sabedoria do homem, e por outro (animal), a força, o instinto e a liberdade.

A flecha pronta para ser disparada é o sinal astrológico de sagitário, e representa a busca do sagitariano pelo avanço, pela transcendência e pela liberdade.

CAPRICÓRNIO – 22/12 a 21/01  

Um cabrito com calda de golfinho é a imagem que destaca as características marcantes deste signo, pois, de um lado, o animal terrestre que escala montanhas traduz a perseverança, a ambição  e objetividade dos capricornianos. Por outro, o animal aquático revela a capacidade de se aprofundar no conhecimento e nas experiências, resultando na busca de estabilidade entre o mundo espiritual e material. 

AQUÁRIO – 22/01 a 19/02  

Este signo tem como símbolo um homem segurando um grande jarro, jorrando água, transmitindo a mensagem que a água da vida, com suas bençãos, jorra para todos que bebem dela.

O sinal astrológico desse signo é representado por duas ondas que representam a água da vida e seus movimentos, que trazem experiências e conhecimento.

Dessa forma, os aquarianos são universalistas, visionários, vanguardistas, originais, inovadores e gostam de compartilhar conhecimento. Pelo lado negativo, são os “donos da verdade” e rebeldes.

PEIXES – 20/02 a 20/03  

Dois peixes em direções opostas unidos por um cordão, alegoriza o signo pisciano, cujo sinal astrológico é composto por duas linhas curvas, lado a lado, unidas por uma linha no meio, fazendo alusão à sua simbologia. 
  
Esses símbolo e sinal destacam a natureza ambivalente, dual e contraditória do peixes. Por um lado, é dado a fantasias e fuga da realidade, e por outro, é intuitivo,  empático, amoroso, compassivo e espiritualizado.

Dizem que do signo de peixes tem o pisciano que nada pra cima, e outro que nada pra baixo. Talvez o pisciano que nada pra baixo possa entender que nadar pra cima, é uma possibilidade sempre dada. 

Usos dessas simbologias

Todas essas simbologias aparecem no desenho do mapa astral e em seus outros conteúdos como:

  • tabela astrológica
  • casas astrológicas
  • descrição e interpretação dos aspectos astrológicos dos signos e planetas

Vale ressaltar que, da elaboração do mapa astral, resultam as previsões astrológicas pessoal, que se valem desses símbolos para sinalizar a influência de cada signo em determinado período da vida da pessoa.

Agora, com estas informações fica mais fácil entender a linguagem da astrologia, sem precisar ser um astrólogo, para isso!

Talvez te interesse ler também:

Tudo sobre a Astrologia Chinesa: história, fundamentos e tradição

2020 é o Ano do Rato: versatilidade, capacidade de adaptação e resistência. Aproveite!

Sol, o astro regente de 2020: siga com coragem, siga com o coração!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...