Kalsarikännit: a relaxante arte de ficar em casa à noite


Abandone seus sentimentos de culpa se, pelo terceiro final de semana consecutivo, você tiver “desperdiçado” a chance de sair com amigos e colegas. A nova tendência finlandesa, a Kalsarikännit, é ficar em casa, de pijama, com uma bebida à mão, vendo um filme, lendo um livro ou simplesmente deixando-se levar pela atmosfera tranquila do lar, praticando a solidão!

Vamos combinar, se não estamos no clima de balada, de sair, de fazer novos amigos, de socializar, nossa casa à noite se torna o refúgio ideal de relaxamento e paz, melhor do que qualquer outro local. Ainda que seja difícil aos outros entender isso. Muitos pensam que se você prefere ficar em casa, em vez de sair à noite, você não está bem, está triste, deprimido, ou tem alguma outra coisa errada.

Mas agora podemos nos consolar (e nos justificarmos) toda vez que recusarmos convites para sair, alegando essa nova tendência: a Kalsarikännit, ou seja, a arte de ficar em casa à noite, o que, traduzido em outras palavras significa: não sou preguiçoso, não sou velho, não sou chato, mas apenas estou seguindo uma filosofia de vida diferente. Frase a ser repetida talvez mais para nós mesmos, do que para os outros.

Simples não é mesmo? Os finlandeses são ótimos nessas ideias e filosofias de relaxamento que eles têm dentro da cultura deles, até porque sendo um país frio, gelado, música, sofá, almofadas, livros, filmes, bebida, tudo cai bem. Mas a gente também tem motivos para, às vezes, não sair de casa: trânsito, dinheiro, locais lotados, excesso de barulho, excesso de calor, etc.

Resumindo, pratique o Kalsarikännit quando bem quiser, evitando lugares cheios, barulhentos, com gente chata e cheia de conversa inútil.

Mas existem algumas regras para seguir esta filosofia. Veja só:

  • O Kalsarikännit implica em solidão, ou seja, se você tiver um (a) namorado (a), peça pra ele (a) te deixar sozinho. (Se você não tiver, nesse caso você é avantajado!)
  • Tome um banho e vista-se com roupas confortáveis
  • Prepare um drink ou outra bebida (chás de ervas não valem, apenas bebida alcoólica, essa é uma regra a seguir nesta filosofia)
  • Dedique-se a um relaxamento completo fazendo aquilo que mais gosta de fazer.

Um último conselho… evite ou combata a ressaca do dia seguinte lendo esse nosso artigo:

Solidão faz bem também! Sem exageros, é claro! Como dizia Raul Seixas: “faz o que tu queres pois é tudo da lei”. Ninguém é obrigado a fazer o que não está a fim.

Compreendamos!

Talvez te interesse ler também:

LAGOM: A RECEITA SUECA PARA VIVER MELHOR, FELIZ E RESPEITOSO COM TODOS

INEMURI: A ARTE JAPONESA DO COCHILO

SLOW LIFE: A ARTE DE DESACELERAR A VIDA PARA VIVER MELHOR

HYGGE, O SEGREDO DINARMAQUÊS PARA SER FELIZ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...