Pote da felicidade: como fazer e usar


Alguma vez você já pensou em ter um pote da felicidade? Fazer um pote da felicidade é bastante simples e, ao mesmo tempo, uma atividade estimulante que fará com que você recupere o prazer das pequenas alegrias do dia a dia.

Na correria do dia a dia da vida urbana, muitas vezes a gente vai perdendo pelo caminho a lembrança das coisas felizes e positivas que nos acontecem. Isso costuma acontecer quando a gente fica preso no passado ou, ao contrário, faz planos de longo prazo, para um futuro que nunca chega. Na verdade é aquela coisa de não conseguir estar plenamente presente no “aqui e agora”.

E também, claro, você precisa saber que RECLAMAR NÃO É SOLUÇÃO – FALE POSITIVO

Como fazer o pote da felicidade

Não é fácil a gente estar no momento presente – é preciso ficar atento, sempre. Mas, o pote da felicidade pode nos ajudar a manter essa atenção no presente e mais, aprofundar o nível de conscientização do que é estar no “aqui e agora”.

O que você precisa para ter o seu pote da felicidade é só recolher, em lembretinhos, todos os momentos bons que vive, dia a dia, todas as boas palavras, os bons encontros e os “insights” que você tem, e colocar todos em um local para que você possa, depois de um tempo, ou quando for preciso, recordá-los.

pote da felicidade 2

Então, vamos lá – tenha à mão os seguintes ingredientes:

1. Um pote de vidro, grande e bonito

2. Cartões coloridos

3. Caneta ou lápis

Faça uma bonita etiqueta para o seu pote da felicidade e comece a sua coleta de boas sensações, vivências e emoções. Encha seu pote e deixe-o em lugar visível. Faça do ato de escrever, nos cartões coloridos, tudo o que te aconteceu de bom, uma rotina diária – é como preencher um diário, uma conversa íntima com você mesmo. Essa atitude te ajudará a ter cada vez mais atenção no seu momento presente.

Como usar o pote da felicidade

pote da felicidade 3

Quando se sentir triste, vá ao seu pote da felicidade e abra-o – escolha um dos cartões que escreveu, releia, medite sobre aquele momento bom do “aqui e agora”, restabeleça a sua conexão com aquela energia, que te pertence mas que você até esqueceu que existia.

O que nos acontece de bom, mesmo que a gente esqueça, basta relembrar para que volte a acontecer – claro que não vai acontecer tudo de novo mas, com certeza, relendo a lembrança você sentirá, de novo, aquela coisa gostosa do momento bom.

Leia também: ESTUDO AFIRMA QUE SAUDADE FAZ BEM À SAÚDE

E, quando o primeiro pote da felicidade já estiver cheio, lotado de boas lembranças, faça outro, e outros mais.

Essa é uma atividade boa para se praticar em família, cada qual com o seu pote da felicidade porém, juntos, juntando os momentos de felicidade que, mesmo pequeninos, rechearam o dia a dia de vocês todos. Incentive suas crianças a escreverem seus próprios cartões para o pote da felicidade e, sejam felizes.

Especialmente indicado para você:

O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NA NOSSO CÉREBRO

OTIMISMO E FELICIDADE FAZEM BEM AO CORAÇÃO

AFINAL, DE QUE SE TRATA A FELICIDADE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...