A ciência confirma: a felicidade deixa as pessoas mais saudáveis e produtivas


Qual é a verdadeira importância da felicidade? A felicidade não está apenas ligada ao bom humor, mas também à saúde. É o que a ciência agora confirma. Enquanto algumas pessoas sugerem que há coisas mais importantes para se preocupar, outros veem a felicidade como algo vital, como sendo a meta mais importante a se alcançar na vida.

A felicidade é mais do que uma emoção passageira. As emoções negativas, como o medo e a raiva, nos ajudam a escapar do perigo e nos protege do mal. As emoções positivas, como o prazer e a esperança, nos ajudam a nos conectarmos com outras pessoas e a lidarmos com as situações negativas que podem acontecer na vida.

Tentar viver uma vida feliz não significa negar as emoções ruins ou fingirmos sentir alegria em todos os momentos. Todos nós enfrentamos adversidades e é muito natural sentirmos raiva, tristeza, frustração ou outras emoções negativas. Pensar o contrário seria negar parte da condição humana.

De acordo com as últimas pesquisas, a felicidade não só proporciona bem-estar em geral, mas também traz consigo uma série de benefícios para a saúde, para as relações com os outros, e para o desempenho no trabalho. Economistas da Warvick University demonstraram que as pessoas que se disseram felizes são mais produtivas, pois se mostraram mais capazes de executarem as tarefas de trabalho à elas atribuídas, durante uma pesquisa.

Leia também: 10 coisas que você deve renunciar a fim de ser verdadeiramente feliz

No setor da saúde, verificou-se que os médicos que estão felizes fazem o diagnóstico mais rápido e preciso.

As escolas que se concentram no bem-estar social e emocional das crianças, são as que obtêm os melhores resultados acadêmicos.

A felicidade também foi relacionada às melhores tomadas de decisões e criatividade.

A felicidade também traz benefícios para a sociedade como um todo. De acordo com uma revisão de mais de 160 estudos baseados em pesquisas, há evidências claras e convincentes de que as pessoas mais felizes têm melhor saúde e vivem mais do que os seus pares menos felizes.

Elas também são menos propensas a sofrerem de resfriados a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

E para finalizar, as pessoas mais felizes são as mais propensas a darem uma contribuição positiva para a sociedade. Elas são mais propensas a se voluntariarem e participarem de atividades públicas. Elas têm um maior respeito à lei e fornecem mais ajuda para os outros.

“O sucesso é a chave para a felicidade”, dizem por aí. Mas as pesquisas científicas mostram o contrário: a felicidade é a chave do sucesso.

Você concorda?

Leia também: Você é feliz? Dez sinais que demostram felicidade




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...