Os remédios da vovó para tirar água do ouvido


Água nos ouvidos: este é um problema bastante comum quando nadamos no mar, piscina, durante um banho ou chuveiro. Normalmente, o aborrecimento passa imediatamente, mas em outros momentos o distúrbio demora uma infinidade, pois parece que água está presa nos ouvidos. Às vezes, pode causar dor e reduzir temporariamente a capacidade auditiva. Em casos graves, pode levar a complicações, como por exemplo uma inflamação. Veja que fazer para tentar resolver o problema da água em seus ouvidos.

Lei da Gravidade

Uma das melhores e mais óbvias maneiras de remover a água dos ouvidos é deixar a lei da gravidade funcionar. Devemos dobrar a cabeça de modo que a orelha fique paralela ao chão e fazer pressão com a mão no ouvido tapado por alguns segundos, depois soltar para permitir que a água saia.

Bocejar e mastigar

Bocejar e mastigar pode ajudar a permitir que a água escorra de seus ouvidos. Os movimentos ligados a essas ações, atuam no ouvido médio e ajudam a liberar o canal que está retendo a água quando não deveria. Se necessário, tente mastigar algo crocante, como uma cenoura ou uma fatia de maçã.

Secador de cabelo

Você pode usar o secador de cabelo para ajudar a evaporar a água presa no ouvido. É claro que você terá que escolher a opção de ar morno e não colocar o secador de cabelo muito perto do ouvido. O fluxo de ar também deve ser baixo. Proceda com calma e depois incline a cabeça para o lado para completar o vazamento da água.

Deite-se de lado

Outro método alternativo que pode ajudá-lo a tirar água de seus ouvidos, mais uma vez, usa a gravidade como aliada. Deite-se de lado com o ouvido problemático para baixo, sobre o travesseiro. Coloque uma toalha ou um pano limpo sob a orelha para coletar e absorver a água que sairá.

Mova a cabeça

Para facilitar a saída da água do ouvido, mova a cabeça bem devagar, primeiro de um lado e depois do outro, até que a orelha fique paralela ao chão. A partir desta posição, mova a cabeça para cima e para baixo novamente, para frente e para trás. Sugere-se também puxar o lóbulo da orelha para abrir mais o conduto.

Vapor

A inalação de vapor é considerada outro estratagema útil para eliminar o acúmulo de água nos ouvidos. O vapor ajudará a abrir o tubo de Eustáquio, estimulando a liberação da água. Basta encher uma panela com água fervente e respirar com uma toalha na cabeça por cerca de dez minutos, como para fumigações. Cuidado para não se queimar.

Compressa quente

Mergulhe um pequeno pano ou toalha em uma tigela de água quente e esprema bem. Em seguida, dobre-o e coloque-o no ouvido como se fosse um envoltório. Este remédio é recomendado porque ajuda a abrir a trompa de Eustáquio. Coloque a compressa na orelha por 30 segundos. Remova, espere um minuto e repita. Deite a cabeça para o lado para deixar a água sair.

Água destilada

Se a água depositada dentro do ouvido e a cera tiverem formado um tapo, aqueça um pouco de água destilada e pingue uma pequena quantidade no ouvido com um conta-gotas. Este é o remédio caseiro clássico que permite dissolver o tapo de cera e que irá ajudar a eliminar a água acumulada. Em seguida, incline a orelha para baixo para facilitar a saída.

Azeite de oliva

Aqui está um remédio antigo que nossas avós usavam em caso de dor de ouvido e que ainda é recomendado para libertar os ouvidos do acúmulo de água e cera. É simplesmente uma questão de aquecer uma pequena quantidade de azeite e, com a ajuda de um conta-gotas, colocar duas ou três gotas no ouvido. Deixe por dez minutos, incline a cabeça e faça a remoção de água e óleo com um cotonete. Mas o método é contraindicado em caso de perfuração no tímpano. Se houver possibilidade de perfuração, procure ajuda médica.

Spray específico

Se, apesar das várias tentativas, a água ainda estiver presa no ouvido, leve em consideração que existem produtos de pulverização específicos na farmácia para facilitar a dissolução do acúmulo de cera que provavelmente está causando o problema.

Se o desconforto persistir e causar dor, consulte o seu médico imediatamente.

Talvez te interesse ler também:

MEIA DE SAL: A SOLUÇÃO NATURAL CONTRA A DOR DE OUVIDO

O QUE FAZER SE A CRIANÇA COLOCAR COISAS NO OUVIDO OU NO NARIZ?

ÁGUA OXIGENADA, A MELHOR MANEIRA DE LIMPAR OS OUVIDOS




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...