O que fazer se a criança colocar coisas no ouvido ou no nariz?


Não é á toa que os pais precisam estar atentos ao que a criança está fazendo o tempo todo. Basta um segundo de desatenção para que elas façam algo que pode, inclusive, colocar em risco à saúde delas. Um exemplo é o clássico caso da criança que coloca um grão de feijão, ou outra coisa, no nariz ou no ouvido. Veja o que fazer nestes casos.

Quem nunca ouviu uma dessas histórias? Caso ocorra, existem alguns procedimentos importantes a serem adotados.

Também é essencial adotar medidas para prevenir esses acidentes. Acompanhe este conteúdo:

{index}

O que fazer se a criança colocar coisas no nariz?

A medida mais importante é EVITAR tentar tirar o objeto com as mãos, pois isso pode complicar o quadro. Na tentativa de retirar o item, os pais podem empurra-lo ainda mais para dentro, causando, inclusive, obstrução das vias aéreas, o que pode ser fatal.

Caso a criança coloque algo no nariz, tente mantê-la sentada, pois a posição deitada aumenta o risco do objeto se deslocar. Em seguida, leve a um pronto-socorro. Geralmente são situações simples de resolver. Mas apenas a equipe médica sabe como fazer isso e tem os instrumentos necessários para tanto.

Um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Marília (SP) apontou que cerca de 15% dos casos de emergência em otorrinolaringologia são decorrentes de objetos introduzidos no nariz. Cerca de 4% dos casos necessitam cirurgia e 0.7% levam ao óbito.

O que fazer se a criança colocar algum objeto no ouvido

A introdução de objetos no ouvido pode ser ainda mais complicada, pois pode causar rompimento do tímpano e perda da audição.

Segundo um estudo publicado na Revista Brasileira de Otorrinolaringologia, o objeto mais frequente encontrado no ouvido é o feijão, principalmente na faixa etária de 1 a 4 anos.

No caso dos insetos, o mais comum é a barata e a larva de mosca.

Caso a criança coloque algo no ouvido, a primeira e principal medida é levá-la em um otorrinolaringologista e EVITAR tentar tirar o objeto com as próprias mãos.

Apenas um profissional é capacitado a resolver o problema. Por isso todo cuidado é pouco.

Prevenção

Para evitar situações como essas…

  • é importante sempre supervisionar o que a criança está fazendo,
  • retirar objetos pequenos e cortantes do alcance delas e
  • observar possíveis sinais de que possa haver algo dentro do nariz do pequeno, como o mau cheiro nas narinas e muco em excesso.

Talvez te interesse ler também:

PULA-PULA INFLÁVEL, UM BRINQUEDO PERIGOSO. VEJA COMO PROTEGER AS CRIANÇAS

CRIANÇAS PODEM TER DANOS PERMANENTES SE ESMAGAM SEUS DEDOS NA PORTA. O ALARME BRITÂNICO

COMO NÃO ESQUECER CRIANÇAS NO CARRO: DICAS DE UMA ESPECIALISTA

COMO GARANTIR BRINCADEIRAS COM DIVERSÃO E SEGURANÇA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...