Colírio natural, chás e alimentos para ter olhos saudáveis

  • atualizado: 
colírio natural

No mundo moderno um dos órgãos que mais forçamos são os olhos, seja no trabalho, nos estudos, na leitura, navegando na Internet e, cada vez mais as vistas ficam cansadas e até irritadas. Isso quando não surgem outros problemas em decorrência do esforço contínuo e dos nossos poucos cuidados com o órgão da visão.

Saiba dar mais atenção aos seus olhos e aprenda a cuidar deles de forma natural.

Sigam o que vem a seguir para saber mais:

 

1. Causas dos problemas de visão

Os problemas de visão são muito comuns nos tempos atuais. Um dos fatores causadores dos problemas nos olhos e de visão na atualidade é ficar muito tempo na frente de uma tela de computador e, por conta disso, até as crianças já começam a manifestar deficiências visuais.

Outros fatores que desencadeiam distúrbios e doenças nos olhos estão relacionados com má alimentação, falta de descanso ocular, estresse, poluição, excesso de iluminação artificial, falta da prática de exercícios oculares, desequilíbrios orgânicos, entre outros.

2. O olhos e a tela digital

Ao olharmos uma imagem, os raios de luz entram pela íris, atravessando a córnea, se direcionando para a retina. A imagem é então transmitida ao cérebro.

Essa atividade exige a coordenação das estruturas dos olhos e seus músculos. Quando olhamos para um computador ou uma tela de celular, os olhos e seus músculos esforçam-se excessivamente tentando ajustar-se à luz que é emitida pela tela.

Este ajuste contínuo em função da mudança rápida de imagens ou texto é que faz com os olhos fiquem ressentidos, com cansaço e ardência.

3. Exercícios e cuidados ayurvédicos para os olhos

Seguem algumas práticas e hábitos que fazem bem aos olhos e para a visão, de acordo a medicina ayurvédica:

Segundo oftalmologista Dr. Rohit Shetty, de Narayana Netralaya,: “O olho humano não foi feito para ver imagens que vemos na televisão ou no telefone. O ajuste que tem que fazer é uma das maiores razões para sua deterioração." Para corrigir esse dano Sri Sri Ravi Shankar diz: 'É necessário melhorar a circulação dos nossos olhos e nervos ópticos para mantê-los saudáveis, pois eles estão constantemente trabalhando'.

Para cuidar dos olhos e melhorar a visão seguem algumas formas naturais ensinadas pela medicina ayurvédica:

ESTIMULAR OS MÚSCULOS DOS OLHOS

Essa técnica é simples e deve ser realizada pela manhã. Ao acordar, lave o rosto com água, de preferência fria. Em seguida, encha a boca com água, feche os olhos e ao mesmo tempo jogue água fria nos olhos, isso estimula os músculos dos olhos, devido à pressão exercida pela água na boca. A água fria no rosto ajuda a animar as terminações nervosas e rejuvenesce a pele.

MASSAGEM NOS OLHOS

Esse cuidado é ótimo para pessoas que trabalham por longas horas na frente de computadores. Segure as sobrancelhas entre o polegar e o indicador, de forma que o polegar fique acima da sobrancelha e o dedo indicador abaixo.

Pressione suavemente e alise as sobrancelhas, exercendo uma leve pressão em todos os pontos. Em seguida, passe o polegar de forma suave na órbita do olho. Faça este exercício, com frequência, a cada três ou quatro horas para melhorar a circulação em volta dos olhos. Esse movimento melhora a circulação ao redor dos olhos, os ajudando a se recuperar da fadiga de olhar demais para a tela de computador.

EXERCÍCIO PARA MELHORAR A VISÃO

Este exercício tem a finalidade de estimular os músculos ao redor do globo ocular, no interior da cavidade ocular. Gire seus globos oculares, primeiro para a direita e para a esquerda, depois para cima e para baixo. Faça isso no sentido horário e anti-horário, em torno de três a quatro vezes.

DESCANSO PARA OS OLHOS

Esta técnica é uma prática utilizada há muito tempo na medicina ayurvédica. Posteriormente, o optometrista Dr. Bates, a nomeou de palming e consiste em esfregar as palmas de ambas as mãos por 30 segundos, até ficarem quentes com o calor produzido, para em seguida colocá-las gentilmente sobre os olhos, mantendo-as nessa posição por um minuto ou até que o calor das mãos diminua.

Terminado o procedimento, abrem-se os olhos devagar, tendo o cuidado para não olhar diretamente para nenhum focos de luz logo em seguida, para os olhos poderem se adaptarem gradualmente ao contato com a claridade e a luz.

CRIE O HÁBITO DE PISCAR

Piscar é importante para os olhos para renovar a umidade no globo ocular. Com as atividades da vida moderna e tela de computador os olhos ficam muito na mesma posição, sem movimento e até sem piscar como deveria, isto faz com que fiquem secos, dolorido, cansados e até com ardência. Para os olhos relaxarem, habitue-se a piscar mais.

FICAR COM OS OLHOS FECHADOS

O sono é essencial para o corpo e os olhos. Meditar por cerca de dez minutos antes de ir para a cama ajuda a ter um sono melhor e relaxa os olhos.

4. Alimentação para ter olhos saudáveis

Segue uma lista de alimentos que contribuem para a saúde dos olhos e uma boa visão:

Frutos secos, nozes, amêndoas, passas e figos: uma receita desintoxicante que faz bem para o corpo e para os olhos é colocar seis amêndoas e 15 passas em um copo de água e deixar em descanso durante a noite. Pela manhã tomar essa água em jejum, as amêndoas e passas pode-se aproveitá-las em vitaminas e receitas.

Cenoura: outro bom remédio caseiro e natural que faz bem aos olhos é tomar uma xícara de suco de cenoura com o estômago vazio pela manhã. A cenoura têm muita vitamina A, além de ser antioxidante.

Alimentos ricos em cobre: o cobre é um mineral que atua como agente antibacteriano. Os especialistas em medicina ayurvedica recomendam beber 1 litro de água, armazenada durante a noite em um recipiente de cobre. Beber esta água beneficia os olhos com as propriedades curativas e purificantes do cobre.

Alimentos que contêm zeaxantina: a zeaxantina é um carotenoide com poder antioxidante que atua diretamente na constituição dos olhos. Os alimentos fontes ricas de zeaxantina são as folhas verdes como: couve, acelga, espinafre e agrião.

Alimentos ricos em luteína: a luteína, assim como a zeaxantina é carotenoide encontrada no olho humano. Esses dois nutrientes contribuem para uma o boa visão e olhos saudáveis. A luteína é encontrada em frutas como laranja, mamão, pêssego e kiwi. Um suco super-saudável para os olhos é o de cenoura com laranja, unindo a vitamina A com a luteína um bom reforço nutricional que traz benefícios aos olhos e a visão.

5. Receita de colírio caseiro e compressa para os olhos

RECEITA DE COLÍRIO NATURAL

Ingredientes

  • 1 copo de água filtrada
  • 2 colheres de erva-doce ou de chá verde

Preparo

  • Ferver a água filtrada para fazer uma infusão de erva-doce ou chá verde, deixando a erva escolhida liberar seus princípios por uns 15 minutos.
  • Após a infusão, coe a infusão em um coador de café pelo menos 3 vezes.
  • Guarde o colírio em um recipiente adequado, previamente fervido e com tampa, de preferência em vidro escuro.
  • Espere esfriar e use durante o dia.

Observação: não guarde o colírio caseiro para usar no dia seguinte, pois além de perder suas propriedades, pode fermentar.

COMPRESSAS MORNAS CAMOMILA OU EUFRÁSIA

Faça uma infusão com camomila ou eufrásia, deixe amornar e aplique nos olhos com um algodão.

AVISO: todos os cuidados descritos neste conteúdo visam prevenir e cuidar dos olhos, mas não substituem tratamentos médicos específicos quando se fazem necessários.

6. Causas e Tipos de Inflamação nos Olhos

São inúmeras as condições que podem deixar os olhos inflamados. Algumas delas são:

Alergias

Causadas por poeria, poluição ou produtos irritantes como os produtos de limpeza e de higiene, provocando reações de defesa do organismo que provocam dilatação nos vasos sanguíneos, causando vermelhidão e inchaço no local.

Lentes de contato

A inflamação por lentes de contatos ocorrem quando são manuseadas sem os devidos cuidados necessários, como: lavar as mãos ou limpá-las adequadamente. Outras causas são o uso de lentes vencidas, nadar e dormir com as lentes.

Conjuntivite

Este problema ocular é uma inflamação na conjuntiva (tecido interno em volta do olho) que pode ser desencadeada por vírus, bactérias, fungos ou alergias, e causam inchaço, dor, vermelhidão, olhos lacrimejantes e coceira no local.

Terçol

O terçol se manifesta com pequenas bolhas e inchaço nas pálpebras inferiores ou superiores. É causado por uma infecção bacteriana seguida de inflamação.

Síndrome do Olho Seco

A síndrome do olho seco pode ocorrer em indivíduos que passam muitas horas em frente da televisão, computador, tablets ou celulares, causando vermelhidão e irritação nos olhos.

Acúmulo de Líquido

Em decorrência de vários tipos de problemas oculares alguns fluidos (líquidos) podem se acumular nos tecidos (conjuntivas) em volta dos olhos, causando inchaço nas pálpebras, que pode vir acompanhado de dor.

Blefarite

Inflamação crônica, por não ter cura, podendo ser controlada e tratada. A blefarite acontece quando há produção exagerada de uma camada de gordura nos olhos. As pálpebras ficam inchadas e doloridas, podendo haver caspas, perda dos cílios e alteração da pele da pálpebra.

Uveíte

A uveíte é a inflamação da úvea, parte da frente do olho que sustenta a íris. Os sintomas são vermelhidão, sensibilidade à luz , ardência e dor intensa no local.

Ceratite

A ceratite provoca dor, vermelhidão, irritação, sensibilidade a luz e sensação de corpo estranho no olho. Acontece quando algum agente, como um fungo, por exemplo, infecta o olho, formando uma camada de pele sobre a pupila, que pode afetar até visão.

setaPOR QUE OS OLHOS FICAM VERMELHOS NA PISCINA? 5 REMÉDIOS NATURAIS PARA RESOLVER O PROBLEMA

7. Problemas oculares mais graves

As doenças mais graves que podem ocorrer nos olhos são:

Glaucoma

Doença ocular que geralmente afeta pessoas com mais de 50 anos e é desencadeada pelo aumento da pressão ocular nos olhos.

Celulite orbitária

Rara infecção bacteriana que ocorre ao redor dos olhos. Causa inchaço na pálpebra, dor, podendo se estender a bochecha, sobrancelha e olhos. Provoca febre, diminuição da visão e dor ao mover os olhos.

Doença de Graves

Inflamação dos olhos causada por hipertireoidismo. Os sintomas são pálpebras inchadas, olhos esbugalhados, diplopia (visão dupla) e ptose (pálpebras caídas).

Herpes ocular

O vírus do herpes comum pode causar sintomas parecidos com os da conjuntivite, mas com maior gravidade.

8. Como prevenir a inflamação e problemas nos olhos

  • Não esfregue os olhos
  • Mantenha os olhos fechados dentro do mar ou piscina
  • Não utilize água de torneira para lavar os olhos
  • Use lentes de contato no máximo por 6 horas, lave sempre as mãos antes de manuseá-las, não durma com as mesmas e guarde-as em um estojo limpo com uma solução específica.
  • Evite ficar muito horas em frente ao celular, tablet ou computador
  • Tenha sono regular, pois dormir pouco pode causar secura nos olhos
  • Cuidado com maquiagens, cremes e loções que possam causar alergia nos olhos.
 

9. Os olhos e o sentido da visão

Os olhos são importantes órgãos de nosso corpo, através deles vemos, lemos, contemplamos, admiramos e expressamos nossos sentimentos, por isso cuidar deles é preservar tudo que nos proporcionam para que possamos interagir neste mundo e manter o brilho no olhar.

Talvez te interesse ler também:

setaBOLSAS NOS OLHOS: CAUSAS E COMO ELIMINÁ-LAS COM REMÉDIOS NATURAIS

setaVOCÊ TEM RUGAS AO REDOR DOS OLHOS? PARA OS OUTROS VOCÊ É MAIS SINCERO

setaIRIDOLOGIA: OS OLHOS SÃO O ESPELHO DA ALMA MAS TAMBÉM DO CORPO E DA MENTE

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!