Olhos vermelhos de piscina? 5 remédios naturais para resolver o problema


Quem já não foi à piscina e saiu dela com os olhos vermelhos e ardendo? A sabedoria popular diz que a culpa é do cloro. Mas será que é mesmo?

A culpa dos olhos vermelhos não é só do cloro

O cloro é usado nas piscinas para deixá-la com a aparência de limpa, afinal, ele deixa a água mais clara, além de matar micro-organismos. Entretanto, segundo Michael J. Beach, diretor-adjunto do programa Water Quality and Health Council, o que faz os olhos ficarem vermelhos quando entramos na piscina é a relação do cloro com a urina e o suor.

Ou seja, cada um de nós, ao entrar em uma piscina, contribui para contaminá-la. Por isso, a máxima “não faça xixi na piscina” deve ser seguida à risca.

As doenças aquáticas parecem que vêm aumentando e estão no topo da lista de contaminação as piscinas, os parques aquáticos e as banheiras de hidromassagem, segundo informa o portal RTP.

O problema não é só ficar com os olhos vermelhos (tem muito xixi nas piscinas)

Um estudo realizado pela Universidade de Alberta (Canadá) em 31 piscinas identificou a presença de urina em todas elas. A combinação cloro e xixi pode causar uma série de problemas, sobretudo, em pessoas mais suscetíveis, como: problemas respiratórios, cardíacos, neurológicos, irritação nos olhos, ouvidos e pele, de acordo com o UOL.

Existem remédios naturais para amenizar a vermelhidão dos olhos?

A boa notícia é que existem sim. Confira:

Colírio caseiro

Faça um colírio com bicarbonato de sódio, que ajuda a aliviar os olhos irritados. Entretanto, o método não é comprovado cientificamente, segundo o WikiHow. Mas, se quiser testar, misture 1/4 de uma colher de chá contendo bicarbonato de sódio com 1/2 copo d’água. Mergulhe uma bola de algodão na mistura e esprema-a sobre seus olhos para banhá-los. Pisque algumas vezes para que seus olhos sejam bem cobertos com a solução. Se a irritação aumentar ou não passar dentro de alguns minutos, enxague os olhos com água fresca.

Compressa fria de camomila

A camomila ajuda a resolver, entre outros problemas, os oculares, tanto que muitos colírios naturais são feitos com essa planta. Basta fazer um chá e aplicá-lo com a ajuda de um algodão ou colocar o próprio saquinho, depois de ter feito o chá, sobre os olhos. Mas em ambos os casos use a camomila, saquinho ou chá, gelada.

Pepino

O pepino ajuda a acabar com o inchaço e a irritação ocular. Coloque uma rodela de pepino em cada olho e deixar atuar durante 20 minutos. Quando for fazer isso, procure uma posição relaxante, como sugere o 8 ou 80 Foto.

Batata

Assim como o pepino, a batata também ajuda a eliminar a irritação dos olhos e o inchaço. Coloque rodelas frias de batata por 10 minutos sobre os olhos.

Dica: mergulhe as rodelas de pepino e de batata em água gelada.

Água e açúcar

Se os seus olhos estiverem avermelhados ou irritados, leve água para ferver em uma panela. Adicione algumas colheres de chá de açúcar, mexa e espere a água recomeçar a ferver. Nesse ponto, desligue e deixe esfriar. Em seguida, utilize uma gaze para absorver o líquido que deverá ser aplicado sobre os olhos para aliviar a vermelhidão.

Antes de entrar em uma piscina, considere que ela provavelmente tem xixi e que a combinação cloro e urina é prejudicial `a saúde dos olhos. Por isso, tenha os ingredientes dessas receitas em mãos naquele dia em que você for tomar sol na piscina.

Talvez te interesse ler também:

BIOPISCINAS: RESERVA DE ÁGUA BOA EM CASA

COMO GARANTIR BRINCADEIRAS COM DIVERSÃO E SEGURANÇA

MICOSE NAS UNHAS: POR QUE OCORRE E QUAIS REMÉDIOS NATURAIS USAR




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...