Cabelos Cacheados: 15 Remédios caseiros para uma hidratação perfeita


Se você é cacheada, conhece bem a luta que é manter seus cabelos hidratados e sem frizz. Isso se dá pelo falo de que, o cabelo, sendo encaracolado, os óleos naturais do couro cabeludo levam mais tempo pra chegar da raiz até as pontas, o que geralmente faz com que seus cabelos sejam ressecados da metade pra baixo.

Esse post elenca dicas simples, caseiras e baratas pra que você deixe esse problema pra trás de vez.

Existem dicas básicas que, inicialmente podem ajudar a melhorar a qualidade do seu cabelo, como por exemplo:

  • trocar a sua fronha comum por uma de cetim, já que o algodão, alem de sugar a hidratação do seu cabelo, também causa muita fricção quando você se mexe enquanto dorme, já o cetim diminui a fricção, logo diminui aquele frizz chato pela manhã.
  • Outra dica é diminuir ao máximo o uso de ferramentas que usam calor, já que elas ressecam ainda mais os fios. Usar um difusor para secar o seu cabelo vai garantir cachos definidos e bonitos, ao contrário do uso do secador sozinho, que acaba fazendo uma bagunça no cabelo.
  • Trocar a sua escova por um pente também pode ser uma saída simples pra acabar com o frizz, porque as cerdas da escova friccionam os cabelos e deixam aquela aparência de “nuvem”, já os dentes do pente escorregam facilmente pelos cabelos desfazendo os nós e mantendo os cachos no lugar.
  • Por último, você deve evitar produtos com alta concentração de álcool, com sprays e mousses, já que esse agente suga a hidratação dos cabelos. Se estiver precisando de algo para modelar os cabelos, escolha produtos solúveis em água ou em forma de espuma, eles trarão controle e volume sem prejudicar seus fios.

Dito isso, vamos às dicas caseiras pra impulsionar de vez a sua hidratação e dizer oi pra cachos lindos e hidratados:

Corte sulfatos e petrolatos

Nós já vimos que os cabelos cacheados tem certa dificuldade em manter a hidratação própria do couro cabeludo, e esses agentes nada mais fazem alem de ressecá-los ainda mais.

Uma forma simples de fazer isso em casa é trocar seu shampoo por bicarbonato de sódio e vinagre.

Uma colher de sopa do bicarbonato dissolvido em dois copos de água vai fazer as vezes do shampoo, diluindo a gordura e limpando os fios, mas o bicarbonato é alcalino e vai abrir as escamas do cabelo, então você deve enxaguá-lo com duas colheres de sopa de vinagre de maçã dissolvido em dois copos de água, que você deve jogar no cabelo e esperar um minutinho. Depois é só enxaguar com água e prontinho!

Essa dupla vai remover produtos acumulados no couro cabeludo e garantir um cabelo com volume e bem soltinho. Você pode estranhar no começo a lavagem sem espuma, mas os resultados vão te surpreender.

Umectação

oleo de coco

Você pode já estar cansada de ouvir essa dica, mas é que ela é tão boa que não poderia ficar de fora.

Você vai precisar colocar uma colher ou duas de óleo de coco (ou outro óleo vegetal de sua preferência) num potinho e amorna-lo, depois passar nos cabelos, mecha por mecha, e também na raiz, não se esquecendo de massagear o couro cabeludo, pois isso ativará a circulação sanguínea e estimulará o crescimento de fios saudáveis.

Depois, é só deixar o óleo no cabelo por duas horas, ou então dormir com ele, e depois lavar com água fria e passar duas vezes um shampoo indicado pra cabelos cacheados (de preferência sem sulfato e petrolato).

Hidratação com ovos

Ovos são riquíssimos em proteínas e gorduras, por isso são ótimos remédios para os cabelos.

Você só precisa misturar um ovo com duas colheres de chá de azeite de oliva extra virgem e massagear essa mistura no couro cabeludo e todo o comprimento do cabelo e cobrir com uma touca de banho, depois de 30 minutos é só lavar com shampoo.

Abacate

abacate

O abacate é muito eficiente para hidratar cabelos cacheados e vai deixar seu cabelo brilhante, macio e fácil de manusear.

Tudo o que você precisa fazer é amassar um abacate pequeno com duas colheres de sopa de iogurte natural, o que vai ficar com textura de creme. Você também pode substituir o iogurte por algum óleo ou leite de coco.

Depois de lavar os cabelo com shampoo é só aplicar essa mascara e deixar agir por 30 minutos. Depois é só enxaguar.

Sementes de feno grego

O feno grego é rico em lecitina, que é um agente emulsificante, e é encontrado em lojas de produtor naturais.

Para utilizá-lo, basta deixar de 3 a 5 colheres de sopa de molho em água durante uma noite, e então batê-las até obter uma pasta, e então misturar com uma colher de sopa de iogurte natural ou azeite de oliva extra-virgem. Passe essa mistura no cabelo todo, inclusive no couro cabeludo. Deixe por pelo menos um hora e depois lave os cabelos normalmente.

Babosa – Aloe Vera

babosa

A babosa já é velha conhecida nos cuidados com os cabelos, e não é pra menos, já que é rica em nutrientes. Ela ainda evita a queda, define os cachos e deixa os cabelos macios e brilhantes.

Seu gel pode ser utilizado puro (batido no liquidificador é mais fácil de espalhar), ou misturado na sua máscara de cabelos preferida, para intensificar seus efeitos.

Basta espalhar no cabelo todo e deixar por 30 minutos, depois é só lavar.

Água com gás

Essa dica pode parecer estranhada, mas devido ao pH baixo da água com gás, ela deixa os cabelos brilhantes e sem frizz, e os cachos definidos. Basta misturá-la em partes iguais com água comum e utilizar a mistura para enxaguar os cabelos após lavar e condicionar.

Mel

mel

O mel é um excelente hidratante e ajuda a recuperar a hidratação natural do cabelo.

Você deve misturá-lo em partes iguais com azeite de oliva extra virgem ou óleo de coco. Basta passar a mistura em todo o cabelo, do couro cabeludo às pontas, cobrir com touca e deixar por 30 minutos. Depois é só lavar.

Hibisco

Outra dica inesperada, o hibisco (flores e folha) é muito rico em diversas vitaminas, e por isso é um forte aliado no cuidado e crescimento dos cabelos. Essa receita é muito usada na Índia.

Você pode utilizar uma pasta obtida macetando folhas e flores e adicionando um pouquinho de hibisco em pó, pode deixá-lo imerso em óleo morno (de amêndoas, coco, ou azeita de oliva extra virgem) por 3 dias e utilizá-lo para a umectação ou ainda utilizar o chá, todas as receitinhas devem ser deixadas no cabelo por 30 minutos e depois enxaguadas.

Lembrando que loiras devem usar as flores claras, já que as vermelhas podem manchar os cabelos.

Azeite de oliva e açúcar mascavo

azeite de oliva

Essa receita é pra esfoliar o couro cabeludo, um procedimento que melhora a irrigação do couro cabeludo, potencializando a hidratação.

Você deve misturar 1 colher de açúcar mascavo com 2 colheres de azeite e massagear o couro cabeludo úmido com a mistura. Depois basta lavar os cabelos como de costume.

Amido de milho e água

Essa receita age como uma máscara condicionante para os fios, mas ao contrário das máscaras industrializadas,ela deve ser usada antes da lavagem dos cabelos.

Você deve misturar 1 colher de sopa de amido com 1 colher e meia de água, até obter uma textura de mingau, e então aplicar no comprimento dos fios e deixar agir por 20 minutos.

Você também pode adicionar óleos essenciais ou algum óleo vegetal (coco, rícino, etc) para potencializar a ação.

Leite no condicionador

Essa receita é excelente para fios porosos. Deve-se adicionar 200 ml de leite (integral de vaca ou de coco, se você for vegan) a 2 colheres de sopa do seu condicionador preferido e passar nos cabelo todo. Deixe agir por 20 minutos.

Essa mistura vai agir como um selante de cutículas e deixar os cabelos macios, sedosos e brilhantes.

Cenoura e beterraba

beterraba

Essa receita é diferente por ser líquida. Você vai bater bem no liquidificador meia cenoura crua, meia beterraba crua e meio copo de água filtrada. Depois coe e coloque em um borrifador. Basta aplicar abundantemente em todo o cabelo e aguardar 20 minutos. Essa misturinha não deixa os cabelos muito macios, mas o brilho e hidratação são garantidos.

Lembrando que por causa da beterraba, pode não ser uma boa ideia pra loiras.

Gel de linhaça

Você vai ferver em uma panela, 1 xícara de água com 1 colher de sopa de sementes de linhaça. Dessa forma a semente soltará o gel, depois é só coar e conservar na geladeira. Esse gel pode ser usado como um leave in, pois ele ativa os cachos, alem de ser muito hidratante. Você também pode misturá-lo ao seu creme finalizador de costume.

Camiseta velha

A última dica é muito simples, mas muito eficiente.

Ao secar o cabelo com uma toalha, a fricção acaba por causar muito frizz. Se você trocar a toalha por uma camiseta de malha macia, e secar os cabelos pressionando ao invés de esfregar, o frizz automaticamente será diminuído.

Super dicas!

Todas as dicas podem ser usadas de 1 a 2 vezes por semana. Essas receitinhas vão garantir cachos maravilhosos. Aproveite!!

Talvez te interesse ler também:

10 USOS DA CLARA DO OVO PARA A BELEZA DA PELE E CABELOS

COMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

CABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...