15 remédios naturais para tratar hematomas

remédios_naturais_hematomas

Hematomas são estas marcas que ficam depois de termos sofrido contusões, traumas por quedas, colisões acidentais, etc.

Também conhecidos como lívidos, os hematomas são acúmulo de sangue no órgão ou tecido afetado e tendem a mudar de cor até desaparecer naturalmente em cerca de duas semanas. Mas para acelerar este processo, podemos usar alguns remédios naturais no caso dos hematomas aparecerem em áreas expostas do corpo que você queira, ou precise, tê-los sem marcas, por causa de uma ocasião especial ou por trabalho.

1. Gelo

Logo após uma contusão ou uma queda, para evitar o aparecimento de hematomas, aplique imediatamente gelo envolto em um pano sobre a área machucada. Este sistema simples e econômico também irá ajudar a aliviar qualquer vermelhidão, inchaço ou dor.

2. Travesseiro com caroços de cereja ou bolsa térmica com água fria

Para resfriar e aliviar a dor na parte machucada, você pode usar um travesseiro de ervas preenchido com caroços de cereja, depois de ter sido colocado na geladeira. Também vale uma bolsa térmica com água fria.

setaLeia mais: TRAVESSEIRO DE ERVAS: OS DIVERSOS TIPOS E OS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

3. Arnica

Uma planta muito valiosa, especialmente no caso de ferimentos dolorosos. Ajuda a reduzir os hematomas, e também age como analgésico natural.

setaLeia mais: ARNICA: PROPRIEDADES E BENEFÍCIOS DE SEU USO PARA O NOSSO CORPO

4. Castanheiro-da-índia (Aesculus hippocastanum)

Uma planta muito usada na medicina popular contra problemas de circulação sanguínea. Tem propriedades anti-inflamatórias e ajuda a promover a reparação celular.

5. Erva-de-são-joão, hipérico

De nome científico Hypericum perforatum, a erva-de-são-joão é uma outra planta com propriedades anti-inflamatórias e de cicatrização, com qualidades vasoconstritoras que ajudarão o corpo a reabsorver antes o hematoma.

6. Aloe Vera

O gel da Aloe vera (babosa) tem excelentes propriedades anti-inflamatórias e também pode ser utilizado para evitar hematomas e inchaço.

setaLeia mais:  BABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

7. Manteiga de Karité

A manteiga de karité pode ser útil no caso de machucados que causam dor e hematomas. Esta substância natural tem qualidades calmantes. Ela deve ser aplicado em pequenas porções diretamente sobre a parte afetada.

setaLeia mais:  MANTEIGA DE KARITÊ: COSMÉTICA DE BOA QUALIDADE

8. Banana

Hematomas, e até mesmo pequenos cortes, podem ser tratados imediatamente usando uma fruta que todos nós temos em casa: a banana. Rica em potássio, tanto a polpa quanto a casca da banana podem ser usadas ​​simplesmente aplicando-as aos arranhões e cortes para ajudar na cicatrização, e nos hematomas para tentar acelerar o seu desaparecimento.

9. Batatas

Também sempre presente na nossa despensa, a batata pode ser usada contra hematomas e inchaço, mas também contra a queimadura solar.

setaLeia mais:  BATATAS: VERSÁTIL COMO ALIMENTO, ÚTIL COMO MEDICAMENTO E MAIS 1001 UTILIDADES

10. Vinagre de maçã

Algumas gotas de vinagre de maçã podem prevenir a acumulação de sangue após um trauma. Faça massagens suaves da área várias vezes por dia com este remédio natural para favorecer a dispersão do sangue.

11. Sementes de trigo-sarraceno

Na medicina natural, as sementes de trigo-sarraceno são usadas ​​para fazer chás ou compressas para promover a circulação do sangue. Em caso de hematomas ou escoriações, faça um sachê destas sementes com água, capaz de reter calor e umidade.

12. Acerola

A acerola estimula o sistema imunológico, desenvolve uma ação antioxidante inativando os radicais livres e pode ser útil para reequilibrar os capilares sanguíneos em caso de hematomas.

setaLeia mais: ACEROLA: PROPRIEDADE, BENEFÍCIOS, USOS E CONTRAINDICAÇÕES

13. Argila Verde

Graças às suas propriedades absorventes, a argila verde pode ser útil nos casos de inchaço e hematomas.

setaLeia mais: ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

14. Salsa

A salsa é conhecida por suas propriedades calmantes. É possível aplicar a salsa picada diretamente na área afetada, ou fazer uma infusão para ser passada com a ajuda de um chumaço de algodão sobre o machucado.

15. Calêndula

Esta planta medicinal é especialmente conhecida por suas propriedades antiespasmódica, anti-inflamatória e antiedema e também por sua capacidade de aliviar a dor. Pode ajudar a aliviar contusões e reduzir hematomas.

setaLeia mais: CALÊNDULA - PROPRIEDADES E INDICAÇÕES DE USO