Olheiras: causas e remédios naturais

olheiras-remedios-naturais

Olheiras, não aquelas de cansaço depois de um dia pesado, podem indicar alguns problemas de saúde sobre os quais você precisará tomar alguma atitude.

Conheça aqui algumas das causas do aparecimentos de olheiras e alguns remédios naturais para ajudar a minimizá-las.

Causas de olheiras

 

1) Afinamento da pele

Acontece quando envelhecemos. A pele vai se tornando mais fina e delicada, começam a aparecer os vasos sanguíneos, e as olheiras ressaltam. Isso pode se agravar com a exposição excessiva ao sol.

2) Alergias

Em muitos casos podem ser sinal de alergia primaveril, rinite, febre dos fenos. Observe quando aparecem suas olheiras e se é época de floração, se há muita poeira no ambiente, etc. Ou se estão relacionadas a algum alimento novo que você ingeriu.
Leia mais:

3) A retenção de líquidos e desidratação

Se você está desidratada vão aparecer olheiras embaixo dos seus olhos. Também aparecerão se você estiver retendo líquidos, o que pode estar relacionado a problemas cardíacos, de tiroide, de rins ou de fígado. A ingestão de algumas drogas também causam olheiras.

4) Genética

Condições genéticas específicas fazem com que toda uma família tenha olheiras mais evidentes. Nada a fazer quanto a isso, descartando-se qualquer dos problemas de saúde mencionados antes.

5) Insônia

Dormir pouco, dormir mal, acordar várias vezes à noite também causam olheiras.

4) Anemia

Quando seu sangue tem falta de ferro, você está doente, está anêmica, e essa condição causa olheiras. São um aviso do seu corpo.

Leia também: seta ANEMIA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA SUPRIR A CARÊNCIA DE FERRO

O que fazer - remédios naturais para olheiras

 

1) Antioxidantes

Quando as olheiras são causadas por fragilidade capilar, incrementa a ingestão de alimentos ricos em antioxidantes como amoras, mirtilos, salsinha, cebola, feijão e romã. Tome chá verde ou chá preto. E coma bananas

2) Vitamina C

Também para fortalecer os capilares, aumente a ingestão diária de frutas e legumes ricos em vitamina C: laranjas, cenouras , kiwi, limão, pimentão, morangos, tomates e alface.

Leia também: seta VITAMINA C PODE FAZER TÃO BEM QUANTO ATIVIDADES FÍSICAS

3) Compressas com chá frio

O chá preto, verde, ou de camomila gelado ajuda a reduzir as olheiras. Aproveite o saquinho de chá que você tomou para fazer essa compressa. Se dê alguns minutos, deitada com os olhos cobertos por eles.

4) Rodelas de pepino

Também são ótimas para reduzir olheiras e acalmar a irritação dos olhos. Deixe as rodelas de pepino, por 15 minutos sobre os olhos fechados, enquanto relaxa ou tira uma soneca.

5) Durma mais e melhor

Se o problema é a falta de sono, então o jeito é você dormir mais e melhor.

Leia mais: seta INSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

6) Compressa com suco de tomate

Encharque pedaços de algodão com suco frio de tomate e aplique nos olhos, em compressa. Cubra toda a região dos olhos e a pele abaixo destes.

7) Relaxamento

Relaxar alguns momentos, durante o dia, pode te ajudar a reduzir as olheiras derivadas do estresse e da correria.

Leia mais: setaVOCÊ SABE COMO MEDITAR EM UM INSTANTE?

8) Equilíbrio Alimentar

Tenha mais cuidado com a sua alimentação e privilegie alimentos que melhorem a sua função renal como: nozes, pistache, framboesas, erva-doce e sementes de endro.

10) Compressas de rodelas de batatas

Rodelas finas de batata crua são excelentes para reduzir olheira, e também aquela dor de cabeça chata que te atinge no final do dia, ou após muitas horas de computador. Aplique as rodelas em toda a testa e nos olhos, e descanse um pouco, respire.

Leia também:

seta ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?

seta MINDFULNESS, A MEDITAÇÃO DA ATENÇÃO PLENA

seta DIETA E INSÔNIA: O QUE DEVEMOS COMER PARA DORMIR MELHOR?