Para acabar com os piolhos: 6 remédios naturais

Toda criança vai ter piolhos pelo menos algumas vezes na vida. E os adultos, também, claro. Êta bichinho chato esse tal de piolho. Coça, infesta, passa de um para outro na escola, em casa...

Mas existe alguns remédios naturais que você pode usar para controlar e mesmo erradicar os piolhos dos cabelos de seus filhos, e dos seus, claro.

Essência de lavanda

Cheiro bom da lavanda...muita gente gosta.

Você pode comprar a essência de lavanda em casas de produtos naturais. A aplicação é simples – basta lavar os cabelos, acondicionar, retirar o excesso de água com a toalha e secar levemente com o secador. Aplique algumas gotas da lavanda no couro cabeludo, massageie bem e espalhe com os dedos, pelos fios. Depois passe o pente fino. Piolho não gosta desse cheirinho bom.

Vinagre de Maçã

Misture vinagre de maçã no seu creme de pentear e use sempre, depois de lavar o cabelo. É eficaz e deixa o cabelo bem tratado, com um brilho especial. O vinagre ajuda a desprender as lêndeas do cabelo impedindo novas reinfestações. Use como preventivo também.

Azeite de Oliva ou Óleo de Coco

Com eles você faz uma touca nos cabelos, massageando bem. Deixe ficar por 5 horas, ou se preferir, durma com o cabelo em óleo. Os piolhos morrem e o seu cabelo ficará brilhante e umectado. De manhã, lave normalmente o cabelo e, em seguida, aplique uma mistura condicionante com vinagre e creme de pentear, por exemplo.

Vinagre + Condicionador

No cabelo úmido aplique 2 colheres de condicionador com 3 colheres de vinagre de maçã. Também pode aplicar com um borrifador o vinagre diretamente. Depois de encharcar bem o cabelo, passe o pente fino, enxágüe e lave normalmente.

Óleos essenciais

Óleos aromáticos de jasmim, laranja, tangerina, ylang-ylang, eucalipto, alecrim, gerânio, anis e a já falada lavanda são especialmente eficazes contra as infestações de piolhos nos cabelos. Escolha seu óleo, o que mais lhe agrade, e acrescente algumas gotas deste ao seu shampoo ou creme de pentear. Use diariamente.

Leia mais: ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

Folhas de eucalipto ou alecrim

Se você usa folhas então deve fazer um chá bem forte com elas e aplicar nos cabelos já limpos. Deixe agir por, pelo menos meia hora. Não é preciso enxaguar depois. Os cheiros fortes asfixiam os piolhos que morrem logo. Depois, basta passar o pente fino e retirar os que encontrar, assim como as lêndeas.

Leia também:

CABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS

CABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU