10 remédios naturais para pequenos inconvenientes nas férias


Queimadura de sol, erupções cutâneas, picadas de insetos, enjoo, náusea e prisão de ventre. Aqui estão alguns dos pequenos problemas que podem surgir durante nossas viagens. Felizmente, da geladeira e da despensa vêm, em nosso auxílio, 10 remédios naturais para resolver pequenos problemas que podem acontecer enquanto estamos em férias.

Dor de cabeça passa com batata

Aliviar a dor de cabeça e a sensação de peso nos olhos com batata. Como fazer? Descasque e corte as batatas em fatias de cerca de meio centímetro. Deite-se e coloque as fatias de batata na testa, têmporas e olhos. Os olhos irão se sentir mais leves e, gradualmente, as dores de cabeça deverão desaparecer.

Queimadura solar: use alface, pepino, batata ou babosa

Se a sua pele foi literalmente queimada pelo sol, tente preparar uma compressa com alface. Ferva algumas folhas de alface na água por alguns minutos. Escorra a água e a coloque em uma tigela, deixando repousar o líquido resultante até que se esfrie. Despeje a água ou pulverize-a com a ajuda de um spray. Use-a para fazer os compressas que devem ser aplicadas nas queimaduras com algodão. Outros remédios que podem ser aplicados sobre a pele queimada, por sua ação refrescante, são Gel de Aloe Vera (babosa), cascas ou fatias de batata, fatias de pepino e tomate.

Picadas de insetos: a cebola é um remédio antigo

Se o seu problema for picadas de insetos, veja um remédio popular e antigo: Fatie uma cebola e aplique-a sobre a área que causa desconforto, fazendo uma compressa ou pequeno curativo. Deixe agir por duas horas. Outros remédios úteis em alternativa à cebola são usar um dente de alho ou um pedaço de alho-poró.

Náuseas: a solução é o gengibre

Gengibre é sempre uma boa solução para evitar e aliviar náuseas. A náusea pode ocorrer especialmente durante a viagem – seja em carro, ônibus ou navio. Tente mastigar um pedaço de gengibre fresco antes da partida ou durante a viagem para suavizar o problema. O mesmo remédio é válido se você sentir uma dor de garganta que está para surgir.

Eritema solar: use aloe vera

Se você tiver como retirar o gel da aloe vera (babosa) diretamente das folhas das plântulas, ótimo! Bata-o no liquidificador para obter um creme fácil de se espalhar ou passe o gel diretamente. O creme pode ser conservado em um frasco de vidro na geladeira e estará sempre à sua disposição, para ser usado em casos de queimaduras solares, eritemas e picadas de insetos. O conselho é refrigerar também o gel de aloe vera comprado, para se manter sempre refrescante.

Prisão de ventre: ameixas e figos à vontade

Além do iogurte clássico (também vegetal, o importante é que é seja rico em probióticos); o que podemos comer durante as férias para evitar a prisão de ventre? O verão é a estação de figos e ameixas, dois alimentos muito recomendados para resolver o problema da prisão de ventre. Você pode desfrutar de tais frutas tanto frescas quanto secas.

Barriga inchada: coma uma maçã

Uma maçã por dia mantém o médico longe, como diz um velho provérbio; agora essa frase já é tida como verdadeira, até mesmo pela ciência. Enriqueça sua dieta com frutas ricas em fibras, como as maçãs, de modo a permitir o trânsito intestinal, melhorar a digestão, prevenir e aliviar o inchaço abdominal. Caso sofra de inchaço abdominal e fermentação, consuma frutas frescas longe das refeições.

Digestão difícil: beba água e limão

Na parte da manhã, esprema o suco fresco de meio limão, dilua-o em um copo de água à temperatura ambiente e beba com o estômago vazio. Beber água com limão é um remédio natural para a digestão difícil. Ajuda a reduzir a azia e o inchaço.

Mau hálito: hortelã fresco nele

Má digestão e refeições irregulares durante as férias podem levar ao aparecimento de mau hálito. Como higienizar a boca rapidamente, para evitar o mau hálito? Mastigue algumas folhas de hortelã ou de salsinha frescas!

Contusões: gelo

Em férias, pequenos acidentes podem acontecer, especialmente durante a caminhada ou em um passeio de bicicleta. Apenas chegue em casa, aplique o remédio natural clássico para usar em caso de contusões, ou seja, o gelo, que irá ajudar a aliviar a vermelhidão, o inchaço e a dor.

Leia também:

OS MELHORES MÉTODOS PARA REGAR AS PLANTAS QUANDO VOCÊ SAI DE FÉRIAS

FÉRIAS: 7 COISAS PARA SABER ANTES DE VIAJAR COM ANIMAIS DOMÉSTICOS

10 REGRAS PARA RESPEITAR A NATUREZA DURANTE AS FÉRIAS

REMÉDIOS NATURAIS PARA TRATAR QUEIMADURA DE ÁGUA-VIVA

13 REMÉDIOS NATURAIS PARA CURAR RESSACA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...