10 Remédios naturais para tratar queimaduras de água-viva


O que fazer se você tiver um contato acidental com uma água-viva? Existem vários remédios naturais para cuidar das lesões provocadas pelas medusas, e as recomendações mais conhecidas, infelizmente, são as piores a se fazer, como urinar, usar álcool ou amônia.

Veja aqui algumas dicas úteis.

A água do mar sim, água doce não!

Se uma água-viva de repente te tocar, saia imediatamente da água e mantenha molhada a área afetada com a própria água do marNão se lave com água doce o que favoreceria a liberação de mais toxinas.

Remova os tentáculos

Não entre em pânico, saia da água e peça ajuda se precisar. A água salgada ajuda na remoção dos tentáculos da água-viva, mas se isso não for o suficiente, nunca use objetos pontiagudos, como lâminas de faca ou de tesoura. O conselho é usar um objeto rígido mas que não corte como por exemplo um cartão de crédito, um palito de sorvete. E cuidado para não provocar lesão nas mãos durante o procedimento.

Óleo de melaleuca

Se você nunca ouviu falar desse óleo conheça aqui todas as suas propriedades, pois ele é realmente fantástico. Para tratar queimaduras com água-viva usando o óleo da árvore-do-chá, ou tea tree oil como também é conhecido, leve um vidrinho de 10 ml para as suas férias contendo uma mistura de 1/3 do óleo essencial de melaleuca com 2/3 de óleo essencial de lavanda. O vidrinho pode ser útil também para desinfetar feridas.

Água e bicarbonato de sódio

Prepare uma mistura cremosa usando o bicarbonato com um pouco d’água. Coloque-a sobre a ferida e deixe-a em repouso durante pelo menos 30 segundos. O bicarbonato ajuda a aliviar o ardor. Evite coçar, tocar e esfregar a área, o que pode acionar mais células, as cnidoblastos, que contêm a toxina da medusa.

Não aos cortisonas e aos cremes esteróides

Os cremes esteróides e os cremes anti-histamínicos não afetam as picadas de medusas porque só entram em ação depois de 30 minutos, ou seja, quando a reação já atingiu o seu pico.

Nada de amônia ou urina

Entre os remédios populares mais usados para o tratamento de lesões provocadas por medusas, encontramos a aplicação de amoníaco, álcool ou urina. Estes são remédios que não encontram acordo na comunidade científica. Já o vinagre é indicado somente nos caso de lesões provocadas por medusas tropicais. No caso das medusas do mediterrâneo, o vinagre é contra-indicado pois poderia aumentar a sensação de ardor.

Ledum palustre

O Ledum palustre é um remédio homeopático recomendado para lesões provocadas por águas-vivas. É o mesmo produto considerado eficaz na prevenção de picadas de mosquito. Consulte um médico homeopata para prescrever este medicamento.

Urtica urens

Outro remédio homeopático sugerido em caso de lesões por medusas é o Urtica urens. Consulte um homeopata para a prescrição do medicamento.

Aloe vera e calêndula

Para aliviar as lesões provocadas pelas queimaduras, duas plantas úteis podem ser a babosa (aloe vera) e a calêndula. Lave bem as áreas afetadas antes com a água do mar e espere-as secar, retire tentáculos se houver para depois aplicar uma pomada ou gel a base de uma destas plantas (pode ser o gel da babosa retirado da própria planta)..

Quando chamar a ambulância ou ir ao Pronto Socorro

Picadas de medusas são irritantes mas geralmente não são fatais, exceto se a pessoa for muito sensível à peçonha.

No entanto, podem surgir complicações, apesar dos primeiros socorros oportunos.

Podem ocorrer:

  • dificuldades respiratórias
  • dificuldade para engolir
  • dor no peito
  • forte dor de cabeça
  • câimbras
  • náuseas e vômitos
  • erupções cutâneas

Pessoas alérgicas podem ter um choque anafilático.

Se sintomas inesperados aparecerem e o problema não for resolvido rapidamente, corra imediatamente para um Pronto Socorro.

Últimas dicas

Uma vez passado o ardor inicial. Evite tomar sol no lugar ferido ou use protetor solar para evitar cicatriz.

Não mate nem toque na água-viva que pode ser urticante ainda depois de morta. Os animais apenas se defendem, eles não têm maldade de machucar ou ferir os banhistas.

Talvez te interesse ler também:

8 remédios naturais para o verão – e que realmente funcionam!

As medusas (águas-vivas) mais venenosas do Brasil e do mundo

Imagens raras de uma água-viva que parece fogos de artifício. VÍDEO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...