Pão de tapioca superfácil: uma receita saudável e deliciosa com só 4 ingredientes


Saudável, nutritiva e deliciosa, a tapioca é uma iguaria brasileira cada vez mais apreciada em todo o país. Ela é uma excelente alternativa para quem faz uma dieta restritiva de glúten ou quer perder peso, evitando produtos com farinha branca.

A farinha da tapioca não contém glúten nem gordura e 100g dela tem 360 calorias. O seu alto nível glicêmico ajuda praticantes de atividades físicas a ganharem energia.

A tapioca é um produto brasileiro consumido pelos nossos povos originários, já que é derivada da mandioca, uma raiz comum na alimentação dos indígenas brasileiros. Valorizar a culinária brasileira é uma forma de valorizar o conhecimento do nosso povo sobre a alimentação natural e o enfrentamento da crise ecológica. Esse arcabouço cultural é o que o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos chama de “epistemologias do Sul”, um conceito com o qual ele vem trabalhando há alguns anos e explicou a O Globo em uma entrevista, por ocasião de sua recente visita ao Brasil.

Então, vamos aproveitar esse conhecimento que produz a farinha da tapioca e aprender uma receita deliciosa que cai muito bem com um cafezinho?

Receita de pão de tapioca

O canal do Youtube Pão da Casa ensina a fazer uma receita muita fácil e gostosa de pão de tapioca que acompanha super bem aquele café da tarde. Confira:

Ingredientes

  • 400g de tapioca
  • 4 ovos
  • 150g de queijo muçarela (ou outro que você preferir. Se for um queijo mais curado, a receita ficará com um sabor ainda mais marcante)
  • Sal a gosto

Procure utilizar farinha de tapioca e ovos orgânicos, para valorizar o pequeno produtor e garantir uma receita mais saudável e saborosa.

Modo de preparo

Não tem muito segredo.

Aqueça o forno. Coloque a tapioca em uma forma e leve-a ao forno de 5 a 10 minutos para secar. O objetivo é que ela fique como uma goma. Retirada do forno, vá esfarelando essa goma da tapioca até que ela se solte.

Em seguida, acrescente os demais ingredientes e misture-os bem até obter uma massa homogênea.

Molde os pães e coloque-os numa assadeira untada com manteiga e farinha.

Leva a assadeira ao forno por cerca de 20 minutos. É o tempo de passar um café e degustar junto com essa delícia!

Talvez te interesse ler também:

COMO FAZER TAPIOCA? A RECEITA MAIS SAUDÁVEL DE TODAS

BROWNIE DE TAPIOCA

A RECEITA DE PÃO DE QUEIJO MINEIRO PERFEITO: CROCANTE POR FORA, MACIO POR DENTRO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...