10 ideias de receitas com abóbora

Abóboras
Vamos aproveitar a época da abóbora (que vai de março a agosto) e fazer várias receitas deliciosas para desfrutar de todos os seus benefícios e sabor?

A abóbora é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2 e C, e contêm fibras, fósforo, ferro e magnésio. Além de ser um alimento super saudável e pouco calórico, é uma delícia e pode ser usado de diversos modos. Seu sabor levemente doce agrada também aos pequenos. Então, mãos à obra que a família inteira vai gostar!

1. Torta salgada de abóbora

torta abobora

Prepare a massa para a sua torta como de costume. Uma receita muito simples é misturar 250 gr de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem e apenas água suficiente para obter uma massa lisa e homogênea, para ser espalhada em uma assadeira coberta com papel de forno.

Para preparar o recheio da torta, doure no azeite extra-virgem uma cebola pequena e um pedaço de alho-poró cortados em tiras. Junte 400 gr de abóbora (somente a polpa já limpa, descascada e cortada em cubos pequenos) e deixe cozinhar com uma pitada de sal em uma panela tampada, no fogo bem baixo. Vire de vez em quando para não queimar. Se o seu fogo baixo for alto, coloque um pouquinho de água para evitar que se queime. Quando a abóbora estiver cozida, espere que o recheio se esfrie e coloque-o sobre a massa para ir ao forno. Adicione seus ingredientes preferidos: champignons, azeitonas, pimenta-do-reino em pó ou parmesão ralado em cima, se preferir. Asse a torta no forno a 180 °C por cerca de 25-30 minutos, até dourar.

2. Patê de abóbora, champignons e avelãs

Patê de abóbora, champignons e avelãs

Você pode fazer essa receita com a abóbora que sobrou de um outro prato ou cozinhá-la especialmente para esta.

Cozinhe 250gr de abóbora com pouca água em panela tampada e fogo baixo, juntamente com meia cebola média cortada em quadradinhos.

Enquanto a abóbora cozinha, corte 100gr de champignon e leve em uma frigideira para dourar juntamente com um fio de azeite, um dente de alho pequeno, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Bata 100gr de avelãs no liqüidificador ou mixer, até obter um pó. Leve o pó para tostar em uma frigideira antiaderente com uma colher de azeite em fogo médio por 3-4 minutos.

Quando a abóbora estiver cozida, bata-a no liqüidificador e depois junte o champignon, as avelãs, 70 gr de parmesão ralado e um potinho (ou menos, regule a consistência) de iogurte natural desnatado ou iogurte vegetal, até obter a consistência desejada.

O patê pode ser usado quente: para condimentar pastas (macarrão, etc) ou frio: para ser passado em torradinhas.

3. Chips de abóbora

Chips de abóbora

fonte foto: myrecipes.com

  • 1 abóbora pequena
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 pitada de sal marinho integral

Descasque e corte a abóbora em fatias finas, com uma espessura de poucos milímetros. Tempere com sal e azeite. Cozinhe em uma assadeira forrada com papel manteiga no forno a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até ficarem crocantes.

4. Gaspacho de abóbora

Gaspacho de abóbora

fonte foto: mercadocalabajio.com

Para 6-8 pessoas:

  • 800 gr de polpa de abóbora cozida
  • 2 tomates maduros
  • 2 pimentões vermelhos
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 1 fatia de pão
  • 1 punhado de salsa fresca
  • Sal e pimenta

Cozinhe a polpa da abóbora a vapor ou em panela tampada no fogo bem baixo. Deixe-a esfriar e bata a abóbora com o tomate, a cebola e o alho. Adicione uma fatia de pão velho amolecido em água, duas colheres de sopa de azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta. Deixe repousar o gazpacho de abóbora por pelo menos 2 horas antes de servir. Decore cada prato com salsinha, croutons e alguns cubinhos de pimentão vermelho.

5. Risoto de abóbora

Risoto de abóbora

Para preparar um risoto de abóbora para 4 pessoas você vai precisar de:

  • 320 gr de arroz especial para risoto,
  • 500 gr de abóbora, só a polpa, limpa, descascada e cortada em pedaços bem pequenos
  • 1 cebola cortada finamente,
  • 1 colher de sopa de azeite extra-virgem,
  • 1 punhado de salsa,
  • 1 pitada de noz-moscada,
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva e
  • 1 litro de água salgada ou caldo de legumes

Coloque a água para ferver (com uma colher de chá de sal ou um caldo de legumes*) e quando ferver abaixe o fogo e comece a fazer o risoto. Primeiro coloque a cebola para dourar em uma panela tipo wok. Junte o arroz e deixe-o tostar bem, mexendo sempre. Uma vez tostado, junte a abóbora e vá acionando a água fervendo em fogo baixo, aos poucos, com uma concha, e mexendo sempre, em fogo médio. Quando a água estiver quase secando, junte outra concha d'água e vá procedendo assim até que o arroz esteja cozido al dente. Nesse ponto desligue o fogo, junte a salsa, a noz moscada, o parmesão ralado e sirva.

Se a abóbora estiver cortada grande o arroz vai cozinhar e abóbora não. Então, uma outra opção é dar uma leve cozida na abóbora antes de levá-la ao fogo com o arroz, uns 10 minutos. A abóbora não deve desaparecer e virar uma sopa. Deve ficar uns pedacinhos pequenos.

Veja aqui como fazer caldo de legumes "Knorr" caseiro.

6. Sopa cremosa de abóbora

Sopa cremosa de abóbora

Uma opção muito fácil para se cozinhar abóbora em um prato light, saudável e gostoso.

Para 4 pessoas:

1 kg de abóbora

200gr de batata

1 cebola branca grande

azeite extra-virgem de oliva

sal e temperos a gosto (noz moscada, pimenta-do-reino ou alecrim combinam demais com abóbora e também com a batata)

Faça dourar a cebola cortada em pedacinhos no azeite extra-virgem. Junte a abóbora, sem casca e sem sementes, cortada em pedaços pequenos e também as batatas, cortadas e descascadas. Deixe que cozinhem em fogo bem baixinho. Junte pouco-pouco de água, somente para que não grudem no fundo da panela. O próprio vegetal solta sua água por isso, não precisa acrescentar muita água. Acrescente algumas "agulhas" de alecrim e sal a gosto. Se não gostar de alecrim (mas vai por mim que é bom), deixe para temperar a sopa no final com noz-moscada e ou pimenta do reino em pó.

Depois que a abóbora e a batata estiverem cozidas, bata  tudo no liquidificador ou mixer e sirva quente.

7. Abóbora ao forno

Abóbora ao forno

foto: http://www.salepepe.it/tecniche-base/tipi-verdura/come-preparare-zucca-forno/

Tão simples que voce não vai acreditar:

1 k de abóbora

30 gr de farinha de rosca

80 de parmesão ralado

azeite extra-virgem de oliva

sal a gosto.

Depois de lavada, descascada e limpa, corte a abóbora em fatias de 1,5 cm de espessura. Cozinhe-as ao vapor por uns 10 minutos e disponha os pedaços cozidos, um ao lado do outro, em uma travessa untada de azeite. Polvilhe por cima dos pedaços, uma pitada de sal, o queijo e por último a farinha de rosca. Leve a travessa ao forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos. Sirva quente.

8. Salada de abóbora

Salada de abóbora

Muito fácil! Basta limpar e cortar em cubos a abóbora (calcule a quantidade dependendo do número de pessoas que irão comer) e leve-as para cozinhar em água fervente por poucos minutos (deve ficar al dente). Tempere com azeite, limão, sementes de sésamo, sal, noz-moscada, pimenta-do-reino e ou com suas ervas frescas preferidas: salsinha, cebolinha, sálvia ou alecrim). Sirva com alface, rúcula ou com a sua hortaliça preferida. Não se esqueça que a água usada no cozimento pode ser reutilizada

9. Purê de abóbora

Purê de abóbora

Não só de batata se faz purê. Com a abóbora também se faz e fica muito bom. Você pode ver aqui a receita de purê de abóbora e de tantos outros.

10. Sementes de abóbora

Sementes de abóbora

E o que fazer com as sementes que sobraram das receitas acima? Deliciosos petiscos, doces e salgados, feitos com sementes de abóbora, também muito nutritivas e saudáveis.

Leia também:

seta15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA

setaSAIBA DA IMPORTÂNCIA DE SE ALIMENTAR COM ALIMENTOS DA ESTAÇÃO

setaCHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA