Como Fazer Muesli Caseiro – Receitas


Apesar de menos conhecido no Brasil, o muesli é uma excelente alternativa para quem quer consumir um alimento nutritivo. Muito semelhante à granola, esse mix de grãos, nozes, sementes e frutas, é uma opção mais interessante para o café da manhã, lanche da tarde e até mesmo para a ceia. Vamos aprender a fazer em casa esta iguaria.

Diz a história que o muesli foi desenvolvido por volta de 1900 pelo médico suíço Maximilian Bircher-Benner para os pacientes de seu hospital, onde uma dieta rica em frutas e vegetais frescos fazia parte essencial da terapia. O muesli teria sido inspirado por um “prato estranho” que ao médico e à sua esposa fora servido em uma caminhada nos Alpes suíços. O muesli originalmente criado por Bircher era encharcado durante a noite com água e suco de limão, e depois comido com iogurte.

Diferenças entre Muesli e Granola

A principal diferença entre o muesli e a granola é que a granola é acrescida de óleo e algum tipo de açúcar (como mel, xarope ou açúcar mascavo) e assada. Já o muesli é cru e não passa por adição de açúcar.

Apesar de ter os mesmos ingredientes, essa diferença no preparo faz do muesli uma alternativa menos calórica, com menos gordura e açúcar. Os benefícios para a saúde ao consumir esse importante cereal são muitos. As fibras contidas na mistura dão energia para o corpo, ajudam a regular o intestino e auxiliam ainda no combate às doenças cardiovasculares.

Agora que já conhece bem esse alimento, conheça 4 receitas para fazer muesli em casa.

1. Muesli Caseiro

O muesli é muito mais simples de fazer do que granola, e você pode escolher os itens que mais gosta. Essa receita, por exemplo, leva flocos de aveia, de arroz, sementes de girassol, de abóbora, alperces secos, nozes e coco desidratado. Armazenando em um pote bem fechado, o mix dura bastante tempo e fica muito bem com iogurte e frutas. Confira a receita completa no vídeo do Canal Made by Choices:

2. Muesli com Frutas

Existem várias formas de fazer muesli, mas vale lembrar que é sempre bom balancear os ingredientes e usar a aveia como base. Na receita do Canal Cabide FIT o mix é feito com 2 xícara de aveia em flocos, 1 xícara de flocos de arroz, 1 xícara de sementes, 1 xícara de frutas secas, meia xícara de nuts e 2 colheres (de sopa) de chia. Não há segredo e só misturar tudo e armazenar em um pote de vidro. Uma boa dica é consumir com frutas e leite vegetal. Fica uma delícia!

3. Muesli Hidratado

Outra forma bem interessante de preparar o muesli é hidrata-lo, antes do consumo. O preparo é o mesmo e leva ingredientes como semente de girassol, linhaça dourada, coco ralado, aveia grossa, gergelim e amêndoas. Depois de misturar bem todos os ingredientes, acrescente água e deixe em um recipiente tampado durante à noite. No outro dia os grãos e sementes terão absorvido toda a água, deixando o muesli com uma aparência viva e muito nutritivo.

4. Muesli com Leite de Castanha

Para os veganos, a receita de muesli com leite de castanha é uma boa pedida. Os ingredientes são: 4 xícaras de aveia grossa e hidratada, 2 xícaras de leite de castanha, 1 colher (sopa) de amêndoas, ¼ de xícara de tâmaras secas e picadas, 1 xícara de frutas secas, 1 colher (sopa) de canela em pó, pera e 1 xícara de agave. Ao incorporar o leite de castanha ao mix, o muesli fica mais úmido, macio e adocicado. Confira a receita completa no vídeo abaixo e aqui: como fazer o leite de castanha.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...