Como Cozinhar Arroz Negro: Receitas Vegetarianas


O arroz negro é um alimento super rico em antioxidantes, especificamente em antocianinas, a substância que lhe dá a sua típica cor escura. A antocianina ajuda na prevenção da degeneração das células e pode ser um fator de combate ao câncer, às doenças degenerativas e ao envelhecimento celular precoce. Este é apenas um dos motivos para incluir com mais frequência o arroz negro em tua dieta, variando-o vez ou outra com os vários outros tipos de arroz que a natureza nos deu.

Mas, para além de seus benefícios nutricionais, o arroz negro é de fato uma delícia. Conheça abaixo algumas receitas e, mãos à obra que vamos preparar deliciosos pratos com este ingrediente principal.

1. Arroz simples e puro (como cozinhar o arroz negro)

Sinceramente o sabor deste arroz é tão doce e peculiar que muitas vezes a melhor receita é mesmo a mais simples de todas, ou seja, arroz puro e nada mais.

Ingredientes:

  • arroz negro
  • água
  • sal
  • azeite

Modo de fazer:

Calcule para cada medida de arroz negro, 4 medidas de água.

Leve a água para ferver e quando ela levantar fervura, coloque o arroz para cozinhar em panela aberta.

Acrescente sal grosso a olho (depende da quantidade de arroz mas não exagere: a falta de sal se corrige enquanto o excesso não)

O tempo de cozimento depende da marca (geralmente vem informado na embalagem mas em média de 40 a 50 minutos)

Uma vez cozido, escorra o excesso d’água (como macarrão)

Sirva com um fio de azeite de oliva e opcionalmente acrescente salsinha picada ou pimenta-do-reino a gosto.

foto

Pronto. Este arroz simples e puro é uma delícia. Pode ser usado para acompanhar saladas, refogados, enfim, em qualquer prato, até em sopas fica bom!

Saiba mais sobre o ARROZ NEGRO: PROPRIEDADES, VALORES NUTRICIONAIS E COMO CONSUMIR

2. Arroz negro made in Brazil

Brasileiro adora mesmo um alho e uma cebola frita em tudo quanto é receita salgada. Então, para aqueles que não conseguem comer o arroz negro simples e puro, porque acham sem graça (não sabem o que estão perdendo mas enfim) lá vai um jeitinho brasileiro para fazer arroz negro:

Ingredientes:

  • meia cebola pequena
  • um dente pequeno de alho
  • azeite
  • sal
  • folhas de louro

Modo de fazer:

Calcule para cada medida de arroz negro, 3 medidas de água.

Leve o alho e a cebola no óleo ou azeite para dourar.

Acrescente uma medida de arroz negro e mexa bem durante alguns segundos.

Coloque folhas de louro, sal ou os temperos de tua preferência e, depois que o arroz se misturar bem ao tempero, acrescente três xícaras de água fervente e deixe cozinhar em fogo baixo com a panela semi tampada por uns 40, 50 minutos, até que os grãos estejam cozidos, macios.

Depois é só servir.

3. Salada Colorida com Arroz Negro, Ervilha e Rabanete

Esta é uma das 3 receitas de saladas diferentes que nós já tínhamos escrito antes aqui. É uma receita super saborosa e nutritiva. Fácil de fazer. Confira:

foto

Ingredientes para 4 pessoas:

250gr de arroz preto

120gr de ervilha congelada

200gr de abobrinha

120gr de rabanetes

30gr de alcaparras

2 dentes de alho

4 colheres de sopa de azeite extravirgem

1 raminho de hortelã

1 raminho de manjerona

1 raminho de manjericão

sal e peimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

Lave as alcaparras e as ervas aromáticas (manjericão, manjerona e hortelã) e bata tudo em um processador de alimentos com os dentes de alho e 1 colher de sopa de azeite, até que se obtenha um creme macio.

Leve a ervilha congelada para cozinhar em água fervente por 15 minutos ou conforme indicar a embalagem, escorra e reserve.

Lave os rabanetes e as abobrinhas e corte tudo em cubinhos da mesma dimensão mas mantenha-os separados.

Leve as abobrinhas juntamente com a ervilha para pegarem sabor em uma frigideira com 2 colheres de sopa de azeite por 7-8 minutos. Enquanto isso, cozinhe o arroz ao dente, escorra e passe-o sob uma corrente de água fria para bloquear o cozimento e tempere com 1 colher de sopa de azeite de oliva.

Transfira o arroz em uma tigela e tempere-o com o molho feito de ervas aromáticas, as ervilhas com as abobrinhas, os rabanetes e mais azeite extravirgem para em seguida, temperar com sal e pimenta.

Misture todos os ingredientes para distribuí-los uniformemente e sirva.

4. Paella Com Arroz Negro

Que tal uma paella com arroz negro? Esta receita da Natalia Werutsky leva 4 tipos de cogumelos, é ideal para quem adora este ingrediente. É uma receita super colorida, com grande variedade de nutrientes. Super saudável e a Natalia, que além de chef é também nutricionista, explica os benefícios da receita:

5. Arroz negro com queijo brie

Será que essa mistura dá certo? O Canal Receitas da Laurinha aposta que sim. A receita é super simples e leva somente 7 ingredientes: sal, alho e cebola, arroz negro, azeite e queijo brie. Confira:

Esperamos que tenham gostado das receitas e que adicionem mais essa maravilha, que é o arroz negro, em seu dia a dia.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...