Macarons: A Receita Original e 5 Saborosas Variantes (VÍDEOS)


Um biscoitinho francês que mais lembra um dos nossos “bem-casados” e, pelos vistos, é tão gostoso quanto é isso que são os macarrons que hoje estão tão na moda. Ou também lembram os suspiros pequenos, achatados e deliciosos mas, na verdade são bem mais do que isso.

Os macarons são bem diferentes dos brasileiríssimos “bem-casados”, maldade minha a comparação.

Os macarons são feitos de clara batida em neve, açúcar e farinha de amêndoas, bem ao estilo dos doces conventuais (dos conventos) antigos. Mas, diz a lenda que os macarons, nome que também quer dizermassa fina” vieram, afinal, da Veneza medieval e chegaram à França pela mão de Catarina de Médici, quando esta vienense se casou com o Duque de Orléans, futuro rei francês do então (que seria conhecido como Henrique II). Em pleno século XVI, “Le Renascense” (o Renascimento ou a Renascença, como preferir).

Os macarrons na pastelaria francesa e no mundo

Atualmente, os macarrons já são considerados uma especialidade da “pâtisserie française” e sua receita leva os nomes das cidades e regiões onde é feito com variações: Amiens, Boulay, Chartres, Cormery, Joyeuse, Le Dorat, Massiac, Montmorillon, Nancy, Réau, Saint-Émilion, St. Croix Lannion e Sault.

Porém, o macarrons mais famoso continua sendo o de Paris, que foi onde esses biscoitinhos leves e saborosos foram juntados, dois a dois, com um recheio de creme, geleia ou ganache, com creme de leite e chocolate.

Como se faz os macarrons?

Você lembra daqueles merengues (suspiros) assados, que a gente sempre fazia com a sobra da clara em neve batida? Bem, os macarons são feitos quase do mesmo jeito só que, na clara batida em neve se mistura farinha de amêndoas e açúcar de confeiteiro.

A receita básica de macarrons

Diz a história que a receita básica dos macarons é bem simples, assim:

Ingredientes:

250g de amêndoas moídas

200g de açúcar de confeiteiro

3 pacotes de açúcar de baunilha ou açúcar refinado comum

3 claras de ovos

Modo de fazer:

* Misture o açúcar com as amêndoas moídas e transforme tudo em pó bem fino.

* Adicione aos poucos nas claras batidas em neve (as claras em neve devem ser batidas assim: bater as claras com uma pitada de sal até espumarem bem, adicionar o açúcar de confeiteiro e bater até o ponto de neve).

* Faça os bolinhos (com duas colheres de chá ou um saco de confeiteiro) e os coloque em uma forma untada e forrada com papel manteiga.

* Deixe descansar em temperatura ambiente por uns 20 minutos, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC (dependendo do forno, vai de 12 a 20 minutos para assarem como deve ser).

Esta receita é básica e eu a copiei aqui. Mas, talvez você prefira esta receita aqui abaixo, que bate tudo junto, numa ação que os franceses chamam de “macarronage” – ou seja, não precisa bater as claras em neve. E, observe o tamanho diminuto dos macarons – são como botons pequenos, não mais do que isso;

Macarrons de chocolate (uma receita rápida e gostosa)

Na mesma proporção da receita básica acima você vai acrescentar um pouco de chocolate em pó (2 colheres de sopa) quando bater as amêndoas com o açúcar, e neste caso, asse em forno pré-aquecido até 150ºC por 12 a 15 minutos:

Você poderá, ou não, rechear os macarrons de chocolate. Uma coisa boa é recheá-los com ganage de chocolate preto, e a receita é fácil também. Para o ganage basta derreter, em fogo brando, mexendo sempre, o chocolate negro partido em pedaços pequenos no creme de leite e, depois, fora do fogo, misturar a manteiga.

As proporções indicadas são: 300 gr de creme de leite, 250 gr de chocolate em barra, 50 gr de manteiga.

Receita de macarrons à moda italiana

As medidas e proporções são semelhantes àquelas da receita básica original, claro mas, tem uma diferença na batida das claras: bate-se as claras em neve e mistura-se com xarope de açúcar em ponto de fio (quente).

Macarrons crocantes

Esta receita tem uma variação interessante pois leva um tico de farinha de trigo (uma terça parte da quantidade de farinha de amêndoa) junto com os ingredientes da receita básica. Mas, aconselha-se a deixar no forno não mais que por 10 minutos – quando esfriarem, os macarrons ficarão crocantes por fora e fofos por dentro, afirma o Journal des Femmes.

Macarrons com farinha de amendoim (ou castanha de caju)

Segredos e modernidades nas receitas de macarrons

Um dos segredos, compartilhados, dos macarrons da Ladurée é moer junto as amêndoas inteiras e o açúcar – isso faz com que a farinha de amêndoas fique mais crocante – se preferir, confira todas as dicas Ladurée aqui:

Os macarrons Ladurée são uns dos mais famosos na atualidade.

Há diversas receitas de macarrons, cada região tem a sua especialidade e, claro, as melhores são receitas francesas, como não poderia deixar de ser.

Macarrons coloridos e de sabores diversos.

Diferentes sabores fazem a delícia dos macarons atuais: baunilha, pistache, chocolate, framboesa ou avelã são clássicos, assinados por Ladurée e Pierre Hermé, pastelarias das mais famosas. Na década de 2000 os macarons incorporaram também os sabores café, pêssego-rosa, verde-manjericão e verde-limão.

Para que a massa dos macarrons fique colorida, use corantes vegetais e combine os tons para conseguir a cor que deseja – assim você poderá fazer macarrons em todas as cores do arco-íris.

Uma receita bem legal é essa usada pela Nina Veloso

E, saiba que já existe até macarrons salgado (na verdade, esse bolinho já virou um petit-four de toda hora) e eu já vi com recheio de creme de salmão defumado com raspas de limão siciliano, que ficou uma delícia.

Não podemos esquecer que os macarons retornaram à mídia e ao gosto de todos pelo filme de Sofia Coppola, Marie Antoinette, de 2006. Sim, a mesma Maria Antonieta que, na Revolução Francesa dizia: “se o povo não tem pão, que comam brioches“.

Especialmente indicado para você:

A MELHOR RECEITA DE BOLO DE FUBÁ DE LIQUIDIFICADOR

RECEITAS DE BOLO DE LIMÃO: SIMPLES E GOSTOSAS

SUPER BOLO INTEGRAL DE BANANA: RECEITA SAUDÁVEL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...