Suco de maçã: motivos para consumir e a receita super fácil

  • atualizado: 
Suco de maçã

A maçã por si só é uma fruta deliciosa e não há dúvidas de que muitos concordam com isso. Mas, nem todos conhecem o incrível sabor de um suco de maçã natural feito em casa de forma simples. E o melhor, um suco que pode ser feito sem a utilização de um processador de alimentos ou liquidificador, equipamentos normalmente caros.

Por que suco de maça faz bem?

Não é por acaso que o provérbio “uma maçã por dia mantém o médico longe” seja popular no idioma italiano (“una mela al giorno toglie il medico di torno”). Isso pois independente de sua cor, a maçã é uma fruta extremamente rica em vitaminas, minerais, proteínas e variados tipos de açúcares. Além disso, é uma ótima fonte de antioxidantes, flavonoides e polifenóis. Tudo isso pode trazer estes variados benefícios para a saúde:

• Ajuda a perder peso, equilibrando o açúcar no sangue
• Trata e previne o estresse
• Trata e melhora quadros de asma
• Trata casos de câncer de mama, cólon e próstata graças aos polifenóis
• Trata e previne doenças de ordem mental, tal como Alzheimer
• Previne e trata a asma e outros problemas respiratórios
• Trata e auxilia na cura de colite
• Previne resfriados e evita gripes

Como fazer suco de maçã

É muito fácil preparar o suco de maçã para obter todos os seus benefícios. Explicaremos aqui um método prático que permitirá inclusive que o suco seja guardado, caso deseje.

Primeiramente, certifique-se de utilizar maçãs orgânicas, de preferência colhidas por você ou por alguma pessoa conhecida, assim você garantirá melhores nutrientes e terá certeza que não foram utilizados agrotóxicos ou outros produtos químicos em sua produção. Basta lavá-las normalmente antes.

Caso isso não seja possível, você também pode utilizar maçãs adquiridas em feiras naturais ou supermercados. Neste caso, apenas tenha certeza de lavar bem as maçãs antes (elas podem ser deixadas de molho na água por 20 minutos com uma colher de chá de vinagre de maçã, isso eliminará as bactérias e fungos). Assim, podemos ir para as instruções:

macas

Ingredientes e equipamentos necessários

• 4-5 maçãs médias, preferencialmente vermelhas (para obter os benefícios dos flavonoides da casca)
• 1 panela grande
• 1 peneira grande
• 1 recipiente grande para coar
• (opcional) 1 peneira pequena

Modo de preparo

1. Lave bem as maçãs, primeiramente com o procedimento ensinado acima (com vinagre), em seguida com água corrente

2. Corte a maçã ao meio e depois em alguns pedaços menores. Não é necessário remover a casca ou o interior que possui as sementes, pois ajudarão no sabor. Certifique-se de eliminar as partes machucadas ou manchadas das frutas

3. Coloque os pedaços cortados na panela, complete com 2 centímetros de água e tampe. Cozinhe em fogo médio-baixo até que os pedaços das maçãs comecem a quebrar e estejam macios. É importante que o fogo seja de médio a fraco, pois um processo mais longo com fogo menor auxiliará na extração de sabor. É também necessário que as maçãs sejam esmagadas e amassadas de tempos em tempos com uma colher de pau ou cortador de alimentos enquanto cozinham

4. Quando notar a consistência indicada acima, despeje a pasta formada na peneira grande sobre o recipiente outrora reservado. Vá pressionando com uma colher ou espátula até que todo o líquido esteja extraído. Neste ponto você terá basicamente 3 elementos: a polpa da maçã, as cascas e o suco. Guarde as cascas para fazer uma deliciosa geleia caso deseje e a polpa para fazer molhos e doces

5. (opcional) Assim que o suco estiver bem extraído, você pode passá-lo novamente por uma peneira mais fina ou filtro, para deixá-lo mais límpido. Normalmente esta etapa pode ser pulada, pois o suco fica ainda mais delicioso com pedaços da polpa

6. Neste ponto o suco está pronto, basta deixá-lo esfriar para degustá-lo. É importante que não seja adicionado açúcar branco para adoçá-lo, mas sim algumas pitadas açúcar mascavo somente se extremamente necessário.

Você terá duas alternativas para guardar o delicioso suco de maçã que acabou de fazer. A forma mais fácil de guardá-lo por longos períodos (3-6 meses) é congelando-o. Neste caso, basta colocar o suco em um recipiente hermeticamente fechado e levar ao congelador, deixando-o armazenado.

Caso deseje consumir o suco ao longo dos dias, pode ser guardado em recipiente de vidro com tampa metálica. Neste caso, basta colocar o suco em recipientes esterilizados e colocá-los em novo processo de esterilização. Para tal, os recipientes são colocados em uma panela com água (deixando 1 cm abaixo do topo) e levanta-se fervura por 30 minutos.

Especialmente indicado para você:

setaMAÇÃ: A FRUTA DA ESTAÇÃO COM MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

setaCASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

setaVINAGRE DE MAÇÃ: MIL BENEFÍCIOS PARA CABELOS, PELE, SAÚDE E MUITO MAIS

setaCASCA DE MAÇÃ: RECEITAS GOSTOSAS E FÁCEIS