Tantas ideias para preparar brusquetas incríveis

brusquetas

Brusqueta é um antepasto delicioso, fácil e rápido de fazer. Ideal para oferecer antes da refeição para os convidados que chegam já famintos para o almoço ou jantar que você preparou. Mas é também um alimento que sacia, portanto pode ser servido como merenda ou refeição leve para acompanhar um vinho ou a cervejinha do happy hour.

Origem da brusqueta

Difusa em toda Itália, a bruschetta tem origem em Nápoles. Vem dos camponeses napolitanos que inventaram essa “técnica” para conservarem o pão que vem “bruscatto” - torrado - para durar mais.

Hoje se usa mais como antepasto e existem realmente 1001 maneiras de fazer brusquetas, usando a imaginação e o que tiver em casa.

Vejamos algumas dicas de combinações para te dar várias ideias incríveis de se preparar brusquetas:

Quais pães usar:

Na verdade, o que tiver em casa está bom, inclusive aquele que está ficando duro e indo para o lixo. Se for comprar, fica melhor com pães tipo baguete, mas até com pão de forma se pode fazer e claro, com pão italiano, integral, feito em casa…

Como fazer a brusqueta. Procedimento básico

brusqueta basica

Este é o passo a passo básico que será usado em qualquer receita:

* Fatie o pão e leve-o ao forno (pode ser aquele elétrico ou forno normal).

* O pão não deve ser torrado, mas quase. Ele fica com a parte de cima quase torrada mas o miolo, a parte central, ainda macio.

* Retire o pão do forno nesse ponto para fazer a brusqueta, e use uma das tantas ideias abaixo para lhe dar sabor.

Ideias de receitas para brusquetas:

 

Receita básica e originalíssima

Assim que retirar o pão do forno, esfregue um alho cortado ao meio (com a parte onde se fez o corte) sobre o pão. Coloque uma pitada de sal por cima e um fio de azeite de oliva. Pronto! Dos Deuses!

Receitas de brusquetas com tomate

 
brusqueta tomate

* Corte um tomate em quadradinhos (ou mais, depende de quanta brusqueta quiser fazer) e coloque-o em um prato fundo ou em uma tigela para temperar bem.
* Tempere com azeite de oliva, sal, orégano ou folhinhas de manjericão, mexa bem.

* Faça as brusquetas ao forno (procedimento acima) e acrescente os tomates picados antes de servir.

* Quem não gosta de alho pode pular a parte de esfregar o alho no pão, do procedimento básico, ok?

Brusquetas alla pizzaiola

Pizzaiola é o nome que se dá a uma mistura de tomate, azeitona, orégano e alcaparras:

* Corte os tomates em quadradinhos e tempere-os, em uma tigelinha para misturar bem, usando os ingredientes acima e acrescentando azeite de oliva.

Receitas de brusquetas com gorgonzola

 
brusqueta gorgonzola

Gorgonzola é um queijo que fica ótimo em brusquetas e existem mil maneiras de usá-lo. Vejamos algumas combinações incríveis:

Gorgonzola com mel

Faça as brusquetas como indicado no procedimento básico. Retire o pão do forno, passe uma camada de gorgonzola por cima e volte-o ao forno por alguns segundos para que o gorgonzola gratine um pouquinho. Retire a brusqueta do forno e coloque um fio de mel por cima.

Gorgonzola com marmelada ou geleia

O mesmo escrito acima serve para marmeladas e geleias. Um sabor doce combina com o gorgonzola. Pode ser geleia ou marmelada de morango, mirtilo, amora… O gorgonzola também combina com um fio de aceto balsâmico porque tem um toque doce.

Gorgonzola com pimenta-do-reino moída

É a receita mais simples e para aqueles que adoram o sabor do gorgonzola. Siga o quanto escrito acima e salpique pimenta-do-reino por cima antes de servir a brusqueta.

Gorgonzola com rúcula

O mesmo procedimento de fazer a brusqueta: retirar o pão do forno e voltar o pão ao forno com a gorgonzola espalhada por cima para dar aquela gratinada especial! Retire a brusqueta do forno e acrescente folhas de rúcula antes de servir. Fica realmente muito bom!

Gorgonzola com radicchio

Radicchio é uma espécie de chicória de cor roxa, veja aqui a foto. Nas cidades grandes é fácil de achar até nas feiras.

Para fazer uma brusqueta de radicchio com gorgornzola, que é uma combinação boa demais, siga o procedimento abaixo.

* Retire as folhas do radicchio com cuidado e lave-as.
* Junte-as fazendo um rolo e corte-as em tiras finas.
* Em uma frigideira coloque umas 2 colheres de azeite e um dente de alho inteiro e descascado (inteiro que é para dar uma lembrança do alho e não matar o sabor do radicchio que é levemente amargo e peculiar)
* Acrescente as tiras de radicchio, tampe a frigideira e deixe o radicchio murchar em fogo bem baixo.
* Quando estiver murcho, retire a tampa da frigideira, junte o gorgonzola e espere-o derreter para passar na brusqueta que acabou de sair do forno (procedimento básico acima).

Gongonzola com nozes

Outra combinação incrível é o gorgonzola com nozes. Depois de ter levado a brusqueta com o gorgonzola por cima para a gratinada final, retire-a do forno e polvilhe nozes grossamente picadas por cim para dar aquele toque e crocanteza à tua brusqueta.

As nozes também podem ser colocadas na receita de radicchio com gorgonzola acima.

Receitas de brusquetas com creme de queijo

 
brusqueta creme queijo

Você pode usar qualquer creme de queijo (tipo Philadelphia) para fazer tuas brusquetas. Muitas pessoas não gostam de gorgonzola então aqui vai uma opção, digamos, suave. Você pode simplesmente temperar o creme de queijo com páprika e cebolinha fresca, como na foto. Mas veja abaixo, outras combinações possíveis:

Com azeitonas pretas

Assim como no caso do gorgonzola, retire as brusquetas um minutinho do forno, passe o creme do queijo por cima e volte ao forno por uns segundos para dar uma gratinada. Retire-as do forno e acrescente as azeitonas pretas, sem caroço e cortadas, antes de servir.

Creme de queijo com rúcula

O mesmo se pode fazer utilizando umas folhas de rúcula antes de servir a brusqueta.

Creme de queijo com tomates

Use tomates picados em quadradinhos. Coloque-os por cima da brusqueta com creme de queijo e salpique uma pitadinha de sal, pimenta-do-reino e salsinha picada (se gostar).

Creme de queijo com guacamole

Neste caso, não precisa voltar a brusqueta ao forno. Creme de queijo e guacamole combinam. Use a receita original do guacamole, ou seja, apenas o abacate amassado ou batido e temperado com suco de limão, sal e azeite.

Leia mais: GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES  

Creme de queijo com abobrinha

Faça o procedimento básico, passe o creme do queijo sobre a brusqueta e acrescente abobrinhas raladas na parte mais grossa do ralador ou cortada em tiras bem fininhas. Uma piadinha de sal por cima. Retorne ao forno para gratinar um segundando e sirva!

Creme de queijo e tomate seco

Basta colocar tomates secos picados junto ao creme de queijo para servir esta iguaria. Fica bom temperado com orégano e , neste caso, pode-se passar o alho no pão antes de preparar.

Receitas de brusquetas com pimentões amarelos e vermelhos

 
brusqueta pimentao
 
Esta é uma combinação clássica na Itália. Usam-se pimentões vermelhos ou amarelos porque o verde é de digestão um pouco mais pesada. Existem dois modos de colocar os pimentões sobre a brusqueta: em tiras ou em creme.

No artigo abaixo temos as duas receitas:
1) Patê de pimentão 
2) Antepasto de pimentão.

Clique aqui para ler as receitas: SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO

Receitas de brusquetas com abobrinhas

 
brusqueta abobrinha

Aqui você pode usar lascas de abobrinha com queijo, como na foto acima, o pesto de abobrinha ou as abobrinhas ao forno misturadas com um creme de queijo.

As duas útimas receitas podem ser lidas neste artigo aqui: IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS

Brusquetas com berinjela

 
bruschetta berinjela

Ficam ótimas feitas com creme de berinjela tipo baba ghanoush cuja receita você vê aqui: RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS. Ou com berinjelas em conserva, receita aqui: COMO FAZER CONSERVA DE BERINJELA (VÍDEO)

Dicas

 
brusquetas vegetarianas

Fica muito legal fazer várias brusquetas diferentes para servir. Não é dificil. Por exemplo, depois de ter os pães brusquetados, ou seja, quase torrados, coloque os temperos por cima e volte-os ao forno nos casos das receitas com queijo ou sirva "frio" nos casos em que você usar guacamole ou rúcula.

Basicamente com pouquíssimos ingredientes (azeite, alho, azeitonas, tomates, rúcula, gorgonzola e creme de queijo) você pode fazer várias brusquetas diferentes e, claro, usando a imaginação, são infinitas as variantes que se pode criar de brusquetas. Bom apetite!

Veja outras receitas saudáveis:

setaLASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

setaCHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA

seta15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA