Qual sorvete escolher? Conheça os prós e os contras dos vários tipos de sorvete


“Vem chegando o verão”… O calor já está aí, a energia vai caindo e a vontade de um doce fresco aumenta. Quem nunca sentiu isso? Dá para comer um sorvete ou é melhor evitar, seja pela questão saúde (açúcar, gordura), seja pela questão estética (engorda)?

Como escolher o melhor sorvete?

Os sorvetes industrializados devem ser evitados, pois têm muito açúcar. A melhor opção é fazer o seu próprio picolé ou sorvete ou adquirir os artesanais.

Mas existem também outras opções, que vamos descobrir a seguir:

1. Picolé de frutas

picole frutas

São boas opções porque são mais saudáveis, já que são feitos com água e fruta, ajudando a hidratar e refrescar. Conforme o nutricionista Ricardo Zanuto comentou ao Minha Vida: “um picolé de frutas contém em média 55 calorias, valor que em alguns casos é menor que o de uma barrinha de cereal”.

Mas tem que ver também o quão doce é. Prefira aqueles menos doces e até mais gostosos porque se sente mais o sabor da fruta.

2. Sorvetes à base de leite

São mais calóricos do que o anterior, mas têm a vantagem de sustentarem mais e de serem uma fonte de cálcio. As pessoas intolerantes à lactose ou alérgicas à proteína do leite devem evitá-los. Um sorvete de morango com leite tem em média 123 calorias, enquanto sua versão com água tem apenas 70.

sorvete artesanal

3. Sorvete feito com “leite” de soja

Para o grupo intolerante à lactose ou alérgico ao leite, a versão de soja é uma boa opção. Uma sorvete à base soja contém a mesma caloria dos sorvetes de leite, mas com a vantagem de conterem proteínas vegetais, que ajudam a diminuir os níveis de colesterol. O problema é que a soja no Brasil é um dos alimentos que mais contêm agrotóxicos. Prefira neste caso o sorvete de soja orgânica.

4. Sorvete à base de iogurte

É uma opção rica vitaminas e minerais. Os menos calóricos são os frozen, por conterem menos açúcar e gordura. Os diéticos são indicados para quem tem diabetes. Uma porção de frozen yogurt puro tem 80 calorias.

5. Smoothies

smoothies

São sorvetes feitos com fruta, podendo serem adicionados açúcar e iogurte, o que requer atenção. Se preparados apenas com frutas ou vegetais (como hortelã) ajudam a hidratar, além de serem fontes de minerais e vitaminas.

6. Raspadinhas

Lembra da raspadinha? Esse clássico da infância é feito com pouca fruta e muito açúcar ou xarope colorido artificialmente e com conservantes, logo requer cuidado para ser consumido ou, simplesmente, deve ser evitado. Segundo a nutricionista Sandra da Silva Maria: “As raspadinhas passam uma falsa ideia de sobremesa leve, devendo ser evitadas e substituídas por outras opções”.

7. Sorvetes caseiros

sorvete caseiro

Não se engane achando que o sorvete caseiro é mais saudável pois tudo vai depender da forma como ele é feito. O bom é que são livres de conservantes, mas a quantidade do açúcar deve ser moderada, assim como o leite condensado deve ser evitado. Utilize frutas frescas ou a polpa e se precisar açúcar, use pouco e de preferência mascavo.

Mãos à obra

Agora você já sabe que dá para comer um sorvetinho sem culpa no verão, confira abaixo algumas receitas refrescantes:

Especialmente indicado para você:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...