Como fazer KETCHUP em casa

Ketchup

Brasileiro adora ketchup e o coloca até na pizza, coisa que os italianos não entendem, mas quem se importa? O importante mesmo seria que o ketchup fosse caseiro, feito com ingredientes bons e principalmente sem conservantes, colorantes, adensantes etc.

Essa receita é adaptada do site KitchenLab que conta a história do ketchup e diz que o famoso molho já foi utilizado até como remédio!

Para fazer ketchup em casa você vai precisar de:

Ingredientes

* 400 gr de tomates pelados
* 1 cebola pequena picada
* 2 colheres de azeite de oliva
* 2 dentes de alho esmagados
* 3/4 de xícara de açúcar mascavo
* 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
* Pimenta preta moída ou para moer na hora
* 50 ml de vinagre de vinho branco
* 1 colherzinha de café de gengibre em pó
* 1 colherzinha de café de pimenta do reino moída
* 1 colher de chá de páprica doce
* 2 colheres de chá de sal
* 2 colheres de sopa de azeite
* 2 colheres de sopa de amido de milho

Modo de fazer

* Preferivelmente não compre o tomate já pelado, além de caro, você pode simplesmente pelá-los em casa. O modo mais fácil é colocar água para ferver em uma panela e quando esta estiver fervendo, jogue os tomates por 1 ou 2 minutos. As peles sairão com facilidade. Retire os tomates da água e despele-os com o cuidado para não se queimar.

* Em uma panela coloque a cebola cortada com o azeite e deixe dourar em fogo brando por uns 5 minutos dependendo do fogo.

* Adicione uma colher de açúcar mascavo, 2 colheres de vinagre balsâmico e moa um pouco de pimenta por cima. Continue mexendo mais um pouco e acrescente os 2 dentes de alho esmagados e continue mexendo.

* Adicione os tomates pelados juntamente com 1/2 xícara de água. Deixe cozinhar por 15 minutos para que o molho fique consistente, corposo.

* Coloque os outros ingredientes: vinagre, gengibre, páprica, pimenta do reino, sal e o restante do açúcar mascavo.

* Desligue o fogo e bata tudo no liquidificador ou mixer, adicionando o amido de milho e o azeite, até que o molho fique homogêneo.

* Rende uns 400 ml (uns 2 copos americanos). Conserve na geladeira em um frasco de vidro esterilizado (lavado e fervido em água por uns 15 minutos desde a ebulição). Dura até 3 semanas na geladeira.

Agora que teu ketchup caseiro está pronto, você pode desfrutá-lo com uma boa batata frita em casa, com azeite de oliva, que é o melhor óleo para fritar.

Veja outras receitas para substituir alimentos que você costuma comprar:

setaMOLHO DE TOMATE: 5 RECEITAS PARA NUNCA MAIS COMPRAR MOLHO PRONTO

setaCOMO FAZER NUTELLA EM CASA

setaPASTA DE AMENDOIM: COMO FAZER EM CASA