Brownie de Tapioca

brownie-de-tapioca

Tapioca é goma, que vem do beiju, que vem da mandioca ralada, escorrida, que depois vai ao fogo, que sem isso não se pode comer. Isso era antigamente, antes dos colonizadores chegarem pois, a mandioca, raiz daqui das nossas paragens do sudoeste brasileiro, era então o principal carboidrato da alimentação indígena, do Brasil à Guatemala.

A mandioca brava que dá a farinha é uma raiz venenosa, por isso deve ser lavada, cozida, torrada, fermentada, para que o seu conteúdo de cianeto libere a massa e se possa fazer farinha, a base de tudo: farinha de pau, beiju, goma, tapioca, enfim, e vários pratos deliciosos.

Essa é a farinha da vida no Norte e Nordeste do nosso país e dela vem a nossa tapioca maravilhosa. O processamento da mandioca é feito por métodos tradicionais que forma aprendidos dos indígenas, povos que já a cultivavam. E a tapioca como a conhecemos pelo Brasil à fora foi “inventada” em Pernambuco, especificamente na cidade de Olinda, hoje patrimônio da humanidade, Olinda e a tapioca.

Uma outra coisa boa da tapioca, da farinha de mandioca e seus derivados e que estas não possuem gliadina, a proteína que incha a gente e que está contida no glúten. É por conta dessa proteína que aqueles que sofrem de doença celíaca não podem comer nada com glúten. Mas, todos nós, celíacos ou não, ficamos inchados, mais ou menos, com farinha de trigo, não? É que a gliadina produz uma inflamação, reação do organismo, na região abdominal, por isso o inchaço.

Leia também: setaFARINHAS SEM GLÚTEN: TODAS AS POSSIBILIDADES

Mas, falei de tudo isso só para chegar numa receita de que eu gostei muito e quero apresentar a vocês, o brownie de tapioca.

Brownie de tapioca

Fácil de fazer, você pode acrescentar chocolate, creme de avelã ou qualquer outro doce gostoso. Enfim, é experimentar e comer sem culpa pois é mesmo gostoso e, a tapioca é mais leve que qualquer outra farinha e de digestibilidade excelente.

Ingredientes Brownie de Tapioca

* 1 ovo
* 3 colheres de sopa de farinha de tapioca
* 1 colher de sopa de creme de avelã

Preparo Brownie de Tapioca


círculo verde 1. Separe a clara da gema do ovo. Em um recipiente, coloque a clara e a tapioca e mexa bem com um batedor de massa até a farinha dissolver por completo. Depois, adicione o creme de avelã e mexa novamente até formar um creme líquido e uniforme.

círculo verde 2. Leve uma frigideira ao fogo e despeje a mistura (não precisa untar). Espalhe a massa para formar um tipo de panqueca. Deixe por alguns minutos e, depois, com o auxílio de uma espátula, vire do outro lado.

círculo verde 3. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Corte a massa em quadrados e está pronto! O brownie fica sequinho por fora e levemente úmido por dentro. Você com certeza nunca imaginou uma receita dessas. Faça hoje mesmo, pois fica uma delícia.

Leia também:

setaCOMO FAZER TAPIOCA?

setaRECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO