Água de berinjela: como fazer e por que faz bem

  • atualizado: 
agua de berinjela

A água de berinjela, dizem, faz muito bem para a saúde, sendo inclusive chamada em alguns casos de “água milagrosa” para perder peso, diminuir o colesterol ruim do sangue e melhorar nossa saúde. Será que todos esses benefícios são verdadeiros?

Por que a água de berinjela é boa para a saúde?

A berinjela é um vegetal rico em fibras, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio.

Muito rica em antocianinas, o antioxidante que lhe confere a cor roxa, vejamos todos os benefícios conferidos à água de berinjela.

Reduzir o colesterol

Muita gente procura beber água de berinjela para emagrecer e reduzir colesterol. Essa é a sua fama maior, inclusive muita gente jura ter emagrecido apenas bebendo água de berinjela. Mas não seria esse apenas um efeito placebo?

Segundo a nutricionista Beatriz Rocha, cientificamente, esse benefício de redução de colesterol não foi evidenciado em humanos. Mas graças às antocianinas presente no vegetal, um antioxidante capaz de transformar gorduras boas em ruins, a berinjela poderia ser uma boa opção contra o colesterol ruim no sangue.

Segundo a nutricionista Giovana Morbi, ao deixar a berinjela de molho na água, as fibras solúveis presentes neste alimento se soltam, e esta água se torna rica em fibras solúveis. Este seria o segredo por trás da sua fama. No organismo estas fibras formam uma espécie de gel capaz de absorver parte do colesterol ruim e eliminá-lo.

Emagrecer

Segundo a nutricionista Roseli Ueno, a água de berinjela não tem efeitos emagrecedores comprovados cientificamente, nem sobre a redução de colesterol. A berinjela em si, pode ajudar a emagrecer porque, sendo rica em fibras, ajuda na sensação de saciedade. Assim a pessoa come menos mas, a água de berinjela não, pois seria apenas uma água que absorveu a cor do vegetal. Contudo, vale lembrar que, dependendo do caso, se a sensação de inchaço (gordura) for devida à retenção hídrica, a água de berinjela, sendo diurética, pode ajudar o corpo a eliminar líquido e dar a impressão de emagrecimento.

Reduzir a celulite

Ainda segundo a nutricionista Giovana Morbi, existe ainda um outro elemento contido na berinjela que ajuda na redução da gordura. Trata-se da saponina, uma substância que agiria, como seu nome sugere, como um detergente: rompendo moléculas de gordura presentes no sangue. Por esse motivo, a água de berinjela seria útil também na redução da celulite que é uma inflamação das células, que aumenta com a ingestão de gordura.

Prevenir doenças do coração

Pode-se dizer que a água de berinjela ajuda a prevenir doenças do coração pois reduzindo o colesterol, previne-se doenças cardíacas causadas pelas placas de gordura que se formam nas artérias, impedindo o correto funcionamento do sistema cardiovascular, podendo causar infarto e AVC.

Combater o envelhecimento precoce

Ademais, a berinjela é um vegetal rico em antioxidantes como a antocianina e as vitaminas A e C o que ajuda o corpo a combater os radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce das células.

Sistema neurológico

A água de berinjela é considerada muito boa para o sistema cardiovascular e também para sistema neurológico devido à sua alta taxa de potássio e baixíssimo teor de sódio.

Retenção hídrica

Pode-se dizer ainda que a própria berinjela é diurética, portanto, por ser rica em água e ter poucas calorias é muito indicada para qualquer tipo de dieta. Além disso, a água de berinjela é muito poderosa para regular o intestino.

Contra a diabetes

A berinjela é considerada um dos melhores vegetais a ser consumido por quem sofre de diabetes, isso porque é muito eficiente quando se trata de baixar os níveis de açúcar do corpo, desintoxicando-o. 

Como fazer água de berinjela

É muito simples e fácil fazer água de berinjela. Em termos gerais, você precisa de uma berinjela média, de preferência orgânica. É necessário também água e uma jarra para seu preparo. Veja os ingredientes:

  • 1 litro de água
  • 1 berinjela média ou grande
  • 1 jarra ou garrafa de água

A forma de como fazer a água de berinjela é tão simples quanto conseguir seus ingredientes. Primeiramente, é necessário limpar a berinjela lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, pois assim eliminamos todas as possíveis impurezas tóxicas que podem ser encontradas no vegetal se não for orgânico. Em seguida, após a aplicação do vinagre (que pode ser substituído por outro caso não tenha o de maçã) é necessário enxaguá-la bem com água corrente para nos certificarmos que não tenha gosto do que foi usado para sua limpeza.

Com a berinjela limpa, cortamos rodelas com mais ou menos 1 centímetro e meio de espessura. Aqui é importante notar que nós devemos manter a casca, pois ela também possui as propriedades benéficas da berinjela.

Tendo a berinjela cortada, adicionamos cuidadosamente cada rodela à nossa jarra ou garrafa. Quando toda a berinjela estiver depositada, colocamos então a água.

Com isso o preparo da água de berinjela está feito, mas é necessário nos atentarmos ao fato de que ela deve descansar na geladeira a noite toda, então o recomendável é que o suco seja feito à noite antes de se deitar.

É possível também adicionar limão à água de berinjela. Por ter um leque de vitaminas igualmente benéficas, o limão ajudará a água de berinjela a ter suas propriedades potencializadas, alcançando resultados ainda mais surpreendentes com o seu consumo. Consumir a água de berinjela é bom para o corpo e trará efeitos saudáveis para o nosso cotidiano.

Atenção à solanina da berinjela

Algumas pessoas são alérgicas à berinjela, que contém uma proteína, a histamina, que pode causar alergia.

Além disso, assim como tomates, pimentões, pimentas e batatas, a berinjela é uma solanácea considerada nightshade (que cresce à sombra ou à noite) e pessoas que seguem a dieta macrobiótica, por exemplo, não comem estas verduras porque as solanáceas contêm solanina, que de fato, é uma substância tóxica mas o perigo é consumir alimento cru rico nesta substância. Quando cozido, o problema desaparece. 

A solanina pode causar distúrbios intestinais e desconforto gástrico. 

solanina é um composto alcalóide tóxico que serve de mecanismo de defesa de algumas plantas para se protegerem de ameaças naturais, como os insetos, por exemplo. É verdade que a solanina pode ser encontrada nas batatas quando estas estão esverdeadas e, por isso, se aconselha retirar estas partes da batata antes de comê-la.

Os vegetais nightshades também são considerados tóxicos por serem da família da "beladona" ou Atropa beladona, uma erva não comestível altamente tóxica. A ingestão de apenas uma folha pode ser fatal para um adulto, embora a sua toxicidade varie em função do estado vegetativo da planta, idade e outros fatores. No entanto, apesar de serem da mesma família, não dá para comparar alimentos nighshades com a beladona que nem comestível é. Ainda assim, repetimos, algumas dietas, como a macrobiótica, excluem batatas, berinjelas e pimentões de seus cardápios.

Fora isso, como vimos, a água de berinjela não faz milagres nem para emagrecer nem para reduzir o colesterol. Na dúvida, para emagrecer ou reduzir colesterol, consulte um médico ou um nutricionista. As informações aqui contidas não substituem uma visita pessoal ao médico.

Talvez te interesse ler também:

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!