Água de berinjela: como fazer e porquê faz bem

agua-de-berinjela

A água de berinjela faz muito bem para a saúde, sendo inclusive chamada em alguns casos de “água milagrosa”. Além de ser ótima para abastecer nosso corpo com energia, a água de berinjela é excelente para nos fazer perder peso e melhorar nossa saúde, e apesar da água de berinjela ser boa por si só, exploraremos também porque é bom consumir água de berinjela e como ela pode ter seus efeitos potencializados se adicionarmos limão no momento em que formos consumi-la.

Porquê água de berinjela é bom para a saúde

Atualmente já não há mais nenhuma dúvida de que consumir água de berinjela seja bom para a saúde. Para fins de esclarecimento, por exemplo, a água de berinjela é rica em vitamina E, o que potencializa e melhora a circulação do sangue. Além disso, é capaz de prevenir doenças do coração graças a antioxidantes como a antocianina.

A água de berinjela é muito boa para o sistema cardiovascular e também para os nervos devido à sua alta taxa de potássio e baixíssimo teor de sódio. Pode-se dizer ainda, que a própria berinjela é diurética, portanto, por ser rica em água e ter poucas calorias é muito indicada para qualquer tipo de dieta, além disso, a água de berinjela é muito poderosa para regular o intestino.

A berinjela é considerada um dos melhores vegetais a ser consumido por quem sofre de diabetes, isso porque é muito eficiente quando se trata de baixar os níveis de açúcar do corpo, desintoxicando-o. Quando a berinjela é consumida com outros alimentos, ela absorve a gordura deles, ajudando o corpo a eliminar toxinas.

seta Leia também: COMER OVOS PODE REDUZIR RISCOS DE DIABETES TIPO 2

Como fazer água de berinjela

É muito simples e fácil fazer água de berinjela e o resultado vai ser muito bom para o seu corpo. Em termos gerais, você precisa de uma berinjela média, de preferência orgânica. É necessário também água e uma jarra para seu preparo. Veja os ingredientes:

• 1 litro de água;
• 1 berinjela média ou grande;
• 1 jarra ou garrafa de água.

A forma de como fazer a água de berinjela é tão simples quanto conseguir seus ingredientes. Primeiramente, é necessário limpar a berinjela lavando-a com bicarbonato de sódio e vinagre de maçã, pois assim eliminamos todas as possíveis impurezas tóxicas que podem ser encontradas no vegetal se não for orgânico. Em seguida, após a aplicação do vinagre (que pode ser substituído por outro caso não tenha o de maçã) é necessário enxaguá-la bem com água corrente para nos certificarmos que não tenha gosto do que foi usado para sua limpeza.

seta Leia também: 5 DICAS PARA ELIMINAR O AGROTÓXICO DAS FRUTAS E VERDURAS

Com a berinjela limpa, cortamos rodelas com mais ou menos 1 centímetro e meio de espessura. Aqui é importante notar que nós devemos manter a casca, pois ela também possui as propriedades benéficas da berinjela.

Tendo a berinjela cortada, adicionamos cuidadosamente cada rodela à nossa jarra ou garrafa. Quando toda a berinjela estiver depositada, colocamos então a água.

Com isso o preparo da água de berinjela está feito, mas é necessário nos atentarmos ao fato de que ela deve descansar na geladeira a noite toda, então o recomendável é que o suco seja feito à noite antes de se deitar.

Como citamos no início, é possível também adicionar limão à água de berinjela. Por ter um leque de vitaminas igualmente benéficas, o limão ajudará a água de berinjela a ter suas propriedades potencializadas, alcançando resultados ainda mais surpreendentes com o seu consumo. Consumir a água de berinjela é bom para o corpo e trará efeitos saudáveis para o nosso cotidiano.

Curiosidades sobre a berinjela: nightshades

Algumas pessoas são alérgicas à berinjela, que contém uma proteína, a histamina, que pode causar alergia. Além disso, assim como tomates, pimentões, pimentas e batatas, a berinjela é uma solanácea considerada nightshade  (que cresce à sombra ou à noite) e pessoas que seguem a dieta macrobiótica por exemplo não comem estas verduras. Mito, lenda ou verdade, fala-se que as solanáceas são possivelmente tóxicas e, a berinjela por exemplo, seria totalmente desaconselhada por pessoas que sofrem de artrites e enxaquecas.

Muitos sites de medicina alternativa alegam que os vegetais nightshades contêm um composto alcalóide tóxico chamado solanina, um mecanismo de defesa que algumas plantas contêm para se protegerem de ameaças naturais, como os insetos, por exemplo. É verdade que a solanina pode ser encontrada nas batatas quando estas estão esverdeadas e, por isso, se aconselha retirar estas partes da batata antes de comê-la.

O mito (ou verdade) sobre os nightshades também pode estar ligado ao fato de que a "beladona" ou Atropa beladona, uma erva não comestível e que também é da família Solanaceae, é uma planta altamente tóxica. A ingestão de apenas uma folha pode ser fatal para um adulto, embora a sua toxicidade varie em função do estado vegetativo da planta, idade e outros fatores. No entanto, apesar de serem da mesma família, não dá para comparar alimentos nighshades com a beladona que nem comestível é. Ainda assim, repetimos, algumas dietas, como a macrobiótica, excluem batatas, berinjelas e pimentões de seus cardápios. 

Leia também:

seta

RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS

setaQUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?