Jardim Vertical: faça você mesmo

Jardim Vertical

Em 1986, quando produziu sua primeira ópera na Cidade das Ciências em Paris, Patrick Blanck era um botânico visionário que tinha tido a idéia absurda de cobrir de verde uma parede no museu. Em 2001, quando revestiu de plantas um muro de 30 metros em um hotel perto do Champs Elysée sua fama tinha chegado ao céu dos grandes archistars.

Em São Paulo um projeto chamado Transform Today invadiu a cidade. Em dezembro de 2013, o Elevado Costa e Silva, uma das áreas mais cinzas de São Paulo, ganhou um mosaico verde com 220 metros quadrados e 5 mil mudas de 19 espécies diferentes de plantas. O Minhocão, ganhou um jardim vertical. Segundo os criadores do projeto o jardim pode aumentar a umidade do ar, diminuir a temperatura e reduzir em até 30% os poluentes em torno. E há, em São Paulo, cerca de 500 paredões aptos à receber uma parede verde.

Você também pode fazer um jardim vertical onde mora. Use a criatividade e recicle materiais: garrafas pet, calhas, canos de PVC e pneus. Esses materiais garantem boa superfície para o plantio e economia de espaço.

Veja um vídeo sobre como fazer uma horta vertical com canos de PVC. Para você que possui espaço de sobra, a dica é usar de pallets e caixotes.

De qualquer forma, a "receita" é simples: primeiro encontre sua base reutilizada (calhas, tubos etc). Certifique-se de que ela esteja intacta.

Depois, fixe-a na parede externa da casa de acordo com a exposição e as características das plantas que quiser plantar.

Uma vez ancoradas ao muro, encha as calhas com terra pela metade.

Em seguida, espalhe uma camada de adubo natural e cubra com o restante da terra. Porque você tem um espaço limitado, o fertilizante natural fornecerá os elementos úteis para o crescimento das plantas.

Finalmente, plante as sementinhas.

jardim vertical

Para quem mora em cidades grandes e está acostumado com a paisagem cinza, a correria do dia-a-dia e a poluição, trazer a natureza para perto agrega grandes benefícios. A criação de um jardim vertical, além de gerar beleza e conforto, reduz a poluição, os ruídos externos, melhora a qualidade do ar e, consequentemente, a qualidade de vida.

Leia também:

setaJARDIM VERTICAL É ALTERNATIVA VERDE PARA O MINHOCÃO EM SÃO PAULO

setaEM LISBOA, O BAR É UM JARDIM VERTICAL

setaNA SUÍÇA UMA FLORESTA VERTICAL AO PERFUME DE CEDRO

Fonte fotos: Fubiz.net e Vertical Garden Patrick Blank