Para o controle de pragas, prefeitura de Belo Horizonte doa joaninhas para hortas e jardins

  • atualizado: 
joaninhas

As joaninhas são tão fofas que (quase) ninguém as associa a um inseto. Mas esses bichos, além de simpáticos, estão sendo usados como uma alternativa para o controle de pragas e insetos.

A prefeitura de Belo Horizonte está "fabricando" joaninhas em uma biofábrica, desde 2018, e distribuindo-as, gratuitamente, à população. No início do projeto, os animais eram destinados a hortas comunitárias como teste.

A partir deste ano, começou a ser entregue junto com as joaninhas um kit de sementes, para que elas possam se alimentar.

"São kits com sementes de plantas atrativas para elas, porque além de comer pulgões e outros insetos, elas também gostam de pólen e néctar. É como se fosse uma vitamina", explica Dany Sílvio Amaral, gerente de Ações para Sustentabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município, para o jornal mineiro Hoje em Dia.

Eu quero uma joaninha!

Quem não quer uma joaninha para chamar de sua? Se você tem uma horta caseira ou um jardim e tiver interesse em receber o “kit joaninha”, basta solicitá-lo pelo e-mail biofabrica@pbh.gov.br.

Em seguida, o interessado recebe um formulário no qual irá informar o tamanho da horta ou jardim e a finalidade do uso do kit. Com esses dados, a prefeitura de Belo Horizonte vai analisar a quantidade de joaninhas para atender cada pedido.

Depois dessa etapa, o solicitante recebe uma convocação via e-mail para ir buscar o seu kit na biofábrica, localizada no Parque das Mangabeiras, ou na Secretaria de Meio Ambiente, no centro da cidade.

O prazo do processo até a retirada do kit é de, em média, um mês. A prefeitura tem recebido cerca de 600 solicitações mensalmente.

A prefeitura de Belo Horizonte preparou um guia para que os interessados conheçam melhor as joaninhas, antes de solicitarem-nas, já que elas são entregues em sua fase larval. Confira:

  1. Cada larva consome, em média, 50 pulgões por dia. Entregar as joaninhas na fase larval foi a melhor saída para um controle de pragas mais eficaz, já que o inseto adulto pode voar.
  2. As joaninhas vivem pouco. Na natureza, no máximo 3 meses. O ciclo do ovo até a fase adulta é de, aproximadamente, 20 dias.
  3. Cada joaninha pode botar até 200 ovos.

Basicamente, as joaninhas se alimentam de pulgões, moscas e cochonilhas, além de pólen e néctar, contribuindo, ainda, para a polinização de plantas.

Parabéns à prefeitura de Belo Horizonte pela iniciativa. Que seja tomada como exemplo por outras cidades como uma maneira limpa de cuidar de hortas e jardins.

Talvez te interesse ler também:

JOANINHAS NA HORTA - PROTEÇÃO EFICAZ CONTRA PULGÕES

JOANINHA - POR QUE ELA É CONSIDERADA SÍMBOLO DA SORTE?

ADEUS AGROTÓXICOS: INSETOS PODEM SUBSTITUIR PESTICIDAS CONTRA PRAGAS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!