10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS

especies de cactos

As plantas suculentas e as cactáceas são muito fáceis de se cultivar e manter. São plantas muito resistentes à seca de longa duração e não requerem ambientes super iluminados. Também são resistentes ao calor excessivo se bem que prefiram o clima seco, afinal são originárias de regiões desérticas.

 

suculentas

Fonte foto: lardocelar.blog.br

multiflora fernandopolis suculentas cactos agaves

Fonte foto: 4.bp.blogspot.com

cactos vaso

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Dentro de casa você pode, facilmente, ter um jardim seco com cactos e suculentas de pequeno porte - fica muito bonito um vaso amplo, com uma variedade de plantas, cores e formatos, em harmonia, como o exemplo acima. Ou, um jardim branco, com pedrisco.

jardim de suculentas

Fonte foto: blogdamimis.com.br

cactos

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Suculentas - que plantas são essas?

Suculentas é um enorme grupo de plantas, de diferentes famílias, que têm a facilidade de reterem água em seus tecidos, seja na forma de seiva, látex ou mucilagem. Assim, essas plantas conseguem viver e se reproduzir em situações de penúria hídrica.

succulents

Fonte foto: ak0.pinimg.com

 a4abf5ee1a67fde018695facca226661

Fonte foto: ak0.pinimg.com

 75001c00e6b6f32ccb7c7b121def41a4

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Cactáceas são as mais interessantes para nós

As cactáceas são originárias do continente americano, desde a Patagônia até as regiões desérticas da América do Norte. Esta família, Cactaceae, tem 300 gêneros e 2.000 espécies. São plantas muito resistentes à seca, aos solos pobres e sol brilhante porém, muito pouco resistentes ao excesso de umidade tanto no ar quanto na terra.

Mas também à suculentas nas crassuláceas, onde aparecem todos os kalanchoe, nas liliáceas - com as famílias Liliaceae, Aloaceae, Asphodelaceae e, principalmente, os agaves todos e as babosas, do gênero Aloe. Até a onze-horas, Portulaca grandiflora, com suas flores coloridas, é uma suculenta, da família Portulacaceae e a sua prima, Beldroega, a Portulaca oleraceae.

beldroega

Fonte foto: ak0.pinimg.com

As suculentas da família Apocynaceae são originárias da Ásia e África e se constituem em árvores, arbustos e trepadeiras separados em 200 gêneros e 2.000 espécies.

Com toda essa riqueza que nós conhecemos por plantas suculentas você terá, com certeza, muito por onde escolher, se as quiser cultivar. Dê uma olhada, aqui, na taxonomia das suculentas e as famílias que compõem esse grande grupo.

1. Zamioculcas

Zamioculcas é um gênero botânico da família Araceae, que contêm uma só espécie, a Zamioculcas zamiifolia, nativa da Tanzânia.

zamioculcas

Fonte foto: pt.wikipedia.org

2. Cacto San Pedro

San Pedro ou Wachuma é a Echinopsis ou Trichocereus pachanoi, um cacto originário dos Andes, este cacto é usado, ainda hoje, ritualisticamente pelos povos indígenas do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil, para conseguirem uma maior aproximação com os deuses - é deste cacto que se extrai a mescalina, princípio ativo do mescal, expansor de consciência usado por esses povos.

O Wachuma, seu nome quéchua, quer dizer “ébrio e consciente” ou “aquele que dorme em pé” e San Pedro remete a “aquele que abre a porta dos céus”. É uma planta medicinal reconhecida, sagrada, ritualística e tóxica portanto, conheça bem antes de levar à boca.

 echinopsis pachanoi

Fonte foto: wikipedia.org

3. Haworthia cooperi

Esta é uma planta suculenta da família Asphodelaceae, nativa da África do Sul, que inclui diversas espécies e é muito apreciada como uma planta ornamental .

kirstenbosch

Fonte foto:wikipedia.org

4) Aloe barbadensis

Aloe barbadensis e Aloe arborensis, são as espécies que, popularmente se conhecem como Aloe vera - sim, talvez você não saiba que Aloe vera não é nome científico de nenhuma aloe e sim, o nome comercial de uso genérico os produtos onde entra algo das plantas em questão. Enfim, um nome bonito, fácil de se guardar e que vende bem. Mas, voltando às plantas, os ales são suculentas da família Aloeaceae, medicinais de uso bastante amplo e ornamentais interessantes.

 aloe barbadensis

Fonte foto: curanatura.com

 aloe arborescens

Fonte foto: curanatura.com

Os aloés, a meu ver, são sempre interessantes e bonitos. O gênero possui 450 espécies e deixo aqui algumas, como indicação para você pesquisar e, quem sabe, cultivar. Neste link você encontrará informação e fotos sobre diversas espécies de aloés.

- ASRISTATA

- BREVIFOLIA DIENTE

- CAPITATA

- CLAVIFLORA

- ELGONICA

- DELAETIUM

- DICHOTOM

- DOROTHEAE

- ERINACEA

- FEROX

- GLOBULIGEMMA

- HUMÍLIS

- MARLOTHII

- PICTICAULIS

- SAPONARIA

- STRIATA

- VARIEGATA

5. Sempervivum

Este é um gênero botânico da família das Crassulaceae e, como o nome bem o diz, suas plantas são as mais resistentes do mundo, mantendo inclusive, em situações muito adversas, as cores bonitas e brilhantes das suas folhas.

sempervivum arachnoideum

Fonte foto: wikipedia.org

6. Sedum

As suculentas do gênero Sedum apresentam uma ampla variedade de formas e cores e são muito fáceis de se cultivar.

sedum forsterianum

Fonte foto: wikipedia.org

7. Echinocactus grusonii

Este cacto bola, espécie quase extinta em ambiente nativo, é também conhecido como Bolar de Ouro, Cacto Barril Dourado ou Assento de Sogra. Pode atingir até 1 metro de diâmetro, mantendo-se uma bola perfeita.

echinocactus grusonii

Fonte foto: wikipedia.org

echinocactus grusonii plantas crescimento

Fonte foto: wikipedia.org

echinocactus grusonii sem espinhos

Fonte foto: wikipedia.org

8. Aeonium

O Aeonium é um gênero botânico da família Crassulaceae, com 40 espécies diferentes. Estas vivem, principalmente, nas Ilhas Canárias, Madeira, Marrocos e África Oriental (Etiópia). Suas folhas carnudas, em roseta, fazem com que toda a planta se assemelhe a uma flor.

 aeonium undulatum

foto: Aeonium undulatum wikipedia.org

 aeonium arboreum

foto: Aeonium arboreum wikipedia.org

 aeonium labuliforme

foto: Aeonium labuliforme wikipedia.org

9. Echeveria

Echeveria é um gênero botânico da família Crassulaceae cuja forma floral as torna decorativas e perfeitas para vasos ou jardim.

 echeveria violet queen

Fonte foto: cdn6.bigcommerce.com

 echeveria blue glauca

Fonte foto: alexanderhaysucculents.com

10. Graptopetalum

Graptopelalum é uma Echeveria cujas folhas mudam de cor, passando para o roxo, rosado ou branco.

 echeveria pachyveria sediveria sedum

Fonte foto: fazfacil.com.br

Há muitas mais plantas que podem formar seu jardim de suculentas - seria preciso todo um livro para se detalhar, aqui, as espécies que se combinam entre si, que gostam da mesma quantidade de luz, que aguentam melhor a umidade do nosso clima.

Mas, uma última dica eu ainda quero dar: com as suculentas se podem fazer aqueles jardins em miniatura que são tão simpáticos e, digo eu, terapêuticos - acontece que a suculenta crescerá tanto quanto o substrato o permitir, mantendo sua forma característica.

mini jardim suculentas

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Especialmente indicado para você:

seta12 TRUQUES ENGENHOSOS PARA VOCÊ USAR NO SEU JARDIM

setaMICRO JARDIM FAÇA VOCÊ MESMO

setaCONHEÇA LIVI, UM JARDIM NATURAL INOVADOR