10 plantas carnívoras que você pode cultivar

  • atualizado: 
plantas carnívoras

As plantas chamadas de carnívoras são aquelas que têm habilidade para atrair, atrapar e digerir matéria orgânica viva - insetos, na sua maioria.

Algumas, muito grandes, podem também caçar animais maiores como anfíbios, répteis, roedores e pássaros que resolvam entrar em seus receptáculos.

No mundo existem mais de 750 espécies de plantas carnívoras distribuídas em 20 gêneros botânicos. Nas matas e ecossistemas brasileiros existem mais de 200 espécies - onde se destacam os gêneros Droserae e Utricularie - a maior parte destes em campos de altitude e restingas.

Somos o país com a segunda maior biodiversidade em plantas carnívoras, conforme afirma o biólogo José Maurício Piliackas, e o primeiro lugar pertence à Austrália. Veja aqui.

Escolhemos 10 plantas carnívoras para você começar a se familiarizar com elas e, quem sabe, resolver ter alguma em casa.

1. Utricularia reniformis

Esta planta carnívora, que mais parece uma orquídea, é comum na vegetação brasileira:

utricularia reniformis

Fonte foto

2. Pinguicula esseriana

É a menor das plantas carnívoras, natural do México:

pinguicula esseriana

Fonte foto

3. Nefentes yellow

Na forma característica de vaso, essas plantas carnívoras têm uma tampinha que impede a entrada da chuva no seu interior:

nefentes yellow

Fonte foto

4. Sarracenia leucophylla

Comum no Brasil:

sarracenia leucophylla

Fonte foto

5. Drosera rotundifolia

drosera rotundifolia

Fonte foto

6. Dioneae muscipula

dioneae muscipula

Fonte foto

7. Utricularias vulgaris

É uma planta carnívora aquática:

utricularia vulgaris

Fonte foto

8. Drosophyllun lusitanicun

drosophyllun lusitanicun

Fonte foto

9. Drosera spatulata

drosera spatulata

Fonte foto

10.Darlingtonia californica

darlingtonia californica

As plantas carnívoras não são suscetíveis à pobreza nutricional do substrato pois, complementam suas necessidades nutricionais com os animais que aprisionam em suas cápsulas e digerem.

Algumas destas fabricam sucos digestivos, enzimas, para digerir os animais que mantém fechados em seu bojo até que toda a matéria orgânica é absorvida por seus tecidos. Outras no entanto, não dispõem de um sistema digestivo próprio e necessitam da ajuda de bactérias e microorganismos para que a degradação da matéria orgânica proceda e libere os nutrientes que compõem sua alimentação.

Estas são plantas que, em geral, gostam de luminosidade - exceto uma que outra que prefere a meia sombra - e vivem em terrenos encharcados e ácidos. É preciso que se criem, em casa, as condições de habitat a que estão acostumadas, conforme sua origem e que não lhes falte água que é o elemento básico de todas as suas funções orgânicas.

As plantas carnívoras atraem, sozinhas, os insetos dos quais se alimentam - pelo formato de suas corolas, atraem polinizadores; pelo aroma que exalam, algumas expelem aroma de carniça para atrair moscas que vêm colocar ovos, e ficam aprisionadas; e os sucos gástricos que deixam acumular em seus vasos, atrativos para pernilongos e mosquitos.

Especialmente indicado para você:

setaCULTIVAR EM CASA COM RAÍZES, SEMENTES OU BASES DE PLANTAS
seta8 PLANTAS MEDICINAIS FÁCEIS DE SE CULTIVAR EM CASA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!