10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS


As plantas suculentas e as cactáceas são muito fáceis de se cultivar e manter. São plantas muito resistentes à seca de longa duração e não requerem ambientes super iluminados. Também são resistentes ao calor excessivo se bem que prefiram o clima seco, afinal são originárias de regiões desérticas.

suculentas

Fonte foto: lardocelar.blog.br

multiflora fernandopolis suculentas cactos agaves

Fonte foto: 4.bp.blogspot.com

cactos vaso

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Dentro de casa você pode, facilmente, ter um jardim seco com cactos e suculentas de pequeno porte – fica muito bonito um vaso amplo, com uma variedade de plantas, cores e formatos, em harmonia, como o exemplo acima. Ou, um jardim branco, com pedrisco.

Fonte foto: blogdamimis.com.br

cactos

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Suculentas – que plantas são essas?

Suculentas é um enorme grupo de plantas, de diferentes famílias, que têm a facilidade de reterem água em seus tecidos, seja na forma de seiva, látex ou mucilagem. Assim, essas plantas conseguem viver e se reproduzir em situações de penúria hídrica.

10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS

Fonte foto: ak0.pinimg.com

75001c00e6b6f32ccb7c7b121def41a4

Fonte foto: ak0.pinimg.com

Cactáceas são as mais interessantes para nós

As cactáceas são originárias do continente americano, desde a Patagônia até as regiões desérticas da América do Norte. Esta família, Cactaceae, tem 300 gêneros e 2.000 espécies. São plantas muito resistentes à seca, aos solos pobres e sol brilhante porém, muito pouco resistentes ao excesso de umidade tanto no ar quanto na terra.

Mas também à suculentas nas crassuláceas, onde aparecem todos os kalanchoe, nas liliáceas – com as famílias Liliaceae, Aloaceae, Asphodelaceae e, principalmente, os agaves todos e as babosas, do gênero Aloe. Até a onze-horas, Portulaca grandiflora, com suas flores coloridas, é uma suculenta, da família Portulacaceae e a sua prima, Beldroega, a Portulaca oleraceae.

beldroega

Fonte foto: ak0.pinimg.com

As suculentas da família Apocynaceae são originárias da Ásia e África e se constituem em árvores, arbustos e trepadeiras separados em 200 gêneros e 2.000 espécies.

Com toda essa riqueza que nós conhecemos por plantas suculentas você terá, com certeza, muito por onde escolher, se as quiser cultivar. Dê uma olhada, aqui, na taxonomia das suculentas e as famílias que compõem esse grande grupo de plantas.

Zamioculcas

Zamioculcas é um gênero botânico da família Araceae, que contêm uma só espécie, a Zamioculcas zamiifolia, nativa da Tanzânia.

zamioculcas

Fonte foto: pt.wikipedia.org

Cacto San Pedro

San Pedro ou Wachuma é a Echinopsis ou Trichocereus pachanoi, um cacto originário dos Andes, este cacto é usado, ainda hoje, ritualisticamente pelos povos indígenas do Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela e Brasil, para conseguirem uma maior aproximação com os deuses – é deste cacto que se extrai a mescalina, princípio ativo do mescal, expansor de consciência usado por esses povos.

O Wachuma, seu nome quéchua, quer dizer “ébrio e consciente” ou “aquele que dorme em pé” e San Pedro remete a “aquele que abre a porta dos céus”. É uma planta medicinal reconhecida, sagrada, ritualística e tóxica portanto, conheça bem antes de levar à boca.

echinopsis pachanoi

Fonte foto: wikipedia.org

Haworthia cooperi

Esta é uma planta suculenta da família Asphodelaceae, nativa da África do Sul, que inclui diversas espécies e é muito apreciada como planta ornamental.

Fonte foto: Orizzonte Energia

Aloe barbadensis

Aloe barbadensis e Aloe arborensis, são as espécies que, popularmente se conhecem como Aloe vera – sim, talvez você não saiba que Aloe vera não é nome científico de nenhuma aloe e sim, o nome comercial de uso genérico os produtos onde entra algo das plantas em questão. Enfim, um nome bonito, fácil de se guardar e que vende bem. Mas, voltando às plantas, os aloes são suculentas da família Aloeaceae, medicinais de uso bastante amplo e ornamentais interessantes.

aloe barbadensis

Fonte foto: curanatura.com

aloe arborescens

Fonte foto: curanatura.com

Os aloés são sempre interessantes e bonitos. O gênero possui 450 espécies e deixamos aqui algumas, como indicação para você pesquisar e, quem sabe, cultivar. Neste link você encontrará informações e fotos sobre diversas espécies de aloés.

  • ASRISTATA
  • BREVIFOLIA DIENTE
  • CAPITATA
  • CLAVIFLORA
  • ELGONICA
  • DELAETIUM
  • DICHOTOM
  • DOROTHEAE
  • ERINACEA
  • FEROX
  • GLOBULIGEMMA
  • HUMÍLIS
  • MARLOTHII
  • PICTICAULIS
  • SAPONARIA
  • STRIATA
  • VARIEGATA

Sempervivum

Este é um gênero botânico da família das Crassulaceae e, como o nome bem o diz, suas plantas são as mais resistentes do mundo, mantendo inclusive, em situações muito adversas, as cores bonitas e brilhantes das suas folhas.

sempervivum arachnoideum

Fonte foto: wikipedia.org

Sedum

As suculentas do gênero Sedum apresentam uma ampla variedade de formas e cores e são muito fáceis de cultivar.

Fonte foto: wikipedia.org

Echinocactus grusonii

Este cacto bola, espécie quase extinta em ambiente nativo, é também conhecido como Bolar de Ouro, Cacto Barril Dourado ou Assento de Sogra. Pode atingir até 1 metro de diâmetro, mantendo-se uma bola perfeita.

echinocactus grusonii

Fonte foto: wikipedia.org

echinocactus grusonii plantas crescimento

Aeonium

O Aeonium é um gênero botânico da família Crassulaceae, com 40 espécies diferentes. Estas vivem, principalmente, nas Ilhas Canárias, Madeira, Marrocos e África Oriental (Etiópia). Suas folhas carnudas, em roseta, fazem com que toda a planta se assemelhe a uma flor.

 

foto: Aeonium undulatum wikipedia.org

aeonium arboreum

foto: Aeonium arboreum wikipedia.org

aeonium labuliforme

foto: Aeonium labuliforme wikipedia.org

Echeveria

Echeveria é um gênero botânico da família Crassulaceae cuja forma floral as torna decorativas e perfeitas para vasos ou jardim.

10 espécies de cactos e plantas suculentas fáceis de cultivar e manter. FOTOS

Fonte foto: alexanderhaysucculents.com

Graptopetalum

Graptopelalum é uma Echeveria cujas folhas mudam de cor, passando para o roxo, rosado ou branco.

echeveria pachyveria sediveria sedum

Fonte foto: fazfacil.com.br

Há muitas mais plantas que podem formar seu jardim de suculentas – seria preciso todo um livro para se detalhar, aqui, as espécies que se combinam entre si, que gostam da mesma quantidade de luz, que aguentam melhor a umidade do nosso clima.

Mas, aqui vai uma última dica: com as suculentas é possível fazer aqueles jardins em miniatura que são tão simpáticos e, digamos, terapêuticos – acontece que a suculenta crescerá tanto quanto o substrato o permitir, mantendo sua forma característica.

Talvez te interesse ler também:

Mandacaru Azul: Como Cuidar dessa Beleza Singular da Caatinga

Plantas Suculentas e Cactos: as mais belas variedades para ter em casa

Peiote (Lophophora williamsii): Planta Sagrada e Espiritual

Mandacaru: como plantar e cuidar da planta símbolo do sertão




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...