Orquídeas: como cuidar para manter a floração


A orquídea, você sabe, é uma flor muito delicada e que deve ser cuidada de maneira correta para que possa, durante muito tempo, continuar a florescer.

Um dos principais passos dos cuidados com orquídeas é você fazer a rega mais adequada a cada variedade.

Tem variedade que precisa de mais água, tem daquelas que gostam de uma secura, tem orquídea de deserto, de região úmida, região seca, que gosta de vento outras que não o suportam.

Mas, sempre é uma boa ideia não exagerar na água porque, orquídea com muita água no vaso sofre apodrecimento das raízes. E quando a água é pouca, tem orquídea que solta raízes aéreas, para captar água do ambiente.

orquidea-2

Como regar as orquídeas

O melhor jeito de se regar a orquídea de vaso é mergulhando este numa bacia com água à temperatura ambiente. Deixe o vaso de molho até sentir que a terra chupou a água necessária – uma vez por semana, ou de quinze em quinze dias, conforme a variedade de orquídea. As orquídeas de árvore você pode regar com chuvisco da mangueira mas, as de vaso, evite molhar as folhas e, menos ainda, as flores.

Como manter a orquídea em flor

Orquídea bem tratada dura muitos anos e floresce sempre que as condições ambientais são as adequadas à variedade plantada. As flores duram conforme o tipo de orquídea – tem as que podem durar meses florindo desde que estejam bem alimentadas, bem regadas, e com a quantidade de luz correta.

A exposição ao sol de orquídeas

Tem orquídea de meia sombra, essas não gostam de sol direto de jeito nenhum e nem de luz muito intensa. Mas tem aquelas que adoram uma luz brilhante. Se você tem orquídeas em casa, estude bem as condições específicas de cada tipo para poder ter flores belas o ano todo.

orquidea-3

O microclima adequado para orquídeas

Se a sua orquídea é natural das florestas úmidas tropicais ela vai, naturalmente, gostar de estar na janela do seu banheiro – umidade quentinha garantida todos os dias e a luz indireta que ela precisa.

Quais são seus truques para curar e para manter a orquídea em flor?

Especialmente indicado para você

ORQUÍDEAS – 14 DAS MAIS BELAS VARIEDADES

NO PANAMÁ, UMA NOVA ESPÉCIE DE ORQUÍDEA É ENCONTRADA

COMO PLANTAR MANGUEIRA EM VASO

COCHONILHA – PRAGA DE JARDIM: COMO RECONHECER E COMBATER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...