Orquídea: significado espiritual de todas as cores


As orquídeas são flores milenares, com grande variedade de cores, além de muita beleza, originalidade e exuberância. Sua existência data de aproximadamente de 4.000 anos atrás.

Oriundas do Oriente Médio, do Japão e da China, as orquídeas são um misto de suavidade e magnetismo, com variedade de cores, formas, tamanhos, características, enfim, a criatividade da Natureza em forma de planta! E, ainda, para completar, a orquídea tem seu simbolismo e suas cores que representam diversos significados.

A orquídea e sua diversidade desperta em nós curiosidade, fascínio e admiração.

Saibam mais sobre esta linda planta com o discorrer dos seguintes assuntos:

{index}

Orquídeas e suas características

Orquídeas são da família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Estas plantas existem em todos os continentes, exceto na Antártida, predominando nas áreas tropicais.

As orquídeas crescem sobre as árvores, como apoio para buscar luz. Não são plantas parasitas, pois nutrem-se apenas de matéria em decomposição que cai das árvores e acumula-se em suas raízes.

Existem algumas espécies de orquídeas bem raras, como a Orquídea Negra ou a Orquídea Macaco. Essa última tem esse nome por lembrar a cara de um macaco.

Os povos antigos utilizavam as propriedades medicinais e místicas das orquídeas.

Os Astecas ingeriam uma mistura de orquídeas com chocolate, para terem poder, vigor e força.

Os chineses comiam as flores para curar doenças respiratórias.

A orquídea, apesar de sua aparência delicada é uma planta vigorosa, principalmente, quando está na Natureza.

Sobre orquídeas, leia também:

ORQUÍDEAS – 14 DAS MAIS BELAS VARIEDADES

ORQUÍDEAS: COMO CUIDAR PARA MANTER A FLORAÇÃO

ORQUÍDEAS – COMO CULTIVÁ-LAS DENTRO DE CASA OU NO JARDIM (VÍDEO)

foto

O Significado Espiritual da Orquídea

Orquídea deriva da palavra grega órkhis que significa “em forma de testículos”. Esta denominação foi dada por Theophrastus, filósofo grego que percebeu a semelhança das raízes de algumas orquídeas com testículos humanos.

Para os gregos a orquídea era um símbolo de virilidade.

Na Grécia Antiga, se uma jovem se enfeitasse com orquídeas em sua cabeça, expressava que estava disponível para um pretendente. Caso fosse uma mulher mais velha, ao usar as orquídeas como enfeite, era sinal de riqueza, classe e luxo.

Em termos místicos, a orquídea com sua vibração traz benefícios para o chacra coronário (alto da cabeça) e isso contribui para desenvolvimento de sentimentos de gratidão e benção, pureza de pensamentos e sensação de grande paz.

A orquídea é poesia e encanto em forma de flor!

Significado das cores

orquidea

As orquídeas são flores únicas e famosas, por conta de sua beleza exótica e delicadeza. Em geral, elas representam amor, sensualidade e nobreza. Essa flor possui diversas cores e formatos, por isso, os significados dela podem variar.

Vejam a seguir as várias cores de orquídeas e seus significados:

ROSA: a flor dessa cor irradia sedução, sensualidade, romantismo, carinho, feminilidade e amor.

LILÁS: essa cor na flor orquídea representa dignidade, purificação, elevação e espiritualidade.

BRANCA: a cor branca representa sentimentos sinceros, paz, inocência e pureza.

AMARELA: as orquídeas com essa cor expressam alegria, felicidade.sucesso e prosperidade.

AZUL: a cor azul confere as flores das orquídeas a vibração da tranquilidade, paz e harmonia e transmite confiança, lealdade e gratidão.

NEGRA: as orquídeas negras são altivas e símbolizam de poder e autoridade, transmitem ousadia e austeridade.

VERMELHA: a orquídea vermelha está associada sexualidade, força e impulso de ação, transmite energia, motivação e ânimo.

Tatuagem de orquídea

Geralmente, quem opta por se tatuar o faz para expressar um sentimento ou algo que pensa ser importante, que dá valor, por isso a tatuagem vem carregada de significados e simbolismos.

A tatuagem de orquídea, comumente, é feita pelas mulheres, mas nada impede que um homem a faça, utilizando a flor como um detalhe de um desenho maior.

Tatuagens de orquídea, na maioria das vezes, são compostas por algumas flores que estão dispostas em cachos, com suas lindas folhas e pétalas.

A orquídea é exótica, bela e graciosa! O significado da tatuagem de orquídea, varia muito, pois depende de fatores como: a maneira que foi retratada, a cor e quantidade das flores que compõem o desenho, a parte do corpo em que está localizada a tatuagem.

Dessa forma, pode-se concluir que o significado de uma tatuagem de orquídea é algo pessoal e subjetivo, variando de pessoa para pessoa.

ALERTA SOBRE O USO DA TATUAGEM

As tatuagens de orquídeas realmente são demais, mas é importante lembrar que as tintas utilizadas para fazê-las podem conter substâncias tóxicas, por isso, pense bem antes de fazer tatuagens pois elas podem prejudicar a saúde, e escolha um local adequado, com higiene e profissionalidade.

Orquídea – Obra de Arte Viva

foto

O mais belo de tudo isso é ver a orquídea surgir, de forma espontânea, nas árvores, através dos processos vitais da Natureza!

A orquídea é uma obra de arte viva que encanta os olhos e enternece o coração, esse é seu maior significado!

Talvez te interesse ler mais sobre símbolos e significados:

PAPOULA – A LENDA, O SIGNIFICADO E COMO CULTIVAR

JASMIM – LENDAS E SIGNIFICADOS ESPIRITUAIS DESTA FLOR

YIN E YANG: AS FORÇAS OPOSTAS, O EQUILÍBRIO ENTRE ELAS E TODOS OS SIGNIFICADOS

A LUA E SEUS MUITOS SIGNIFICADOS




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...