No Panamá, uma nova espécie de orquídea é encontrada

Uma nova bela espécie de orquídea foi descoberta no Panamá. O nome dela é Lophiaris silverarum em homenagem a sua descobridora, a bióloga Katia Silvera da Universidade da Califórnia.

A Lophiaris, descrita na revista Phytotaxa está entre as 1100 espécies de orquídeas que podem ser encontradas naquele Estado. Este achado parece ser uma coisa rara, dado que as orquídeas tendem a crescer em áreas de difícil acesso. Imagina-se que além das 30.000 espécies identificadas no mundo, existem outras ainda não conhecidas.

A descoberta de Lophiaris silverarum é o resultado de um longo trabalho. Era 2006, quando Silvera se deparou com a nova orquídea, durante um passeio com seu pai em uma área montanhosa na região central do Panamá. Desde então, ela começou um longo processo de estudo para a classificação da planta.

Quando encontraram a orquídea, pai e filha – que defendem um comércio de orquídeas na América Central – entraram em contato com um especializado em orquídea, um alemão chamado Carnevali que, depois de examiná-la, concluiu que se tratava de uma espécie nova e muito rara.

foto

A descoberta foi definida pela bióloga como uma coisa não habitual, uma vez que as orquídeas crescem principalmente em áreas de difícil acesso e que o desenvolvimento das cidades interfere nestas descobertas.

foto

“A diversidade da orquídea é mais conhecida nos trópicos, onde, infelizmente, o habitat é destruído muito rapidamente”, disse Silvera. “Como resultado, estamos perdendo rapidamente a diversidade de espécies de orquídeas.”

Mas esta pequena descoberta preciosa confirma-nos que a Mãe Natureza está sempre pronta para nos surpreender. Nossa tarefa seria simplesmente nunca decepcioná-la.

Ingressou no curso de Ecologia pela UNESP e formou-se em Direito pela UNIMEP. É redatora-chefe e co-founder de GreenMe Brasil.
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook