Cássia-Imperial (Cassia fistula): PANC, Medicinal e Espetacular


A Cássia-Imperial, também conhecida como Chuva-de-Ouro, é uma árvore ornamental de beleza inigualável e um verdadeiro banquete para os amantes da gastronomia. Além de suas flores amarelo-ouro vibrantes e sua copa frondosa, a Cássia-Imperial é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) que oferece uma variedade de sabores e nutrientes para sua mesa. Descubra todo o potencial dessa bela árvore com as informações apresentadas neste conteúdo.

Origem

A Cássia-Imperial (Cassia fistula) é uma árvore ornamental de beleza inigualável. Originária do Sudeste da Ásia, ela se adaptou perfeitamente ao clima brasileiro, tornando-se um símbolo de exuberância em jardins e paisagens.

Características Marcantes

Essa árvore de médio porte possui flores amarelas radiantes e frutos alongados em forma de bastonete, contendo polpa.

As características responsáveis pela sua exuberância são:

  • Altura: Pode alcançar até 20 metros de altura, criando uma bela sombra e um ponto focal imponente no seu jardim.
  • Flores: O grande destaque da Cássia-Imperial são suas flores amarelo-ouro vibrantes. Elas se agrupam em cachos pendentes, que surgem na primavera e verão, proporcionando um verdadeiro espetáculo visual.
  • Folhas: As folhas compostas de coloração verde brilhante complementam a beleza das flores e criam uma copa frondosa e elegante.
  • Frutos: As vagens longas e cilíndricas que se formam após a floração também são um elemento decorativo interessante.

Como é Essa Árvore

Veja, nesta postagem da página Raízes &Flores, as peculiaridade da Cassia fistula:

Benefícios

Além de sua beleza vibrante, a Cássia-Imperial ainda oferece os seguintes benefícios:

  • Paisagismo: Árvore ideal para o paisagismo de jardins, parques e ruas. Sua beleza e imponência a tornam perfeita para ser utilizada como ponto focal em alamedas ou como árvore de sombra.
  • Atração de fauna: As flores da Cássia-Imperial atraem beija-flores e outros polinizadores, contribuindo para a biodiversidade do local.
  • Propriedades medicinais: A polpa do fruto e as folhas da Cássia-Imperial possuem propriedades medicinais laxantes, anti-inflamatórias, antibacterianas e digestivas, sendo utilizadas na medicina popular.
  • Nutrição: A Cássia-Imperial é uma excelente fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, fósforo e potássio.
  • Sustentabilidade: A utilização da Cássia-Imperial como PANC contribui para a diversificação na alimentação, a valorização da biodiversidade e a preservação do meio ambiente.

Cultivo

O cultivo da Cássia-Imperial requer as seguintes condições:

  • Clima: A planta se adapta bem a climas tropicais e subtropicais, tolerando temperaturas entre 18°C e 30°C.
  • Solo: Prefere solos férteis, bem drenados e úmidos, mas se adapta a diferentes tipos de solo.
  • Iluminação: Requer sol pleno para florescer abundantemente
  • Rega: Regue regularmente, principalmente durante o período de crescimento.
  • Adubação: Aplique adubo orgânico ou mineral a cada 3 meses.
  • Poda: Realize podas leves para manter a forma da árvore e estimular a floração. Atenção: Podas durante a floração interrompem o florescimento

Cássia-Imperial é PANC

Tania Campos, da Casa e Plantas, apresenta a Cássia-Imperial e fala sobre seus usos comestíveis:

Usos na Culinária

Os usos culinários da Cássia-Imperial podem incluir:

  • Flores: As flores da Cássia-Imperial podem ser consumidas frescas em saladas, salteadas em refogados ou empanadas em frituras. Elas possuem um sabor levemente adocicado e têm uma textura crocante.
  • Folhas: As folhas jovens da Cássia-Imperial podem ser cozidas e consumidas como verdura, em sopas, ensopados, tortas e quiches. Elas têm um sabor similar ao espinafre e são ricas em vitaminas e minerais.
  • Frutos: A polpa dos frutos maduros da Cássia-Imperial pode ser utilizada para fazer doces, geleias, sorvetes e sucos. Ela possui um sabor ácido e adocicado e é rica em fibras.

Receitas com Cássia-Imperial

Aqui estão algumas sugestões de receitas com essa PANC:

  • Salada de flores de Cássia-Imperial: Misture as flores frescas da Cássia-Imperial com folhas verdes, tomate, cebola e um molho leve à base de azeite e limão.
  • Refogado de folhas de Cássia-Imperial: Refogue as folhas jovens da Cássia-Imperial com alho, cebola e outros legumes de sua preferência.
  • Doce de polpa de Cássia-Imperial: Cozinhe a polpa dos frutos maduros da Cássia-Imperial com açúcar demerara e especiarias até obter a consistência desejada.

Usos  Curativos

A Cassia fistula é uma planta medicinal importante, utilizada em vários sistemas medicinais tradicionais, incluindo Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa.

Na revisão sobre as Propriedades Medicinais da Cassia fistula são apresentados seu potencial curativo e suas propriedades farmacológicas, que abrangem atividades antioxidantes, antimicrobianas, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antitumorais, hepatoprotetoras, entre outras.

Os usos medicinais da Cássia-Imperial podem incluir:

  • Propriedades laxantes: A polpa do fruto da Cássia-Imperial é rica em antraquinonas, que estimulam o movimento intestinal e combatem a constipação.
  • Propriedades anti-inflamatórias: As folhas e flores possuem propriedades anti-inflamatórias que podem ser utilizadas para aliviar dores articulares, musculares e inchaços.
  • Propriedades antibacterianas que podem ser utilizadas para combater infecções bacterianas, como acne e furúnculos.
  • Propriedades digestivas que auxiliam na digestão e combatem a azia, má digestão e gases.
  • Outras propriedades: A Cássia-Imperial também possui propriedades antitérmica (reduz a febre), antidiarreica (combate a diarreia), diurética (intensifica o fluxo urinário) e expectorante (alívio da tosse e diminuição do catarro).

Preparações Medicinais

Para usufruir dos benefícios medicinais dessa planta, utilize-a das seguintes formas:

  • Chá: As folhas, flores e frutos podem ser utilizados para fazer chá. Para preparar o chá, adicione 1 colher de sopa da planta em 250ml de água fervente e deixe descansar por 10 minutos.
  • Tintura: As folhas, flores e frutos podem ser utilizados para fazer tintura. Para preparar a tintura, adicione 100g da planta em 500ml de álcool de cereais e deixe macerar por 15 dias.
  • Cataplasma: As folhas e flores podem ser utilizadas para fazer cataplasma. Para preparar o cataplasma, amasse as folhas ou flores frescas da planta e aplique sobre a área afetada.

Precauções

A Cássia-Imperial é contraindicada para gestantes, lactantes, crianças menores de 2 anos e pessoas com problemas intestinais graves.

É importante consultar um médico antes de utilizar a Cássia-Imperial para fins medicinais.

Toxicidade

Apesar da polpa ser comestível, as sementes contidas nas vagens da Cássia-Imperial são tóxicas e podem causar sintomas como:

Cássia-Imperial: Um Espetáculo para o Jardim

Como visto, a Cássia-Imperial é uma árvore magnífica que proporciona beleza, sabor, saúde e sustentabilidade. Seus usos comestíveis e medicinais são diversos e podem ser utilizados para promover mais saúde. Com os devidos cuidados básicos, você poderá ter um verdadeiro espetáculo de flores amarelas em seu jardim e desfrutar de seus benefícios culinários, medicinais e ornamentais.

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. Raízes & folhas
  3. Escola de Botânica
  4. PubMed
  5. Plantamed
  6. Casa Planta

Conheça outras Árvores Magníficas em:

Sequoia gigante: A maior e mais especial árvore do mundo

Sumaúma: A árvore sagrada e monumental da Amazônia

Embaúba: Tudo sobre essa árvore medicinal por excelência




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...