Como Plantar e Cuidar de Trapoeraba-Roxa: Mais Cor e Encanto ao Jardim


A trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida purpurea), é uma planta ornamental exuberante que conquista admiradores por sua beleza e versatilidade. Neste conteúdo, exploraremos a origem, distribuição, nomes populares, características marcantes, usos práticos, curiosidades fascinantes, além de oferecer dicas valiosas sobre o cultivo e cuidados necessários para garantir  a vitalidade e o florescimento saudável dessa planta encantadora.

©Forest & Kim Starr/Wikipedia

©Forest & Kim Starr/Wikipedia

Origem e Distribuição

A trapoeraba-roxa é nativa do México, embora tenha se espalhado para diversas regiões tropicais e subtropicais ao redor do mundo. Sua adaptabilidade a diferentes condições climáticas contribuiu para sua popularidade global como planta ornamental.

Nomes Populares

Essa planta é conhecida por diversos nomes populares que variam de acordo com as regiões e tradições locais, tais como:

  • Manto-de-viúva
  • Coração-roxo
  • Trapoerabão

Características Marcantes

Essa planta se destaca por suas folhas alongadas, de tonalidade roxa intensa, que adicionam um toque de elegância a jardins e ambientes internos. Além disso, suas flores pequenas, geralmente rosadas com nuances brancas, proporcionam um contraste encantador.

Como Plantar e Cuidar de Trapoeraba-Roxa: Mais Cor e Encanto ao Jardim

                                              Fonte da Imagem: Unirio

Usos Práticos

Além de sua beleza ornamental e de ser uma excelente opção para cobertura de solo em jardins e canteiros, devido à sua capacidade de se espalhar de forma eficiente, a trapoeraba-roxa possui propriedades medicinais. Saiba mais sobre seus usos a seguir:

Usos Medicinais

Na medicina popular, por causa de suas propriedades anti-inflamatórias, essa planta vem sendo utilizada topicamente para aliviar irritações na pele, como picadas de insetos ou queimaduras leves. Tradicionalmente, a trapoeraba-roxa tem sido utilizada em algumas culturas para auxiliar na cicatrização de feridas. As folhas esmagadas podem ser aplicadas diretamente sobre a área afetada.

Essa planta contém antioxidantes, como por exemplo, a antocianina (pigmento presente responsável pela cor roxa das folhas), que possui efeitos benéficos para a saúde.

O uso medicinal dessa planta pode ser realizado por meio de infusões com as folhas. Seu chá tem efeito diurético e serve ainda para o tratamento de afecções nas vias urinárias, cistite, uretrite e blenorragia.

Atenção: Lembre-se de que o uso de plantas para fins medicinais sem orientação e de forma inadequada pode representar riscos à saúde. Recomenda-se sempre consultar um profissional de saúde qualificado antes de utilizar qualquer planta para tratamentos medicinais.

Uso como Bioindicador

Essa espécie e outras do seu gênero têm se revelado sensíveis bioindicadores de potenciais riscos para a saúde humana, como metais pesados no solo e na atmosfera.

Há algum tempo, a trapoeraba-roxa vem sendo usada como uma espécie bioindicadora em programas de biomonitoramento e de discriminação de emissões de gases poluentes, já que responde à poluição atmosférica, acumulando metais pesados em seus tecidos e apresentando alterações detectáveis e mensuráveis.

Uso Ornamental e Paisagístico

Excelente para formar maciços (agrupamento de plantas) e bordaduras (delimitação de espaços), também pode ser utilizada como forração em jardins ou em floreiras.

Toxicidade

Apesar de seus usos medicinais, essa planta é considerada levemente tóxica para humanos e animais de estimação devido à presença de compostos como saponinas e oxalatos. Essas substâncias podem causar irritações leves na pele e mucosas, além de desconforto gastrointestinal se ingeridas de forma inadequada. Portanto, é aconselhável ter cuidado ao manusear e entrar em contato com esta planta, especialmente se houver crianças pequenas ou animais de estimação em casa. Além disso, ao manipular a planta, é recomendável usar luvas.

Como é a Trapoeraba-Roxa?

Nesta postagem do Instagram Mundo Jardinagem, o jardineiro Samyr Chuluc mostra a trapoeraba-roxa e como ela deixa o jardim mais vibrante:

Curiosidades

Essa espécie de planta possui uma curiosidade interessante: suas folhas podem mudar de cor em resposta à exposição à luz solar. Esse fenômeno resulta da presença da antocianina, que confere à planta uma dinâmica de cores única.

Cultivo e Cuidados

Cultivar a trapoeraba-roxa é uma tarefa relativamente simples. Ela prospera nas seguintes condições:

Solo

Necessita de solo fértil, bem drenado, composto por terra de jardim e terra vegetal. Manter o solo levemente úmido é fundamental, evitando o encharcamento.

Iluminação

Deve ser cultivada a pleno sol ou meia sombra (sob luz solar parcial).

Regas

Exige regas regulares.

Podas

Essa herbácea responde bem a podas regulares, estimulando um crescimento mais compacto e cheio.

Propagação

Multiplica-se por sementes e também por estaquia.

Mais Cor e Encanto no seu Jardim

A trapoeraba-roxa traz mais cor e vitalidade no seu jardim ou espaço interno. Com seu cultivo descomplicado e usos versáteis, essa planta é uma excelente escolha para jardineiros de todos os níveis de experiência e apaixonados por plantas.

Permita-se explorar a beleza e os benefícios da trapoeraba-roxa em sua vida!

Fontes:

  1. Portal Vida Livre
  2. Wikipédia
  3. Planta Sonya
  4. Unirio
  5. Id Plantae
  6. Planta Terapia
  7. Mundo Jardinagem

Veja mais Plantas Incríveis em:

Como plantar Eremurus: Plantas incríveis com espigões floridos enormes

Alocasia: Gênero de plantas apaixonantes! Veja seu significado

Papo-de-Peru: Planta exótica que dá as maiores flores do Brasil




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...