8 de Agosto é Dia Internacional do Gato. Vamos comemorar essa fofura

  • atualizado: 
gato

Para quem ama e convive com gatos, todo dia é dia desses maravilhosos felinos! Não obstante, foi criada uma data no calendário a nível mundial, dedicada ao nosso amigo felino: o Gato!

A data consagrada para isso é o dia 8 de agosto, instituída como Dia Internacional do Gato.

Essa data foi criada em 2002 pela International Fund For Animal Welfare e visa conscientizar os tutores desses felinos de como cuidar bem de seus gatos para que vivam com qualidade de vida e alertar a população das necessidades da espécie, com o objetivo de combater os maus-tratos, abandono e preconceito em relação a esse animal, além de ser uma data criada para valorizar todos os gatos.

Além dessa data internacional existem outras datas, ao longo do ano, dedicadas aos nossos amigos gatos, como:

Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro - Essa data surgiu e foi criada na Itália, como forma de exaltar e valorizar essa espécie felina

Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho - no Brasil

Dia Nacional do Gato, em 29 de outubro - nos Estados Unidos

Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro - também nos Estados Unidos.

Aproveitando essa comemoração, conheça e saiba mais sobre esse felino enigmático, que faz parte de nosso cotidiano.

Qualidades do Gato

O que atrai e chama a atenção nesses felinos, e leva as pessoas a se interessarem em adotar e conviver com os bichanos são as características marcantes deles, com o temperamento misterioso, intuitivo, zeloso, independente, forte, ativo, resistente, calmo, sutil, territorialista, companheiro, livre, ágil, curioso, brincalhão, adaptável e afetuoso.

Preconceito contra o Gato

Infelizmente, apesar de todas essas qualidades de nossos amigos felinos, eles sofrem preconceitos por parte de pessoas dogmáticas e fanáticas, influenciadas por superstições e mitos vindos da Idade Média, na época da inquisição e das Heresias; período no qual o gato, por ser um animal misterioso e símbolo místico, foi associado à bruxaria, por isso era mal-visto e perseguido pela Igreja Católica.

O Gato, seu Simbolismo Místico e Ensinamentos

Desde a Antiguidade, o gato é símbolo de mistério e sabedoria e, por sua natureza e características, ele nos passa várias lições e ensinamentos de vida, por isso, ele se tornou símbolo místico em várias religiões milenares, personificando e sendo representação de vários deuses, potestades e mitos divinos.

A Capacidade Sobrenatural do Gato

Dizem que os gatos têm a capacidade de ver outras dimensões e transmutar as energias negativas, melhorando a vibração do ambiente.

Eles têm uma percepção tão apurada que detectam alteração na saúde e no corpo das pessoas com as quais convivem, por isso, se o gato se aproximar de determinada parte do corpo de seu tutor, ele pode estar sinalizando uma doença e, ao mesmo tempo, transmutando a parte energética que se encontra em desequilíbrio, por isso, esse animal também está associado à cura energética.

Origem e Características do Gato

O Gato é descendente de felídeos da região desértica, ao norte da África, e foi sendo domesticado ao longo de aproximadamente 6 mil anos, porém seu etograma, que se trata das características comportamentais naturais da espécie, se mantém o mesmo, tendo as seguintes peculiaridades:

  • é muito higiênico
  • gosta de brincar
  • tem paladar apurado
  • aprecia um esconderijo
  • é observador
  • adora explorar e investigar o espaço
  • demarca seu território
  • gosta de relaxar e tirar uma soneca
  • conserva o instinto de caça, de seus ancestrais selvagens

Saiba mais sobre como conviver e lidar com o gato e a natureza dele em:

Combate ao abandono, Adoção, Cuidados e Esterilização do Gato

Nesta data é bom lembrar que existem milhares de gatos de rua, por conta do abandono, aumentando a reprodução e população de gatos e intensificando esse problema. Daí, a importância da adoção responsável e campanha de castração pública.

Além disso, outro fator importante de respeito e valorização, com relação ao gato, é a conscientização de tutores para que cuidem corretamente e zelem pela vida de seu bichano, colocando telas ou redes de proteção na casa e evitando fugas, envenenamento e acidentes, por conta do gato ir para a rua.

Outro cuidados que os tutores precisam ter com seus pets felinos é proporcionar espaço; limpeza; brinquedos; água limpa e fresca; alimentação saudável e adequada; além de levá-los regularmente ao veterinário para exames e tratamentos básicos.

Gato, embora reservado, gosta de carinho!

Agora, que conhece essa data tão merecidamente dedicada ao bichanos do mundo inteiro, que tal curtir esse dia agradando e acariciando mais ainda o seu pet felino?

Talvez te interesse ler também:

5 GATOS SELVAGENS MISTERIOSOS DOS QUAIS, TALVEZ, VOCÊ NUNCA TENHA OUVIDO FALAR

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

GATOS E LEÕES: A ÚNICA DIFERENÇA É O TAMANHO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!