Viajar com pet: projeto de lei regulamenta viajar com 2 pets em diversos transportes   

Viajar com pet: projeto de lei regulamenta viajar com 2 pets em diversos transportes   

Está em tramitação na Câmara dos Deputados a proposta para o Projeto de Lei 207/2021, de autoria da Deputada Federal Marina Santos (SOLIDARIEDADE-PI) que se aprovado, regulamenta e garante o direito de tutores viajarem com até 2 animais de estimação, como cães e gatos de até 10 kg, dentro do ônibus, avião ou barco, em todo o território nacional.

Saiba mais detalhes sobre o conteúdo deste PL, com as informações a seguir.

Como funcionará este projeto, se aprovado

Segundo a proposta, desse PL, para que o animal possa viajar dentro do ônibus, avião ou barco com seu tutor serão necessários os seguintes requisitos:

  • O responsável pelo animal terá que apresentar atestado de saúde do pet, com antecedência máxima de 15 dias e também a carteira de vacinação atualizada.
  • O animal deverá estar devidamente higienizado e limpo
  • Não poderá representar risco à segurança ou ao conforto dos demais passageiros
  • O animal deverá viajar dentro de caixa própria para o transporte e ocupar um dos assentos do veículo, embarcação ou aeronave. Nesse caso, a empresa poderá cobrar o valor total ou parcial de uma passagem.
  • Em viagens com trajeto e duração maior que 1 hora, a proposta prevê que o animal de estimação seja devidamente alimentado e hidratado durante a viagem.
  • Casos em que os pets precisem ser transportados no porão ou em compartimentos de carga de aeronaves, ônibus ou embarcações, ficarão sujeitos à autorização do tutor, da comprovação de boa ventilação, iluminação ideal, temperatura propícia, pressão e isolamento acústico, adequados para que o animal não corra nenhum tipo de risco à sua saúde e integridade.
  • Conforme o texto desse PL, se essas regras não forem devidamente cumpridas, incorrerá para fins legais em ato de maus-tratos contra animais, passível de punição de 3 meses a 1 ano de detenção e multa.

Fique a par do teor completo do PL 207/2021->AQUI

Justificativa desse Projeto

Conforme declaração da autora desse PL, publicada na Agência Câmara de Notícias, a justificativa para que seja aprovado é:

“Sem uma regulamentação federal e uniforme, as empresas concessionárias poderão colocar os animais de estimação em ambientes fechados, sem ventilação adequada e longe de seu proprietário, podendo causar-lhe desde a danos à saúde até mesmo a morte.”

Situação atual da tramitação desse PL

No último dia 08, esse PL passou pelo despacho das Comissões:

  1. de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
  2. de Viação e Transportes
  3. de Constituição e Justiça e de Cidadania

Após esse despacho, passa pela apreciação do Plenário.

Acompanhe e veja as etapas da Tramitação do PL 207/2021->AQUI

Criação de uma regulamentação única

No último dia 23, o Deputado Federal Laércio Oliveira (PP/SE), apresentou o Requerimento n. 838/2021, que:

“Dispõe sobre o transporte de animais domésticos de pequeno porte em veículos, embarcações e aeronaves, concessionárias de transporte públicos municipais, estaduais e federais e dá outras providências.”

Esse requerimento propõe o apensamento (anexar) os PL 207/2021 de Marina Santos  e 3.759/2020 (que dispõe sobre o transporte de animais der suporte emocional, nas Companhias Aéreas) ao Projeto de Lei nº 6.273, de 2019 (que trata da legislação das empresas aéreas).

Tal requerimento considera que o transporte de animais de pequeno porte já é uma realidade na prática e, por isso, necessita de ter legislação federal para regulamentar esse procedimento, unificando os PLs relacionados a esse assunto, e criando assim uma regulamentação mais específica e abrangente.

Veja o Inteiro Teor desse Requerimento->AQUI

Melhoria do PL 207/2021

Algo que chama a atenção no PL 207/2021 é que ele restringe o transporte de animais a 10 kg no máximo, dificultando aos tutores que têm pets maiores, de poderem viajar com seus animais.

Para essa PL ficar melhor e mais próxima do que já ocorre em países do exterior, nos quais existem empresas que realizam voos exclusivos para os tutores viajarem com seus animais de estimação, independente do peso e sem a necessidade da caixa de transporte, essa restrição de peso precisaria ser revista.

Nesse contexto, é importante que os tutores que têm a necessidade e interesse de viajar com seus pets de peso superior a 10 kg, opinem na enquete sobre o PL 207/2021, solicitando que os animais de médio e grande porte sejam contemplados pelo teor dessa proposta.

Opine e comente a sobre o Projeto de Lei 207/21, na Enquete de Câmara dos Deputados, entrando->AQUI

Acompanhe e interaja no site da Câmara dos Deputados, para que esse PL seja aprovado.

Afinal, os pets fazem parte de nossa vida e é bom compartilhar os bons momentos com eles!

Saiba mais sobre viagens com pets em:

Tudo o que você precisa saber antes de viajar de avião com seu pet

Férias: 7 Coisas para saber antes de viajar com animais domésticos 

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *