Para quem ama e convive com gatos, todo dia é dia desses maravilhosos felinos! Não obstante, foi criada uma data no calendário a nível mundial, dedicada ao nosso amigo felino: o Gato!
A data consagrada para isso é o dia 8 de agosto, instituída como Dia Internacional do Gato.
Essa data foi criada em 2002 pela International Fund For Animal Welfare e visa conscientizar os tutores desses felinos de como cuidar bem de seus gatos para que vivam com qualidade de vida e alertar a população das necessidades da espécie, com o objetivo de combater os maus-tratos, abandono e preconceito em relação a esse animal, além de ser uma data criada para valorizar todos os gatos.
Além dessa data internacional existem outras datas, ao longo do ano, dedicadas aos nossos amigos gatos, como:
Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro – Essa data surgiu e foi criada na Itália, como forma de exaltar e valorizar essa espécie felina
Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho – no Brasil
Dia Nacional do Gato, em 29 de outubro – nos Estados Unidos
Dia Nacional do Gato Preto, em 17 de novembro – também nos Estados Unidos.
Aproveitando essa comemoração, conheça e saiba mais sobre esse felino enigmático, que faz parte de nosso cotidiano.
Qualidades do Gato
O que atrai e chama a atenção nesses felinos, e leva as pessoas a se interessarem em adotar e conviver com os bichanos são as características marcantes deles, com o temperamento misterioso, intuitivo, zeloso, independente, forte, ativo, resistente, calmo, sutil, territorialista, companheiro, livre, ágil, curioso, brincalhão, adaptável e afetuoso.
Preconceito contra o Gato
Infelizmente, apesar de todas essas qualidades de nossos amigos felinos, eles sofrem preconceitos por parte de pessoas dogmáticas e fanáticas, influenciadas por superstições e mitos vindos da Idade Média, na época da inquisição e das Heresias; período no qual o gato, por ser um animal misterioso e símbolo místico, foi associado à bruxaria, por isso era mal-visto e perseguido pela Igreja Católica.
O Gato, seu Simbolismo Místico e Ensinamentos
Desde a Antiguidade, o gato é símbolo de mistério e sabedoria e, por sua natureza e características, ele nos passa várias lições e ensinamentos de vida, por isso, ele se tornou símbolo místico em várias religiões milenares, personificando e sendo representação de vários deuses, potestades e mitos divinos.
A Capacidade Sobrenatural do Gato
Dizem que os gatos têm a capacidade de ver outras dimensões e transmutar as energias negativas, melhorando a vibração do ambiente.
Eles têm uma percepção tão apurada que detectam alteração na saúde e no corpo das pessoas com as quais convivem, por isso, se o gato se aproximar de determinada parte do corpo de seu tutor, ele pode estar sinalizando uma doença e, ao mesmo tempo, transmutando a parte energética que se encontra em desequilíbrio, por isso, esse animal também está associado à cura energética.
Origem e Características do Gato
O Gato é descendente de felídeos da região desértica, ao norte da África, e foi sendo domesticado ao longo de aproximadamente 6 mil anos, porém seu etograma, que se trata das características comportamentais naturais da espécie, se mantém o mesmo, tendo as seguintes peculiaridades:
- é muito higiênico
- gosta de brincar
- tem paladar apurado
- aprecia um esconderijo
- é observador
- adora explorar e investigar o espaço
- demarca seu território
- gosta de relaxar e tirar uma soneca
- conserva o instinto de caça, de seus ancestrais selvagens
Saiba mais sobre como conviver e lidar com o gato e a natureza dele em:
Combate ao abandono, Adoção, Cuidados e Esterilização do Gato
Nesta data é bom lembrar que existem milhares de gatos de rua, por conta do abandono, aumentando a reprodução e população de gatos e intensificando esse problema. Daí, a importância da adoção responsável e campanha de castração pública.
Além disso, outro fator importante de respeito e valorização, com relação ao gato, é a conscientização de tutores para que cuidem corretamente e zelem pela vida de seu bichano, colocando telas ou redes de proteção na casa e evitando fugas, envenenamento e acidentes, por conta do gato ir para a rua.
Outro cuidados que os tutores precisam ter com seus pets felinos é proporcionar espaço; limpeza; brinquedos; água limpa e fresca; alimentação saudável e adequada; além de levá-los regularmente ao veterinário para exames e tratamentos básicos.
Gato, embora reservado, gosta de carinho!
Agora, que conhece essa data tão merecidamente dedicada ao bichanos do mundo inteiro, que tal curtir esse dia agradando e acariciando mais ainda o seu pet felino?
Talvez te interesse ler também:
5 GATOS SELVAGENS MISTERIOSOS DOS QUAIS, TALVEZ, VOCÊ NUNCA TENHA OUVIDO FALAR
POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA
GATOS E LEÕES: A ÚNICA DIFERENÇA É O TAMANHO