8 de Agosto é Dia Internacional do Gato. Vamos comemorar essa fofura


Para os amantes e companheiros de gatos, todos os dias são uma celebração desses adoráveis felinos! No entanto, uma data mundial foi estabelecida especialmente para homenagear nosso amigo felino: o Dia do Gato!

O Dia Internacional do Gato, consagrado em 8 de agosto, foi estabelecido em 2002 pela International Fund For Animal Welfare. Sua finalidade é sensibilizar os tutores sobre a importância de proporcionar cuidados de qualidade aos felinos, garantindo-lhes uma vida saudável. Além disso, busca conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas dessa espécie, lutando contra o abandono, maus-tratos e preconceitos, enquanto celebra e valoriza todos os gatos.

Além dessa data internacional, existem outras datas ao longo do ano dedicadas aos nossos amigos gatos, como:

Dia Mundial do Gato, em 17 de fevereiro – Essa data surgiu na Itália como forma de exaltar e valorizar essa espécie felina

Dia de Abraçar Seu Gato – em 4 de junho, no Brasil

Dia Nacional do Gato – em 29 de outubro, nos Estados Unidos

Dia Nacional do Gato Preto – em 17 de novembro, também nos Estados Unidos.

Aproveitando a data de hoje, saiba mais sobre esse felino enigmático que faz parte de nosso cotidiano.

Qualidades do Gato

O que cativa e desperta o interesse nas pessoas em adotar e conviver com esses felinos são as suas características marcantes. Eles possuem um temperamento misterioso, intuitivo, zeloso, independente, forte, ativo, resistente, calmo, sutil, territorialista, companheiro, livre, ágil, curioso, brincalhão, adaptável e afetuoso.

Preconceito contra o Gato

Infelizmente, apesar de todas essas qualidades de nossos amigos felinos, eles sofrem preconceitos por parte de pessoas dogmáticas e fanáticas, influenciadas por superstições e mitos vindos da Idade Média, na época da Inquisição e das heresias; período no qual o gato, por ser um animal misterioso e símbolo místico, foi associado à bruxaria, por isso era mal-visto e perseguido pela Igreja Católica.

O Gato, seu Simbolismo Místico e Ensinamentos

Desde a Antiguidade, o gato é símbolo de mistério e sabedoria. Por sua natureza e características, ele nos transmite várias lições e ensinamentos de vida. Por isso, tornou-se um símbolo místico em várias religiões milenares, personificando e representando diversos deuses, potestades e mitos divinos.

A Capacidade Sobrenatural do Gato

Acredita-se que os gatos possuam a capacidade de vislumbrar outras dimensões e transmutar energias negativas, contribuindo para elevar a vibração do ambiente.

Esses felinos apresentam uma percepção extremamente aguçada, permitindo-lhes detectar alterações na saúde e no corpo das pessoas com as quais compartilham seu convívio. Se um gato se aproxima de uma determinada região do corpo de seu tutor, pode estar indicando a presença de uma doença e, ao mesmo tempo, trabalhando na transmutação das energias desequilibradas. Essa habilidade também os conecta ao conceito de cura energética.

Origem e Características do Gato

O Gato é descendente de felídeos da região desértica, ao norte da África, e foi sendo domesticado ao longo de aproximadamente 6 mil anos. Porém, seu etograma, que se trata das características comportamentais naturais da espécie, se mantém o mesmo, tendo as seguintes peculiaridades:

  • é muito higiênico
  • gosta de brincar
  • tem paladar apurado
  • aprecia um esconderijo
  • é observador
  • adora explorar e investigar o espaço
  • demarca seu território
  • gosta de relaxar e tirar uma soneca
  • conserva o instinto de caça, de seus ancestrais selvagens

Saiba mais sobre como conviver e lidar com o gato e sua natureza em:

Abandono, Adoção, Cuidados e Esterilização do Gato

Nesta data, é importante lembrar que há milhares de gatos de rua devido ao abandono, o que contribui para o aumento da reprodução e da população felina, agravando esse problema. Portanto, a adoção responsável e as campanhas de castração pública desempenham um papel crucial.

Além disso, é essencial respeitar e valorizar os gatos, promovendo a conscientização entre os tutores para que cuidem adequadamente de seus felinos. Isso inclui medidas como a instalação de telas ou redes de proteção em casa para evitar fugas, envenenamentos e acidentes nas ruas.

Outros cuidados importantes que os tutores devem ter com seus amigos felinos incluem proporcionar espaço adequado, manter a limpeza, oferecer brinquedos, garantir água limpa e fresca, fornecer uma alimentação saudável e equilibrada, e agendar visitas regulares ao veterinário para exames e tratamentos essenciais.

Gato, embora reservado, gosta de carinho!

Agora, que conhece essa data tão merecidamente dedicada ao bichanos do mundo inteiro, que tal curtir esse dia agradando e acariciando mais ainda o seu pet felino? Não tem um gato? Assistir a vídeos de gatinho pode relaxar. Palavras da ciência!

Talvez te interesse ler também:

5 GATOS SELVAGENS MISTERIOSOS DOS QUAIS, TALVEZ, VOCÊ NUNCA TENHA OUVIDO FALAR

POR QUE OS GATOS ENTRAM NO CÍRCULO? TENTE FAZER EM CASA

GATOS E LEÕES: A ÚNICA DIFERENÇA É O TAMANHO




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...