Cães preferem alimentos gordurosos enquanto gatos, carboidratos. Um novo estudo


Cães preferem alimentos gordurosos, enquanto os gatos amam os carboidratos. Aqueles que vivem juntos com esses animais provavelmente já perceberam por isso, mas agora um novo estudo confirma alguns conhecimentos sobre a dieta dos nossos amigos de 4 patas, e refuta outros. Vejamos!

Uma pesquisa conduzida pela Oregon State University descobriu que, enquanto os cães são irremediavelmente atraídos por alimentos gordurosos, os gatos adoram carboidratos. O estudo lança nova luz sobre a dieta ideal para os animais e refuta a ideia comum de que os gatos preferem uma dieta rica em proteínas.

Para a pesquisa, liderada por Jean Hall, professor da Faculdade Carlson de Medicina Veterinária da Universidade de Oregon, 17 cães adultos saudáveis ​​e 27 gatos foram observados durante 28 dias, durante os quais foram oferecidos quatro tipos de alimentos, preparados para terem o mesmo gosto. Desta forma, os animais podiam escolher não de acordo com o gosto, mas inconscientemente escolhendo o que o organismo deles mais precisava.

Cães e gatos tiveram à disposição 4 opções alimentares: alimentos ricos em gordura, ricos em carboidratos, ricos em proteínas e balanceados. Todos os dias, os cães tinham uma hora para comer tudo o que eles quisessem para obterem uma ingestão calórica predeterminada, igual a todas as calorias necessárias para as necessidades metabólicas e para manter o peso deles, mas não mais que isso.

Da mesma forma, os gatos do estudo não podiam comer muito, ainda que mesmo tendo acesso ilimitado à comida que tinha o sabor favorito deles, eles tendiam a comer para manter o peso. O posicionamento dos pratos fora alterado diariamente para evitar influências nos resultados.

Os pesquisadores descobriram que os gatos, em média, optaram por obter 43% de suas calorias em carboidratos e 30% de proteínas. Por sua vez, os cães consumiram 41% de gordura e 36% de carboidratos. Nenhum cão ou gato escolheu consumir uma porcentagem maior das calorias das proteínas.

Os resultados também foram relacionados à idade e massa magra, ou seja, a quantidade de músculo em animais. Gatos mais jovens, com menos massa magra, tenderam a consumir mais proteína do que aqueles com maior massa magra. Em geral, os gatos mais jovens consumiram mais proteínas do que os mais velhos.

Quanto aos cães, os alimentos ricos em proteínas foram os menos populares entre os animais jovens com menor massa gorda, enquanto, ao contrário, os animais com maior massa gorda preferiram obter calorias das proteínas.

“Estudos anteriores mostraram que, se você não equilibra a palatabilidade entre os alimentos, os gatos preferem ingerir níveis muito altos de proteína e os cães preferem comer muita gordura”, disse Hall. “Ao equilibrar a palatabilidade, tanto os cães como os gatos preferem um teor de macronutrientes significativamente diferente do que escolheriam de acordo com o sabor. A escolha de macronutrientes foi influenciada tanto em cães como em gatos pela idade e massa magra ou gorda, sugerindo uma base fisiológica para o que eles escolheram para comer”.

O estudo, portanto, revelou más notícias para os gatos mais velhos: suas concentrações de escória protéica, que em humanos estão ligadas às doenças cardiovasculares e renais, foram significativamente maiores. Assim como com pessoas mais velhas, gatos de uma certa idade podem ter uma atividade metabólica diferente. Por esse motivo, se um gato mais novo consumir mais proteína do que ele pode usar, ele pode gastar melhor o excesso em comparação a um gato mais velho.

A pesquisa, portanto, oferece novas evidências para apoiar a dieta ideal para os animais de estimação mais amados pelos humanos.

Os resultados foram publicados no Journal of Experimental Biology.

Sobre cães e gatos, talvez te interesse ler também:

FRED, UM DOCE CÃO QUE ADOTOU 9 PATINHOS

BEM-VINDOS À KOSHLANDIA, A EXTRAVAGANTE TERRA DOS GATOS DA SIBÉRIA

CÃES MAIS INTELIGENTES QUE GATOS? VEJA O QUE REVELA UMA NOVA PESQUISA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...