O seu cachorro segue você até no banheiro? Entenda o porquê

  • atualizado: 

Quem tem um cãozinho já deve ter ficado instigado por suas diversas características comportamentais. Uma delas diz respeito a parecer que adquirimos uma nova sombra, visto que o nosso amigo nos segue por todos os lados, inclusive, quando vamos ao banheiro!

O site Perito Animal fez uma matéria bem bacana para explicar esse hábito dos nossos amicães.

Os cachorros são seres muito sociais. Em matilhas, existe uma hierarquia respeitada, que é determinante para a sobrevivência do grupo, em relação ao cão alfa.

O cachorro alfa da matilha é aquele que garante alimento e consente certas atitudes aos demais. Os outros cachorros o seguem e o respeitam porque sabem que sob o seu comando a chance de sobrevivência é maior. É aquela máxima: juntos somos mais fortes.

Por isso que os cachorros seguem quem lhes dá as garantias e os privilégios de uma vida melhor, dentro e fora de casa, mas não apenas em relação à comida, mas também em atenção e carinho.

Se você se incomoda com a "sombra" do seu cachorro, existem algumas ações que podem atenuar essa “perseguição”. Confira:

  • Ensine duas ordens básicas ao seu cachorro: sentar-se e ficar quieto. Assim, ele terá mais chances de entender o que se espera dele.
  • No adestramento, deve-se sempre usar sempre o estímulo positivo. Você pode dar guloseimas ou um carinho quando o seu cachorro fizer algo esperado. Isso exige paciência e treinamento constante. Mas as consequências são confiança para a relação e diminuição da dependência do animal.
  • Usufrua de sua companhia, pois os cães são seres sociais. Você pode até não brincar com ele quando estiver cansado, mas não deixe de interagir com ele. Busque ensinar truques e ordens e estimule que ele brinque com outros animais de estimação.

Apesar desses comandos ajudarem na diminuição da dependência canina sobre o dono, existe um fator que influencia o comportamento dependente: a ansiedade por separação. Ela provoca insegurança no animal, além de uma personalidade medrosa e desconfiada. São várias as causas que podem levar um cachorro a desenvolver a ansiedade:

  • Quando o dono passa muito tempo fora de casa, fazendo com que o cão se sinta abandonado, sozinho e triste. Alguns cachorros chegam a destruir a casa de seus donos ou latem incessantemente.
  • Quando dormem no mesmo cômodo do dono e de repente ocorre uma seperação. Se você começar a dividir o seu espaço com o seu cachorro e depois colocar um basta, saiba que pode ter problemas à vista.
  • Quando ocorrem mudanças na rotina da casa, o cachorro pode se sentir desamparado.

Ainda podem existir outras situações provocadores de ansiedade por separação, como: morte de alguém da família, trauma, estresse grave, falta de exercício. O problema pode ser solucionado por um especialista etólogo ou educador canino.

O ideal é que o seu cão tenha um mínimo de dependência. Embora seja adorável que eles estejam na nossa cola, isso não é muito funcional. Por exemplo, quando você vai ao banheiro parece estranho que o seu cachorro vá atrás de você. Mas, segundo o site Animal Channel, esse tipo de comportamento acontece porque o instinto canino é de fazer tudo com os outros membros da matilha.

O importante é que a relação de amor e confiança seja estabelecida entre você e o seu cachorro. Uma das coisas mais bonitas e emocionantes da vida é construir essa relação e reconhecer a si mesmo nos olhinhos do seu melhor amigo.

Sobre o comportamento canino, talvez te interesse ler também:

O QUE OS CÃES QUEREM DIZER QUANDO LAMBEM A BOCA?

CÃES SÃO IGUAIS AOS DONOS, REVELA PESQUISA

A HISTÓRIA DA CONVIVÊNCIA HUMANA COM OS CACHORROS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!