O seu cachorro segue você até no banheiro? Entenda o porquê


Quem tem um cãozinho já deve ter ficado instigado por suas diversas características comportamentais. Uma delas diz respeito a parecer que adquirimos uma nova sombra, visto que o nosso amigo nos segue por todos os lados, inclusive, quando vamos ao banheiro!

O site Perito Animal fez uma matéria bem bacana para explicar esse hábito dos nossos amicães.

Os cachorros são seres muito sociais. Em matilhas, existe uma hierarquia respeitada, que é determinante para a sobrevivência do grupo, em relação ao cão alfa.

O cachorro alfa da matilha é aquele que garante alimento e consente certas atitudes aos demais. Os outros cachorros o seguem e o respeitam porque sabem que sob o seu comando a chance de sobrevivência é maior. É aquela máxima: juntos somos mais fortes.

Por isso que os cachorros seguem quem lhes dá as garantias e os privilégios de uma vida melhor, dentro e fora de casa, mas não apenas em relação à comida, mas também em atenção e carinho.

Se você se incomoda com a “sombra” do seu cachorro, existem algumas ações que podem atenuar essa “perseguição”. Confira:

  • Ensine duas ordens básicas ao seu cachorro: sentar-se e ficar quieto. Assim, ele terá mais chances de entender o que se espera dele.
  • No adestramento, deve-se sempre usar sempre o estímulo positivo. Você pode dar guloseimas ou um carinho quando o seu cachorro fizer algo esperado. Isso exige paciência e treinamento constante. Mas as consequências são confiança para a relação e diminuição da dependência do animal.
  • Usufrua de sua companhia, pois os cães são seres sociais. Você pode até não brincar com ele quando estiver cansado, mas não deixe de interagir com ele. Busque ensinar truques e ordens e estimule que ele brinque com outros animais de estimação.

Apesar desses comandos ajudarem na diminuição da dependência canina sobre o dono, existe um fator que influencia o comportamento dependente: a ansiedade por separação. Ela provoca insegurança no animal, além de uma personalidade medrosa e desconfiada. São várias as causas que podem levar um cachorro a desenvolver a ansiedade:

  • Quando o dono passa muito tempo fora de casa, fazendo com que o cão se sinta abandonado, sozinho e triste. Alguns cachorros chegam a destruir a casa de seus donos ou latem incessantemente.
  • Quando dormem no mesmo cômodo do dono e de repente ocorre uma seperação. Se você começar a dividir o seu espaço com o seu cachorro e depois colocar um basta, saiba que pode ter problemas à vista.
  • Quando ocorrem mudanças na rotina da casa, o cachorro pode se sentir desamparado.

Ainda podem existir outras situações provocadores de ansiedade por separação, como: morte de alguém da família, trauma, estresse grave, falta de exercício. O problema pode ser solucionado por um especialista etólogo ou educador canino.

O ideal é que o seu cão tenha um mínimo de dependência. Embora seja adorável que eles estejam na nossa cola, isso não é muito funcional. Por exemplo, quando você vai ao banheiro parece estranho que o seu cachorro vá atrás de você. Mas, segundo o site Animal Channel, esse tipo de comportamento acontece porque o instinto canino é de fazer tudo com os outros membros da matilha.

O importante é que a relação de amor e confiança seja estabelecida entre você e o seu cachorro. Uma das coisas mais bonitas e emocionantes da vida é construir essa relação e reconhecer a si mesmo nos olhinhos do seu melhor amigo.

Sobre o comportamento canino, talvez te interesse ler também:

O QUE OS CÃES QUEREM DIZER QUANDO LAMBEM A BOCA?

CÃES SÃO IGUAIS AOS DONOS, REVELA PESQUISA

A HISTÓRIA DA CONVIVÊNCIA HUMANA COM OS CACHORROS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...