Natal Solidário: Ajude os Moradores de Rua com Seus Cães


A época do Natal é marcada por confraternização, troca de presentes, mas também nos leva a refletir que enquanto uns comemoram, outros passam necessidades. Tanto os humanos, como os animais, muitos deles não têm seus lares e famílias para comemorarem. Pensando nisso, surgiu o Projeto Moradores de Rua e Seus Cães, criado pelo fotógrafo Edu Leporo.

O que é o Projeto Moradores de Rua e Seus Cães

O Projeto MRSC surgiu, à partir de uma reflexão, sobre: “Como é a vida das pessoas e dos cães que vivem nas ruas?”

Foi então que o fotógrafo profissional Edu Leporo, resolveu um dia sair no ano de 2012 pelas ruas de São Paulo, com uma câmera a investigar e ir em busca de uma resposta para essa indagação.

Para isso, fotografou centenas de imagens dos moradores de rua com seus cães. Entrevistando moradores de rua obteve, muitos depoimentos e histórias de vida, sobre eles e seus cães.

O fotógrafo resolveu compartilhar e divulgar esse conteúdo, por meio de uma mostra fotográfica. Adicionado à essa ação, o projeto MRSC e seus cães, conta com um trabalho voltado à angariar ajuda para estas pessoas e seus animais.

Essa ação filantrópica conta com voluntários que vão, mensalmente às ruas do centro de São Paulo levar ração, vacinas e caminhas, para os cães dos moradores de rua.

O Projeto também leva doações específicas para os moradores de rua (roupas, produtos de higiene e alimentos).

Em um pouco mais de três anos de existência, os participantes deste Projeto já atenderam 5.700 pessoas e mais de 500 cães.

Que tal ajudar?

Arrecade doações de ração, brinquedos e caminha, entre seus colegas de trabalho, e doe para este Projeto.

Logo abaixo, neste conteúdo, têm os canais de comunicação para saber como fazer a entrega das arrecadações ou ajudar de outras formas.

Sempre é tempo de fazer uma boa ação, para humanos e/ou animais, sem distinção!

Ação Solidária de Natal deste Projeto

natal cachorro 2

Neste Natal, o Projeto Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC), com a parceria de várias empresas, irá preparar um presente muito especial.

No dia 19 de dezembro, às 21 horas, os integrantes, deste Projeto, irão às ruas para distribuírem Kits de Natal, para os cães e seus tutores que vivem nas ruas.

Quem quiser colaborar com esse Projeto e sua Ação de Natal, pode ajudar das seguintes formas:

  • doar panetones;
  • brinquedos para as crianças e para os pets;
  • doações em dinheiro também são bem-vindas, para ajudar a comprar os kits.

O posto de entrega e coleta das doações é no ZoozPet Shop, localizado na Rua Dr Renato Paes de Barros, 430- Itaim Bibi – SP.

Mídias de divulgação do Projeto MRSC

Para saber mais, sobre esse Projeto incrível, que ajuda humanos e animais, acesse:

o site Moradores de Rua e Seus Cães;

a página dessa Ação Solidária, no Facebook;

conheçam o canal no Youtube, dessa ONG, para ver os vídeos das ações desse Projeto;

e, vejam as fotos da Mostra, no Instagram.

Os Principais Objetivos da ONG Moradores de Rua e Seus Cães

Utilizando a fotografia, visa chamar a atenção das pessoas, para a realidade e vida dos moradores de rua com seus cães.

Este Projeto tem a finalidade de dar visibilidade aos moradores de rua e seus cães, mostrando a relação de amor e amizade, que estabelecem, entre si.

Buscar e encontrar parceiros e patrocinadores para levar a exposição fotográfica e palestras sobre este Projeto, a todo Brasil e, até no exterior com o objetivo de mostrar as histórias de vida dos moradores de rua com seus cães.

Através dessas ações, o Projeto vem conseguindo que mais e mais pessoas se comovam, com a situação dos que vivem na rua, tanto humanos, como animais.

E, com essa sensibilização, o Projeto vem conseguindo que mais e mais pessoas colaborem e ajudem àqueles que vivem nas ruas, sejam humanos e/ou animais.

No final das contas, o propósito essencial, deste Projeto é incentivar e sensibilizar as pessoas à enxergarem e se solidarizarem, com aqueles que vivem nas ruas e, com frequência, não são vistos e percebidos pela sociedade!

Aproveitando a época Natalina, na qual as pessoas aproveitam para se confraternizar e se doar mais, que tal estender essas ações ao Moradores de Rua e Seus Cães?

Histórias de muitas lições

Dos depoimentos dos moradores de rua, resultado do trabalho de Edu Leporo, junto a eles, se extraiu diversas histórias e delas, muitas lições!

As principais lições que podemos obter de todas as vivências retratadas por esse Projeto são:

  • Um cão ama sem distinção e desperta os mais belos sentimentos naquele que vive o desamor:
  • a vontade de amar, de se doar e de compartilhar o mínimo que possui;
  • e, até mesmo, de ficar sem comer ou se privar de algo, para sua necessidade, para alimentar, cuidar e proteger o seu cão.

Para Saber Mais:

Para conhecerem mais a proposta do coordenador da Ação Solidária Moradores de Rua e Seus Cães, Edu Leporo, assistam abaixo essa entrevista feita pela terapeuta de animais e jornalista Luiza Cervenka, para o site Estadão. Edu fala sobre o projeto social desenvolvido por ele, suas vivências e percepções, através do contato e das conversas que teve com os moradores de rua, sobre como passaram a viver essa realidade e a importância, na vida deles, da relação afetiva e do convívio que mantêm com seus cães.

Como vimos, existem várias formas de ajudar, que cada um encontre à sua!

Cada um ajudando de alguma forma, contribui para aumentar a Solidariedade em nossa sociedade.

Por um Natal mais Solidário, para TODOS os SERES!

Leia também:

EM AUMENTO O NÚMERO DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA: PODE ACONTECER COM QUALQUER UM




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...