Labrador: leia isso se tiver um cão dessa raça, para cuidar bem dele

  • atualizado: 
Labrador

Você que quer saber tudo sobre a raça Labrador, quais são as suas característica principais etc, ou é porque gostaria de comprar um cão desta raça, porque alguém tem filhotes de labrador para te presentear, porque você pegou um cachorrinho no abrigo que se parece com esta raça ou por simples curiosidade. Entender quais são as características de determinadas raças te ajudará a cuidar melhor do teu animal, saber quais são as doenças que ele é mais propenso, o que ele mais gosta de fazer etc.

Mas, sempre lembrando que o ideal é NÃO comprar animais de estimação e sim adotar os bichos abandonados, vejamos quais são as características da raça Labrador (nome original Labrador retriever).

Acompanhe o conteúdo:

 

1. Origem

Labrador - Canadá (uma das duas regiões que compõem a província canadense de Terra Nova e Labrador. Labrador localiza-se no continente, na península de Labrador enquanto Terra Nova é uma ilha).

2. Características físicas

São cães pertencentes ao Grupo de Cães Levantadores e Cobradores de Caça; e Cães de Água na Seção Cobradores de caça (retrievers).

  • Cores: amarelo, preto, e chocolate
  • Tamanho peso e altura macho: de 36 a 40kg; de 57 a 62 cm
  • Tamanho peso e altura fêmea: de 25 a 36 kg; de 55 a 60 cm
  • Expectativa de vida: de 12 a 13 anos
  • Pelo: curto, grosso e impermeável

3. Cuidados especiais de saúde

labrador 2

Labradores são propensos a sofrer de:

  • displasia coxofemoral
  • displasia de cotovelo
  • torção gástrica
  • nanismo com displasia retinal
  • distrofia muscular
  • displasia do cotovelo
  • catarata
  • catrofia progressiva da retina
  • dermatite piotraumática
  • diabetes, sobrepeso e obesidade
  • otites
Saiba dessas propensões e aumente os cuidados com relação a estes problemas de saúde. Converse com o veterinário.

4. Motivos para ter um cão Labrador

labrador 6

O labrador tem uma personalidade doce, juvenil, brincalhona e tolerante.

É uma das raças mais populares pois considerado um grande companheiro do homem.

Historicamente o labrador ajudou o homem na terra como trabalhador rural, caçador e até pescador. Hoje é muito utilizado como guia para cegos, para fazer salvamentos e resgates nas águas, nas montanhas e é uma das raças mais utilizadas em pet terapia. Também é um bom “sniffer” sendo usado para encontrar drogas, armas e explosivos.

É um cão de ótima amizade com estranhos;

É um cão de fácil amizade com outros cães e de ótima amizade com outros animais;

É um cão que adora crianças, é inteligente e sabe se comportar com delicadeza com as crianças pequenas e brincar com crianças maiores e adultos;

É muito apegado ao dono;

É de fácil adestramento. Nunca seja rude nem com Labrador nem com nenhum outro cão. O labrador aprende os comandos com facilidade: basta simplesmente ser decidido, dar mensagens de maneira clara e unidirecional e, especialmente, nunca ser duro e violento com o Labrador que pode ter sua personagem danificada por toda sua vida.

Contudo, é sempre um cão. Embora adore crianças, é desaconselhável deixar crianças pequenas sozinhas com os animais. Os animais também se assustam e, às vezes, se defendem. Sem neurose, mas com criança é bom supervisionar sempre!

5. Motivos para NÃO ter um Labrador

labrador 3

A raça gosta de movimentar-se (correr, nadar, brincar). Tenha em isso em mente e saiba que você deverá levar teu cachorro para fazer atividades ao ar livre, o que será muito bom pra você também, mas se você começar a encontrar desculpas, falta de tempo etc, você fará o teu cão sofrer muito. O labrador deve movimentar-se com uma frequência mínima diária de uma hora!

Labradores são carinhosos, “carentes”, querem ficar pertinho, ou seja, dentro de casa. Deixá-lo no quintal é fazê-lo sofrer.

Se você não gosta de brincadeiras, você não vai se dar bem com essa raça alegre e jovial.

Labradores são brincalhões e brincam com tudo o que pode causar estragos do quintal (plantas e jardim) à dentro casa (móveis e roupas) portanto se você não tiver capacidade de entender essa personalidade canina, prefira uma outra raça pois labradores não “amadurecem” e podem aprontar a vida inteira.

Não é um bom cão de guarda, claro que como todo cão, tenderá a proteger a casa e a família mas não em maneira ótima.

Além disso é necessário saber que qualquer cão de raça pura é muito propenso a ter doenças portanto faça visitas regulares ao veterinário e tenha sempre dinheiro reservado para casos de emergência, ok?

6. Cuidados gerais

labrador 4

Como dito, levar o Labrador para fazer atividades é essencial, além disso é necessário ficar atento:

  • higiene (escovar seu pelo impermeável para remover pelos mortos)
  • alimentação (são comilões e tendem a engordar portanto não deixe comida à vontade e nem ofereça refeições fora de hora. Elabore um menu com o veterinário)
  • Enxugar bem as orelhas para evitar otite em labradores nadadores pois a umidade favorece a proliferação de fungos e bactérias.

7. Preço do Labrador

Se estiver pensando em comprar um Labrador, saiba que seu custo é de 1.400 a 1.500 reais (dependendo de sua origem: pais e avós). Mas saiba que até mesmo cães de raça podem ser encontrados para doação. Evite o comércio de animais, ADOTE!

8. Por que não comprar cachorro ou qualquer animal de estimação?

labrador preto

Amigo não se compra, se encontra, se ganha

Antes de comprar um animal é importante ter em mente que se trata de uma vida e não de um pacote que pode ser descartado se vier com defeito ou se por qualquer outro motivo te desagradar.

Muitas pessoas preferem comprar animais por conhecerem bem as suas características, especialmente quem tem criança em casa. Preferem comprar por medo de não conhecerem bem a personalidade canina e ou por não saberem exatamente o porte, o tamanho que o animal pode chegar.

Mas é importante estar muito atento

labrador 5

Muitos vendem gato por lebre (procure saber sobre a idoneidade do criador antes de comprar. Existem muitos canis clandestinos e que além do mais mau-tratam os animais. Veja as condições de higiene e os atestados de saúde, pois é muito comum comprar animais que aparentemente estão saudáveis mas que após alguns dias no novo lar começam a apresentar sintomas de doenças virais e parasitárias).

Saiba que cães de raça pura são os mais propensos a ficarem doentes, portanto esteja seguro de poder fazer visitas regulares ao veterinário e de ter dinheiro para qualquer emergência.

Não é proibido comprar animais mesmo sendo contra o comércio. Quem ama os animais e ergue a bandeira da adoção mas mesmo assim gostaria muito de comprar um cão de raça, não há problema em o fazer. Basta simplesmente não continuar o processo de comercialização simplesmente não fazendo com que o cão cruze para fins de venda das suas crias.

Talvez te interesse ler também:

Que tal uma mochila para levar o cachorro para passear?

10 presentes lindos que você pode fazer para seu cão ou gato

Como o cachorro se tornou o melhor amigo do homem?

 A labrador que, sozinha, pega o ônibus para ir ao parque

Cães para diabéticos: o olfato canino pode salvar vidas

Cachorro na praia: veja os riscos à sua saúde e tome os cuidados

As propagandas mais comoventes dos últimos tempos

Os amigos te esperam: o emocionante spot contra dirigir embriagado

Cães e crianças: as maravilhosas fotos dos 3 “filhotes” de jessica shyba enquanto eles dormem

Que tal alugar um cachorro para passear?

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!