Como limpar e esterilizar a caixa de areia do gato de uma forma natural

limpar e esterilizar a caixa de areia do gato

Quer saber como cuidar da caixa de areia do seu gato cuidando dele e do meio ambiente? O que realmente importa é não utilizar produtos potencialmente tóxicos, que possam ser nocivos e perigosos para o gato, como por exemplo a água sanitária. A limpeza e a manutenção da caixa podem ser feitas com ingredientes simples e inofensivos, como o bicarbonato de sódio, o vinagre, o ácido cítrico e as bolinhas de argila.

Limpar e arrumar a caixa de areia

Para limpar e arrumar a caixa de areia é aconselhável despejar no interior da caixa uma camada de aproximadamente 3 cm de areia. As camadas não muito espessas podem reduzir a formação de mau cheiro. As fezes sólidas devem ser removidas para que o gato possa continuar a usar a caixa, sem que seja necessário trocá-la completamente. Tente manter sempre limpa a caixinha e remexer na areia de vez em quando para mantê-la aerada.

As fezes podem ser jogadas no vaso sanitário e devem ser removidas todos os dias. Não é obrigatório o uso de bandejas específicas para fazer a caixinha do gato. Há gatos que preferem recipientes maiores. Experimente alguns a fim de verificar sua preferência. O importante é acostumá-los a fazer suas necessidades no lugar certo.

Trocar a areia

Se quiser trocar completamente o conteúdo de caixinha, proceda conforme as instruções contidas na embalagem do produto utilizado. Antes de preencher de novo a caixa, espalhe no fundo uma camada de bicarbonato de sódio. O bicarbonato ajuda a absorver os odores, sem incomodar o gato. Gatos não gostam de odores fortes, por isso deve-se evitar a utilização de aromatizadores para ambiente ou perfumes específicos para a sua caixinha. O bicarbonato de sódio também pode ser espalhado, ocasionalmente, sobre a superfície da caixinha, para prevenir e eliminar os odores. A caixa deve ser trocada, geralmente, duas vezes por semana.

Bolinhas de Argila

Um truque útil para entender quando é hora de trocar a caixa consiste em misturar o seu conteúdo com bolinhas de argila, que podem ser facilmente encontradas nos supermercados ou lojas de jardinagem. As bolas de argila vão absorver a urina do gato e quando ficarem molhadas é hora de trocar a caixa de areia. É aconselhável despedaçá-las um pouco antes de colocá-las na caixa.

Esterilizar a Caixa

Para uma limpeza completa e profunda da caixa do gato pode-se utilizar o vinagre, que é inofensivo para os nossos bichinhos. Além disso, o vinagre ajuda a neutralizar o cheiro da urina. Cubra o fundo da caixa de areia com vinagre de vinho branco. Balance o recipiente de modo que o vinagre cubra todos os cantos. Deixe repousar por 30 minutos. Em seguida, esvazie o recipiente, passe uma esponja molhada de água quente e seque com um pano limpo antes de reutilizar.

Para facilitar a limpeza da caixa, pode-se adicionar à água quente uma pequena quantidade de detergente ecológico. Podem ser detergentes ou sabonetes feitos em casa. No lugar do vinagre, pode-se preencher o fundo da caixa com água fervendo, adicionando uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou uma colher de chá de ácido cítrico, que ajudam a eliminar o cheiro ruim. Para desinfetar a caixa de areia de uma forma mais profunda e ainda ecológica, substitua a água sanitária por uma pequena quantidade de água oxigenada, passando-a com uma esponja sobre a caixa já lavada. Se preferir, misture-a em água morna até se diluir e deixe-a agir sozinha por alguns minutos.

Leia também:

COMO REMOVER OS PELOS DE CÃES E GATOS DO CHÃO, TAPETE E ROUPAS

POR QUE OS GATOS ADORAM UMA CAIXA?

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS PARA ANIMAIS: O QUE NÃO PODE FALTAR NA CAIXINHA DO SEU PET?