11 coisas que os humanos fazem e os cães odeiam

cachorro-triste

Interessante! Será que existem coisas que os cachorros odeiam que a gente faça? Se eles falassem....o que nos diriam?

Jaymi Heimbuch listou para o site Mother Nature Network 10 coisas que ela acha que a gente irrita nos cães.

Vejamos:

1. Usar mais palavras do que linguagem corporal

Existem pesquisas que sustentam que os cães entendem nossas palavras o que não significa que devemos filosofar com eles. Jaymi diz que os cães evoluíram para ser leitores do corpo humano e nós podemos, sem querer, estar enviando sinais confusos a eles. Por exemplo, dizer a um cão para "ficar" enquanto nos inclinamos para frente como faz um guarda de trânsito é, em linguagem corporal, um convite ao cão para vir em nossa direção e, se o cão o faz, ele é repreendido por desobedecer ao comando. É tudo tão confuso! Que tal passar um dia em silêncio junto ao seu cachorro para ver se a comunicação melhora?

2. Abraçar demais

A maioria dos cães odeio abraços. Um gesto de amor e segurança para nós primatas, pode ser uma tortura para os caninos. Se um cão colocar suas pata dianteiras na parte traseira de um outro cão, isso é considerado um ato de dominação, não um abraço.

Se você estiver duvidando, faça o gesto corporal de que vai abraçar o teu cão e veja sua reação.

3. Acariciar o rosto ou dar tapinhas na cabeça de um cão

Você gostaria de levar um tapinha na cabeça? Provavelmente não! Ser tocado na cabeça, por mais carinhoso que o gesto seja, não é bom, ao contrário é irritante no melhor dos casos e doloroso na pior das hipóteses. Jaymi acredita que os cães que se deixam tocar na cabeça o fazem por respeito e não por gosto. Eles prefeririam um carinho na parte traseira do corpo.

4. Olhar nos olhos de cães desconhecidos

O contato visual estabelece o domínio em muitas espécies, e nós humanos sabemos que a suavidade ou a dureza dos músculos ao redor dos olhos e da boca, podem determinar se o olhar é amigável ou não. Mesmo assim, o olhar de um estranho é sempre intimidador e nos deixa sem graça. Da mesma maneira sente um cão desconhecido quando olhamos em seus olhos. O cão pode perceber o teu olhar como um ato de domínio ou até mesmo de agressão. Evite “enquadrar“ os cães enquanto caminha pelas ruas.

5. Não lhes dar estruturas e regras

Cães querem e precisam de regras e de amor. Você pode achar que impor regras podem ser chatas ou deixar teu cão infeliz. Mas os cães realmente querem saber o que é que podem e o que não podem fazer de acordo com o seu dono.

O mesmo acontece com as crianças, a maioria dos pedagogos concorda que crianças precisam de regras e com os os cães não é diferente. Os cães prosperam quando sabem onde estão os seus limites e sentem confiança em você como líder.

6. Forçar o cão a interagir com cães ou outras pessoas

Assim como tantas outras espécies sociais, os cães têm os seus amigos favoritos e seus inimigos. Não force a barra do seu cachorro quando é claro que uma pessoa ou outro animal não lhe estão simpáticos. Isso é diferente de incentivar a sociabilidade em cães tímidos, medrosos ou reativos. Use o bom senso.

7. Levá-lo para passear sem lhe dar a oportunidade de explorar o mundo através do seu focinho

Isso é sacanagem e é tão óbvio! Mas mesmo assim a gente costuma ver com frequência a cena de donos que não deixam seus cães explorarem o mundo com seus focinhos.

8. Manter a coleira apertada demais

Assim como os cães são incríveis para ler a nossa linguagem corporal, eles são incríveis em ler os nossos níveis de tensão até mesmo através da coleira. Ao manter a coleira curta sobre um cão, você está aumentando o nível de estresse e frustração dele. Ao contrário, ao manter uma coleira solta, você está deixando seu cão saber que ele é fino e obediente e que não há nenhuma razão para você estar preocupado ou tenso. É importante conseguir fazer passeios tranquilos seja para o dono que para o cão. O passeio deve ser um momento de lazer e não de estresse.

9. Ficar tenso

Não adianta esconder a tua tensão do teu cachorro que entende tudo neste sentido, e não somente através da coleira apertada. Os cães, assim como nós, detestamos este sentimento, portanto, se você sentir teu cachorro nervoso, tenso, certifique-se de que não seria você quem está lhe passando essa sensação, pois seu cão pode apenas estar agindo como um teu espelho.

10. Ser chato

Não é fácil ter cachorro e não ser chato com ele. Chegamos do trabalho e queremos nos dedicar a nós mesmos e não tem nada mais chato pra o cão do que você se ocupar de si mesmo quando ele esteve o dia inteiro à tua espera para você poder brincar com ele.

Se seu cão estiver aprontando, comendo sapatos ou mastigando as pernas de mesa ele está basicamente mostrando o quão incrivelmente aborrecido está. Dê-lhe atenção.

11. Besterias óbvias

Isto deveria ser óbvio mas vale a pena listar porque muitas pessoas ainda acham engraçado: latir para um cão; acenar ou falar com um cão que está latindo para você por trás de uma janela ou porta; puxar a cauda de um cão.

Ou seja, não faça coisas que você sabe que um cachorro não gosta só porque você acha que é engraçado. Não é engraçado e pode até ser perigoso.

Leia também:

CÃES TREINADOS PARA DETECTAREM CÂNCER PODEM SALVAR VIDAS

O SEU GATO OU CACHORRO ENCOSTA A CABEÇA CONTRA A PAREDE? CORRA PARA O VETERINÁRIO!

LAMBIDA DE CACHORRO FAZ MAL À SAÚDE?