Alerta do FDA: adoçante xilitol pode ser mortal para cães


Muitos de nós buscamos levar uma vida saudável e nos preocupamos em ler rótulos de embalagem para nos certificar sobre o que consumimos. Mas, em relação aos nossos bichinhos de estimação, será que temos os mesmos cuidados?

A FDA, órgão responsável pelo controle de alimentos nos EUA, avisou em nota que o xilitol, um adoçante artificial encontrado em praticamente tudo ( desde pasta de dentes, manteiga de amendoim, goma de mascar sem açúcar, produtos de panificação), é um veneno para os cães.

Muitos donos de pets dão a eles os mesmos alimentos que comem. Entretanto, alguns desses produtos podem ser fatais para os animais. O problema do xilitol começa com uma súbita onda de insulina que atinge os cães depois de comerem algo com o adoçante. Isso pode tornar os níveis de açúcar no sangue deles fatalmente baixos. Uma vez que um cão tenha comido algo com xilitol, os sintomas comuns são vômitos, tonteira, convulsões e, até mesmo, morte súbita.

Mesmo antes do aviso do FDA, os veterinários já tinham alertado sobre o perigo do xilitol para os animais de estimação. Mas esse é o primeiro órgão consultivo oficial que faz uma declaração sobre o risco real de contaminação da substância para os cães.

O xilitol é um adoçante vendido como um substituto para o açúcar difícil de ser encontrado aqui no Brasil. Ele é muito consumido nos EUA, mas os produtos que contêm xilitol podem facilmente chegar ao nosso país.

Lembre-se

Só porque algo é seguro e bom para você comer não significa que ele é seguro para o seu cão.

Antes de dar qualquer produto ao seu cachorro, consulte um vetereniário de confiança.

Talvez te interesse ler também:

10 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS NOSSOS CÃES

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS

Fonte: hypescience




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...